Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira-
dc.date.accessioned2021-03-26T12:49:26Z-
dc.date.available2021-03-26T12:49:26Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira. “Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 28-43, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5431. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13089-
dc.description.abstractIn times of hate speech and persistent retaliation for working with sexuality in education, this article analyzes the potentialities and the impasses of approaching this issue in the school space. The research is anchored in the post-critical referents and was developed in municipal schools of Jequié-BA that present the discipline Education for Sexuality in the curricular matrix of the final years of elementary school. For the production and analysis of data, we conducted semistructured interviews with eleven teachers who teach the discipline. The existence of a curricular component destined to the teaching of sexuality guarantees a place for the discussions distancing themselves from the discontinuous and punctual actions, besides that, there is an involvement of the students with the discipline, giving opportunities for dialogue, including themes such as gender and sexual diversity. However, there is the risk of imprisoning the debates about sexuality in this space, disowning the other teachers in working with the theme.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-26T04:32:35Z No. of bitstreams: 2 Artigo_DiscenteExpectativaAnsiosos.pdf: 606031 bytes, checksum: 66b6c7f5e4eba0a72cb182b30f2b2737 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-26T12:49:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_DiscenteExpectativaAnsiosos.pdf: 606031 bytes, checksum: 66b6c7f5e4eba0a72cb182b30f2b2737 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T12:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_DiscenteExpectativaAnsiosos.pdf: 606031 bytes, checksum: 66b6c7f5e4eba0a72cb182b30f2b2737 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5431pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectGenreen
dc.title“Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0389455156458146pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage28pt_BR
dcterms.citation.epage43pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i17.5431pt_BR
dc.description.resumoEm tempos de discursos de ódio e retaliação insistente ao trabalho com a sexualidade na educação, este artigo analisa as potencialidades e os impasses da abordagem desta temática no espaço escolar. A pesquisa se ancora nos referenciais pós-críticos e foi desenvolvida em escolas municipais de Jequié-BA que apresentam a disciplina Educação para Sexualidade na matriz curricular dos anos finais do ensino fundamental. Para a produção e análise de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze docentes que lecionam a disciplina. A existência de um componente curricular destinado ao ensino da sexualidade garante um lugar para as discussões distanciando-se das ações descontínuas e pontuais, além do que, há um envolvimento dos/as discentes com a disciplina, oportunizando espaços de diálogo, inclusive de temas como diversidade de gênero e sexual. Todavia, há o risco de aprisionar os debates sobre sexualidade neste espaço, desresponsabilizando as/aos demais docentes em trabalhar com o tema.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DiscenteExpectativaAnsiosos.pdf591,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons