Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13054
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2020
Autor(es): MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Alfabetização e letramento na eja sob a ótica discente: problematizando as práticas escolares
Citar como: MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves de. Alfabetização e letramento na EJA sob a ótica discente: problematizando as práticas escolares. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 3, p. 151-165, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i3.9633. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13054. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa problematiza as possíveis dificuldades enfrentadas no percurso formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA de uma escola pública no município de Porto Moz – PA, cujo objetivo central foi analisar as prováveis dificuldades encontradas no processo de alfabetização e letramento, a partir da concepção dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, acrescida de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da 2.ª etapa da referida escola, que após analisado evidenciou os seguintes resultados: o processo de alfabetização e o letramento ocorrem desarticulados, evidenciando a existência apenas do primeiro ato, já que esse processo não compreende o mundo sociocultural dos estudantes; estes, por sua vez, percebem a aprendizagem da leitura e da escrita a partir da contextualização das práticas sociais, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. E, embora os estudantes da EJA tenham percepção dessa articulação, reconhecem que na escola, há esforço dos docentes por trabalhar as experiências e as vivências comunitárias e profissionais dos alunos.
Abstract: This research discusses the possible difficulties faced in the formative path of students of Youth and Adult Education - EJA from a public school in the municipality of Porto Moz - PA, whose central objective was to analyze the probable difficulties encountered in the process of literacy and literacy, from students' conception. The methodology used was a field research with a qualitative approach, plus a semi-structured questionnaire applied to students in the 2nd stage of the school, which after analyzing the following results: the literacy process and literacy occur disarticulated, showing the existence only the first act, since this process does not understand the students' sociocultural world; these, in turn, perceive the learning of reading and writing from the context of social practices, so that the individual becomes, at the same time, literate and literate. And although EJA students are aware of this articulation, they recognize that at school, there is an effort by teachers to work on the students' community and professional experiences.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Letramento
Literatura
Prática social
Youth and Adult Education
Literacy
Literature
Social practic
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/9633
Identificador DOI: 10.18542/nra.v8i3.9633
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AlfabetizacaoLetramentoEja.pdf394,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons