Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13136
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 9-May-2019
metadata.dc.creator: LISBÔA, Flávia Marinho
metadata.dc.description.affiliation: UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Ivânia dos Santos
Title: Língua como linha de força do dispositivo colonial: os gavião entre a aldeia e a universidade
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: LISBÔA, Flávia Marinho. Língua como linha de força do dispositivo colonial: os gavião entre a aldeia e a universidade. Orientadora: Ivânia dos Santos Neves. 2019. 277 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13136. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel da língua nas práticas sociodiscursivas da universidade, como instituição de materialização das normatividades hegemônicas do dispositivo colonial, para a permanência de alunos indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Formulou-se uma ferramenta teóricometodológica a partir dos Estudos Pós-Coloniais (especialmente Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Àngel Rama) e da análise do discurso arquegenealógica de Michel Foucault, fundamentalmente na noção de “dispositivo”, também com a colaboração da leitura de Neves (2009, 2015) sobre o dispositivo foucaultiano, que resultou na proposta de “dispositivo colonial”. As quatro linhas (Visibilidade, Enunciação, Subjetividade e Força) desenhadas por Deleuze (2006) para o dispositivo de Foucault é outra influência estrutural na tese, das quais tomou-se duas (Subjetividade e Força) para apresentar as oscilações do funcionamento do dispositivo colonial na universidade ao longo da história e a partir da entrada de indígenas em função das ações afirmativas nos últimos dez anos. Dentro dessas linhas, observou-se que o perfil hegemônico da universidade é tensionado com a presença indígena e a língua se apresenta como a linha de força, costurando as práticas discursivas que garantem as normatividades do dispositivo colonial nesse contexto.
Abstract: This PhD final thesis proposes a reflection on the role of language in the sociodiscursive practices of the university, as an institution for the materialization of the hegemonic norms of the colonial device, for the stay of indigenous Gavião students of the Parkatejê, Akrãtikatejê and Kyikatjê groups at the Federal University of the South and Southeast of Pará (Unifesspa). A theoretical-methodological tool was developed from the Postcolonial Studies (especially Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh and Àngel Rama) and Michel Foucault's analysis of the archegenealogical discourse, fundamentally in the notion of "device", also with the Neves (2009, 2015) reading about the Foucauldian device, which resulted in the proposal of "colonial device". The four lines (Visibility, Enunciation, Subjectivity and Force) drawn by Deleuze (2006) for the Foucault device is another structural influence in the thesis, from which two were taken (Subjectivity and Force) to present the oscillations of behavior of the colonial device in the university throughout history and from the entrance of indigenous people due to affirmative actions in the last ten years. Within these lines, it was observed that the hegemonic profile of the university is tensioned with the indigenous presence and the language presents itself as the line of force, sewing the discursive practices that guarantee the norms of the colonial device in that context.
metadata.dc.description.resume: Le présente étude propose une réflexion sur le rôle de la langue dans les pratiques sociodiscursives de l'université en tant qu'institution de matérialisation des normes hégémoniques du dispositif colonial, pour la permanence des étudiants indigènes Gavião des groupes Parkatejê, Akrãtikatejê et Kyikatjê à l’Université Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Il a été formulé un outil théorico-méthodologique issu des Études Postcoloniales (surtout Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh et Àngel Rama) et l'analyse du discours archégénéalogique de Michel Foucault, essentiellement dans la notion de "dispositif", également avec la collaboration de Neves (2009, 2015) sur le dispositif en Foucault, qui a abouti à la proposition du « dispositif colonial ». Les quatre lignes (Visibilité, Énonciation, Subjectivité et Force) tracées par Deleuze (2006) pour le dispositif de Foucault est une autre influence structurelle dans la thèse, à partir de laquelle deux (subjectivité et force) ont été prises pour présenter les oscillations du fonctionnement du dispositif colonial dans l'université à travers l'histoire et de l'entrée des peuples indigènes en raison de l'action affirmative au cours des dix dernières années. À l'intérieur de ces lignes, il a été observé que le profil hégémonique de l’université est tendu par la présence indigène et la langue se présente comme la ligne de force, cousant les pratiques discursives qui garantissent les normes du dispositif colonial dans ce contexte.
Keywords: Análise do discurso
Speech analysis
Ações afirmativas
Affirmative actions
Graduandos Indígenas
Indigenous university studen
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ANÁLISE, DESCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS LÍNGUAS NATURAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_LinguaComoLinha.pdf2,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons