Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13073
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Mar-2021
Autor(es): RIBEIRO, Karley dos Reis
SANTOS, Raquel Amorim dos
BRITO, Camila de Cássia
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Retratos da EJA na Amazônia Marajoara: desafios do ensino da língua inglesa na educação escolar quilombola
Citar como: RIBEIRO, Karley dos Reis; SANTOS, Raquel Amorim dos; BRITO, Camila de Cássia. Retratos da EJA na Amazônia marajoara: desafios do ensino da língua inglesa na educação escolar quilombola. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 1, p. 63-79, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i1.10029. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13073. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo se propôs a discutir o ensino da Língua Inglesa (LI) para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Escolar Quilombola (EEQ), em uma escola quilombola do município de Salvaterra da Amazônia Marajoara. A pesquisa analisou o ensino da LI e seus desdobramentos para a EEQ, permitindo evidenciar outras perspectivas para o ensino do idioma. Utilizou-se a análise interpretativista e pesquisa bibliográfica especializada da área. A pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho interpretativista, e os aportes teóricos que embasaram a análise dos dados foram: Pennycook (1998), Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2002; 2005), entre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as questões étnico-raciais nas aulas de LI na EJA da EEQ é um campo desafiador para alcançar a qualidade do ensino da LI na proposta da EEQ. A necessidade de formação continuada dos professores de LI para as relações étnico-raciais é uma necessidade emergencial, pois os dados indicaram que os desafios estão associados majoritariamente as práticas pedagógicas do professor de LI.
Abstract: The current study aimed to discuss the teaching of the English Language (EL) for students of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of Quilombola School Education (EEQ) in a quilombola school at Salvaterracity, in the Marajoara Amazon. The research analyzed the teaching of LI and its consequences for EEQ, allowing to highlight other perspectives for language teaching. We used interpretative analysis and specialized bibliography of the area. The researchis of a qualitative nature and of na interpretative nature, and the theoretical contributions that supported the data analysis were: Pennycook (1998), Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2002; 2005), and anothers. The results of the research showed that the ethno-racial issues in the classes of EL in the EEQ EJA is a challenging field to reach the quality of the teaching of EL in the EEQ proposal. The need for continuing education of IL teachers for ethnic-racial relations is na emergency need, as the data indicated that the challenges are mostly associated with the pedagogical practices of the EL teacher.
Palavras-chave: Educação escolar
Quilombola
EJA
School education
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10029
Identificador DOI: 10.18542/nra.v9i1.10029
Aparece nas coleções:Artigos - NRA/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_RetratoAmazoniaMarajoara.pdf425,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons