Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13150
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Dez-2020
Autor(es): LEAL, Elenn Cleidiane do Socorro Chaves
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Mãe do Rio
Primeiro(a) Orientador(a): FONTES, Edilza Joana Oliveira
Título: Quadrinhos no ensino de História: uma experiência para a discussão de racismo na educação básica
Citar como: LEAL, Elenn Cleidiane do Socorro Chaves. Quadrinhos no ensino de História: uma experiência para a discussão de racismo na educação básica. Orientadora: Edilza Joana Oliveira Fontes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13150. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa visa demonstrar como a arte dos quadrinhos pode ser utilizada como ponto de partida para a discussão de racismo na educação básica. Apresentando uma proposta de aula oficina com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola do munícipio de Mãe do Rio - PA, o trabalho busca contribuir para a promoção de um ensino de História voltado para o respeito à diversidade étnica do país, fomentando dentro da escola a luta contra o racismo. Como produto final desta dissertação, elaborou-se uma cartilha intitulada “Racismo, nem pensar!” o material em questão é resultado das oficinas e está dividido em duas partes. A primeira parte apresenta informações sobre o racismo e as tirinhas produzidas pelos discentes, já a segunda é composta pelo roteiro da oficina, que objetiva orientar aqueles que desejam discutir racismo utilizando histórias em quadrinhos. Espera-se que a cartilha ajude a sensibilizar as pessoas, a fim de que percebam o quanto o racismo é nocivo e deve, portanto, ser combatido.
Abstract: This research aim to demonstrate how the art of comics can be used as a starting point for the discussion of racism in basic education. Presenting a proposal for a workshop class with a class from the 7th grade of elementary school, from a school in the municipality of Mãe do Rio - PA, the research aim to contribute to the promotion of a teaching of history oriented to respecting the ethnic diversity of our country, promoting within the school the fight against racism. As a final product of this master thesis, a booklet entitled “Racism, no way! the material in question is the result of the workshops and is divided into two parts. The first part presents information about racism and the comic strips produced by the students, while the second part consists of the workshop script, which aims to guide those who wish to discuss racism using comics. It is hoped that the booklet will help to raise people's awareness, so that they realize how harmful racism is and must therefore be combated.
Palavras-chave: Ensino de História
História em quadrinhos
Racismo
Ensino fundamental
Cartilhas
History teaching
Comics
Racism
Elementary school
Primer
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_QuadrinhosEnsinoHistoria.pdf12,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons