Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Benedito Júlio-
dc.creatorCOSTA, Naír Miranda da-
dc.creatorSÁ, Talita Rodrigues de-
dc.date.accessioned2021-04-16T21:32:42Z-
dc.date.available2021-04-16T21:32:42Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationMORAES, Benedito Júlio; COSTA, Naír Miranda da; SÁ, Talita Rodrigues de. Análise das atividades propostas em livros de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental: estudo com base na linguística aplicada. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 140-154, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9561. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13151. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13151-
dc.description.abstractThis research aims to analyze activities that make up the portuguese language textbook, intending to verify if their elaboration is based on the concepts of Applied Linguistics. The methodology is based on the bibliographic review on the topic, since it allows the observation of conceptual aspects, content and relevance of production, as well as of the patterns of scientific construction and of the considerations relevant to documentary research and research in Portuguese Language textbooks 9th grade of elementary school. The selection of textbooks was made based on the following criteria: structure, theoretical bases, content relevance. The analysis of the works allows us to conclude that the opportunity to know and compare the structure that makes up the textbooks, supported by Applied Linguistics, allows us to weave reflections on the linguistic conceptions that are important to the construction and organization process of the textbook.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-16T21:32:23Z No. of bitstreams: 2 9561-32055-1-PB.pdf: 1683644 bytes, checksum: 4be13b7916e72ae3f41ee6b4eabf36cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-16T21:32:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 9561-32055-1-PB.pdf: 1683644 bytes, checksum: 4be13b7916e72ae3f41ee6b4eabf36cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-16T21:32:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9561-32055-1-PB.pdf: 1683644 bytes, checksum: 4be13b7916e72ae3f41ee6b4eabf36cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9561pt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectApplied linguisticsen
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectTextbooksen
dc.titleAnálise das atividades propostas em livros de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental: estudo com base na linguística aplicadapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the activities proposed in portuguese language books of the 9th year of fundamental education: a study based on the applied languageen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6717037087577243pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289145170904231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8868927466583477pt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage140pt_BR
dcterms.citation.epage154pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v13i21.9561pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar atividades que compõe o livro didático de Língua portuguesa, buscando verificar se a elaboração das mesmas é feita com base nos conceitos de Linguística Aplicada. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre o tema, visto que ela permite a observação de aspectos conceituais, de conteúdo e de relevância da produção, bem como dos padrões da construção científica e das considerações pertinentes à investigação e pesquisa documental em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. A seleção dos livros didáticos foi feita com base nos seguintes critérios: estruturação, bases teóricas, relevância do conteúdo. A análise das obras nos permite concluir que a oportunidade de conhecer e comparar a estrutura que compõe os livros didáticos, amparados pela Linguística Aplicada, possibilita-nos tecer reflexões quanto às concepções linguísticas que são importantes ao processo de construção e organização do livro didático.pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3924-7687pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AnaliseAtividadesPropostas.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons