Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, João Paulo da Conceição-
dc.creatorARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima-
dc.date.accessioned2021-03-26T12:46:42Z-
dc.date.available2021-03-26T12:46:42Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Abordagens sobre a condição de classe das juventudes da Amazônia. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 155-172, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5448. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13081. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13081-
dc.description.abstractThis work analyzes the inclusion of Amazon youth in the social context and its class condition. As a research problem we try to understand: what the youths of the class condition of the Amazon, from the analysis of official data on the Youth in the state of Para? Therefore, by conducting desk research and the collection of official data, the following categories were organized: urban youth and violence; Amazonian youth: work/employment and income; and Youth Amazonian and education. The document analysis revealed that the youth paraense working origin is strongly subjected to urban violence including in fatal consequences, has a premature and unskilled labor and that the school market does not arise as a capable alternative to promote a more humanizing training these young peopleen
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-23T23:24:02Z No. of bitstreams: 2 Artigo_AbordagemCondicoesClasses.pdf: 650046 bytes, checksum: f0ffe3ce900d3220b1fdffe21fdeb70f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-26T12:46:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_AbordagemCondicoesClasses.pdf: 650046 bytes, checksum: f0ffe3ce900d3220b1fdffe21fdeb70f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T12:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_AbordagemCondicoesClasses.pdf: 650046 bytes, checksum: f0ffe3ce900d3220b1fdffe21fdeb70f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5448pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectViolenceen
dc.subjectJoben
dc.subjectEducationen
dc.titleAbordagens sobre a condição de classe das juventudes da Amazôniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550073679337988pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901626430586502pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage155pt_BR
dcterms.citation.epage172pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i17.5448pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a inserção da(s) juventude(s) amazônica(s) no contexto social e a sua condição de classe. Como problema de pesquisa buscamos compreender: qual a condição de classe das juventudes da Amazônia, a partir da análise de dados oficiais sobre a(s) juventude(s) no estado do Pará? Para tanto, mediante a realização de pesquisa documental e a coleta de dados oficiais, foram organizadas as seguintes categorias de análise: Juventude urbana e violência; Juventude amazônida: trabalho/emprego e rendimentos; e Juventude amazônida e educação. A análise documental revelou que a juventude de origem trabalhadora paraense está fortemente submetida à violência urbana inclusive sob conseqüências fatais, possui uma inserção precoce e desqualificada no mercado de trabalho e que a escola não se coloca como uma alternativa capaz de promover uma formação mais humanizante a estes jovens.pt_BR
dc.description.affiliationARAÚJO, R. M. L. Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AbordagemCondicoesClasses.pdf634,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons