Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEIXOTO, Elenilce Reis Farias-
dc.creatorARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira-
dc.creatorSOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de-
dc.date.accessioned2021-04-20T21:14:03Z-
dc.date.available2021-04-20T21:14:03Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Elenilce Reis Farias; ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Reflexões sobre pessoas surdas: problematizando a diferença. Margens, online, v. 13, n. 21, p. 43-53, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9547. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13163-
dc.description.abstractFaced with the context of inclusion in universities, deaf people bring with them a different language from which it is widely shared in the academy by a group that is mainly listening. Thinking about this linguistic issue also implies ways of looking at the other. Thus, this work has as main objective to reflect on the sign language as a cultural artifact that marks the difference of deaf people as socioanthropological subjects. For this work, the methodological basis is anchored in an exploratory research, based on the literature review. The main theoretical subsidies are Silva (2000), Bhabha (1991), Woodward (2000), Skliar (2003; 2013), Lacerda (2000; 2014), among others. The results show that it is essential to conceive the deaf from their linguistic difference, their identities are constructed and marked through difference. Libras, the deaf and their visual experiences, determine the set of differences in relation to any other group of subjects.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-20T00:08:41Z No. of bitstreams: 1 9547-32048-1-PB.pdf: 1042125 bytes, checksum: 8f5bf0e74e52ace15a19381785ca32eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-20T21:14:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9547-32048-1-PB.pdf: 1042125 bytes, checksum: 8f5bf0e74e52ace15a19381785ca32eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-20T21:14:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9547-32048-1-PB.pdf: 1042125 bytes, checksum: 8f5bf0e74e52ace15a19381785ca32eb (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9547pt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectDiferença linguísticapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectDeafen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectLinguistic differenceen
dc.subjectAlterityen
dc.titleReflexões sobre pessoas surdas: problematizando a diferençapt_BR
dc.title.alternativeReflections on deaf people: problematizing differenceen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101180759269004pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2985984466227552pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922481132027268pt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage43pt_BR
dcterms.citation.epage53pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v13i21.9547pt_BR
dc.description.resumoDiante do contexto de inclusão nas universidades, as pessoas surdas trazem consigo uma língua distinta da que é compartilhada amplamente na academia por um grupo majoritariamente ouvinte. Pensar sobre essa questão linguística também implica nos modos de como olhar o outro. Assim, este trabalho possui como principal objetivo refletir sobre a língua de sinais como artefato cultural que demarca a diferença das pessoas surdas como sujeitos socioantropológicos. Para este trabalho, a base metodológica está ancorada em uma pesquisa exploratória, a partir da revisão bibliográfica. Os principais subsídios teóricos são Silva (2000), Bhabha (1991), Woodward (2000), Skliar (2003; 2013), Lacerda (2000; 2014), dentre outros. Os resultados apontam que é imprescindível conceber o surdo a partir de sua diferença linguística, suas identidades são construídas e marcadas por meio da diferença. A Libras, os surdos e suas experiências visuais determinam o conjunto de diferenças em relação a qualquer outro grupo de sujeitos.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0429-9700pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ReflexoesPessoasSurdas.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons