Metodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanhola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09-17

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

BARROS, Anne Leticia de Sousa Cipriano. Metodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanhola. Orientadora: Netilia Silva dos Anjos Seixas. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13093. Acesso em:.

DOI

Esta dissertação apresenta o processo de criação, organização e validação do produto educacional intitulado “Caderno de propostas didáticas: metodologias ativas com uso de dispositivos móveis no ensino de Espanhol” e está organizada em introdução, cinco capítulos, conclusão e apêndice com o produto educacional na íntegra. O produto educacional tem como objetivo apoiar o trabalho didático dos professores do ensino superior, oferecendo propostas didáticas com uso de metodologia ativa e dispositivos móveis para ensino de espanhol, buscando estimular o processo criativo do aluno para uma aprendizagem mais significativa e também do professor no processo de ensino de Língua Espanhola do Curso de Letras-Espanhol. Para tal, respaldou-se teoricamente nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel (2000) e de metodologias ativas de Cortelazzo et.al (2018); ensino de línguas, de Richards e Rodgers (2001); criatividade, de Alencar (2003) e Lubart (2007); e tecnologias e dispositivos móveis no ensino, de Chinneray (2006). A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com uso de pesquisa exploratória, bibliográfica, análise documental, observação participante, coleta de informações, construção das propostas e validação do produto. A validação foi desenvolvida com um painel de especialistas composto por professores da área e permitiu concluir que o produto educacional estimula a criatividade, inova no que concerne ao uso de dispositivos móveis no curso de Letras – Espanhol, foi considerado adequado à realidade do ensino superior e um material de apoio com potencial e relevância para o trabalho didático dos professores.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

BARROS, Anne Leticia de Sousa Cipriano. Metodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanhola. Orientadora: Netilia Silva dos Anjos Seixas. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13093. Acesso em:.