Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13087
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2017
Autor(es): SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade de
ABREU, Rachel Luiza Pulcino de
SANTOS, Raquel Alexandre Pinho dos
BASTOS, Felipe
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Gêneros e sexualidades na formação de docente: analisando saberes a partir de oficinas pedagógicas
Citar como: SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade de et al. Gêneros e sexualidades na formação de docente: analisando saberes a partir de oficinas pedagógicas. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 59-75, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5434. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13087. Acesso em:.
Resumo: O que pensam as estudantes de Pedagogia e Licenciaturas sobre os gêneros e as sexualidades? Quais são suas principais dúvidas sobre esses temas? Quais são as possibilidades de debater a diversidade de gênero e as sexualidades na formação docente? Nesse artigo, analisamos as experiências da aplicação da oficina “Corpo, gênero e sexualidade na escola”, realizada em três turmas, de duas universidades cariocas. Para isso, trazemos reflexões de materiais produzidos pelas alunas. Assim, pretendemos lançar algumas pistas sobre a construção de saberes em gêneros e sexualidades na formação docente.
Abstract: What do Pedagogy students and Pre-service teachers think about gender and sexuality? What are their main doubts about these issues? What are the possibilities of discussing gender diversity and sexualities in the pre-service teacher education? In this paper, we analyze the experiences associated with the implementation of the workshop “Body, gender, and sexuality in the school”, performed in three classes from two different universities in Rio de Janeiro. For that purpose, we bring some of the reflections found in the materials produced by these students during this workshop. By doing so, we aim to give some hints about knowledge construction on gender and sexualities in the pre-service teacher education
Palavras-chave: Sexualidade
Formação docente
Oficinas pedagógicas
Sexuality
Pre-service Teacher Education
Pedagogical workshops
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5434
Identificador DOI: 10.18542/rmi.v11i17.5434
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_GenerosSexualidadeFormacao.pdf754,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons