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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Mar-2021
Autor(es): ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros
FRIAS, Mafalda
CORDEIRO, António Manuel Rochette
Título: Formação profissional e desenvolvimento local: relações e oportunidades a partir da elaboração do projeto educativo de um município português
Citar como: ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; FRIAS, Mafalda; CORDEIRO, António Manuel Rochette. Formação profissional e desenvolvimento local: relações e oportunidades a partir da elaboração do projeto educativo de um município português. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 1, p. 09-23, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i1.10025. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13077. Acesso em:.
Resumo: As políticas de formação profissional, ao alinharem-se com as inovações tecnológicas, transformações produtivas e com a organização do trabalho, procuram definir estratégias que resultem numa efetiva participação do indivíduo no seu ambiente produtivo. Com uma intenção integradora e, tendo em consideração as mudanças dos processos e contextos dos setores da economia, as entidades de formação profissional, ao adotarem uma visão mais ampla de ação deverão orientar-se para o desenvolvimento de iniciativas formativas ajustadas às reais necessidades da sociedade e, principalmente, da comunidade local, na qual os cidadãos atuam. Nesta linha de pensamento, no âmbito de um projeto estratégico para a educação em contexto municipal - Projeto Educativo Local - desenvolvido entre a Universidade de Coimbra e um município da Área Metropolitana de Lisboa (Sintra), e ainda numa fase de diagnóstico, recorrendo à técnica Grupo Focal, foi realizada uma auscultação da perceção de representantes das empresas e entidades de formação do território municipal em torno da caracterização do tecido empresarial e suas necessidades ao nível dos recursos humanos e respetivas áreas de formação. Partindo do pressuposto de que o desenvolvimento local apela à participação de todos os agentes e de todas as pessoas, a partir de uma preparação holística, a formação profissional, enquanto contributo vital para o desenvolvimento económico, social e cultural, torna-se um fenómeno multidimensional focado, essencialmente, na promoção de capacidades de ação e no reforço das condições de participação individual e grupal, nos processos de desenvolvimento integrado e sustentado, a partir das realidades das pessoas e das suas comunidades.
Abstract: By combining professional training policies with technological innovations, changes in production and work organization seek to define strategies that result in the individual’s effective participation in their production environment. With an integrative intention and by taking into account the processes and contexts’ changes of the economy sectors, professional training entities should, by adopting a broader view of action, focus on the development of training initiatives adjusted to society’s real needs and, specially, adjusted to the local community in which the citizens act. As a result, within a municipal context’s education strategic project – Local Educational Project – developed between the University of Coimbra and a Lisbon’s Metropolitan Area County (Sintra), still in a diagnostic phase and by using the Focus Group technique, some companies and training institutions representatives of the territory counties were heard about the business characterization and its needs in terms of human resources and training areas. Assuming that local development calls for the participation of all agents and all people, based on a holistic preparation, professional education, as a vital contribution to economic, social and cultural development, becomes a multidimensional phenomenon essentially focused on promoting action capacities and strengthening the conditions for individual and group participation, in the processes of integrated and sustained development, based on the realities of people and their communities.
Palavras-chave: Projeto educativo local
Formação profissional
Parcerias e desenvolvimento local
Local educational project
Professional education
Partnerships and local development
Título do Periódico: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10025
Identificador DOI: 10.18542/nra.v9i1.10025
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