Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, Anne Leticia de Sousa Cipriano-
dc.date.accessioned2021-04-01T14:09:19Z-
dc.date.available2021-04-01T14:09:19Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationBARROS, Anne Leticia de Sousa Cipriano. Metodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanhola. Orientadora: Netilia Silva dos Anjos Seixas. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13093. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13093-
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-01T14:09:18Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Produto_MetodologiaAtivaUso.pdf: 65888692 bytes, checksum: 8fe752d8e9bc42aadb41c4fe7a6224d6 (MD5) Dissertacao_MetodologiaAtivaUso.pdf: 12925235 bytes, checksum: a757bebf67a626de0e4ef1fb29f97259 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-01T14:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Produto_MetodologiaAtivaUso.pdf: 65888692 bytes, checksum: 8fe752d8e9bc42aadb41c4fe7a6224d6 (MD5) Dissertacao_MetodologiaAtivaUso.pdf: 12925235 bytes, checksum: a757bebf67a626de0e4ef1fb29f97259 (MD5) Previous issue date: 2020-09-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível via Internet no email: riufpabc@ufpa.brpt_BR
dc.subjectMetodologia ativa no ensino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.titleMetodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanholapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.contributor.advisor1SEIXAS, Netília Silva dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2301685130625189pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5279617874893299pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o processo de criação, organização e validação do produto educacional intitulado “Caderno de propostas didáticas: metodologias ativas com uso de dispositivos móveis no ensino de Espanhol” e está organizada em introdução, cinco capítulos, conclusão e apêndice com o produto educacional na íntegra. O produto educacional tem como objetivo apoiar o trabalho didático dos professores do ensino superior, oferecendo propostas didáticas com uso de metodologia ativa e dispositivos móveis para ensino de espanhol, buscando estimular o processo criativo do aluno para uma aprendizagem mais significativa e também do professor no processo de ensino de Língua Espanhola do Curso de Letras-Espanhol. Para tal, respaldou-se teoricamente nos conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel (2000) e de metodologias ativas de Cortelazzo et.al (2018); ensino de línguas, de Richards e Rodgers (2001); criatividade, de Alencar (2003) e Lubart (2007); e tecnologias e dispositivos móveis no ensino, de Chinneray (2006). A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com uso de pesquisa exploratória, bibliográfica, análise documental, observação participante, coleta de informações, construção das propostas e validação do produto. A validação foi desenvolvida com um painel de especialistas composto por professores da área e permitiu concluir que o produto educacional estimula a criatividade, inova no que concerne ao uso de dispositivos móveis no curso de Letras – Espanhol, foi considerado adequado à realidade do ensino superior e um material de apoio com potencial e relevância para o trabalho didático dos professores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superiorpt_BR
dc.description.resumenEsta disertación presenta el proceso de creación, organización y validación del producto educativo titulado “Cuaderno de propuestas didácticas: metodologías activas con el uso de dispositivos móviles en la enseñanza del español” y está organizado en introducción, cinco capítulos, conclusión y anexo con el producto educativo en su conjunto. El producto educativo tiene como objetivo apoyar la labor didáctica de los docentes de educación superior, ofreciendo propuestas didácticas utilizando metodología activa y dispositivos móviles para la enseñanza del español, buscando estimular el proceso creativo del alumno para un aprendizaje más significativo y también para el docente en el proceso de Enseñanza de la Lengua Española en el curso de Letras - Español. Para ello, se apoyó teóricamente en los conceptos de aprendizaje significativo de Ausubel (2000); en las metodologías activas de Cortelazzo et al (2018); enseñanza de idiomas, de Richards y Rodgers (2001); creatividad, de Alencar (2003) y Lubart (2007); y tecnologías y dispositivos móviles en la educación, por Chinneray (2006). La metodología siguió un enfoque cualitativo de carácter aplicado, utilizando investigación bibliográfica, exploratoria, análisis de documentos, observación participante, recolección de información, construcción de propuestas y validación de productos. La validación se desarrolló con un panel de expertos compuesto por profesores de Español y permitió concluir que el producto educativo estimula la creatividad, innova con respecto al uso de dispositivos móviles en el curso de Letras - Español, se consideró adecuado a la realidad de educación superior y un material de apoyo con potencialidad y relevancia para la labor didáctica del profesorado.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)pt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoMETODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MetodologiaAtivaUso.pdf12,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_MetodologiaAtivaUso.pdf64,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons