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Tipo: Tese
Fecha de publicación : 6-oct-2020
Autor(es): SANTOS, Edson Luiz Nascimento dos
Primer Orientador: SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Título : Uma análise de procedimentos para a indução de nomeação bidirecional
Otros títulos : An analysis of procedures for the induction of bidirectional naming
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : SANTOS, Edson Luiz Nascimento dos. Uma análise de procedimentos para a indução de nomeação bidirecional. Carlos Barbosa Alves de Souza: 2020. 115 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: . Acesso em:.http://www.repositorio.ufpa.br/jspui
Resumen: A presente tese é composta por uma revisão de literatura e um estudo experimental com o objetivo de analisar procedimentos que comumente são utilizados para a indução de Nomeação bidirecional (BiN). O estudo teórico realizou uma revisão sistemática de estudos experimentais sobre BiN com o objetivo de identificar e analisar, considerando a nova classificação proposta por Hawkins, Gautreaux e Chiesa (2018), o perfil dos participantes, os subtipos de BiN que os estudos buscaram avaliar e os procedimentos de ensino utilizados, os procedimentos utilizados para testar a emergência da BiN, e a BiN efetivamente avaliada. Observou-se que 16 estudos foram realizados com participantes com desenvolvimento atípico, e que a maioria utilizou (1) ensino de emparelhamento ao modelo por identidade com tato do estímulo modelo pelo experimentador (IDMTS+tato) e testes de tato e ouvinte na avaliação de Nomeação unidirecional de falante; e (2) ‘ensino por múltiplos exemplares’ (MEI) como procedimentos de indução de Nomeação unidirecional de falante. Já o estudo experimental teve o objetivo de verificar a efetividade de um procedimento de MEI para a indução de BiN e avaliar se apresentar Nomeação bidirecional conjunta é suficiente para a demonstração de Nomeação incidental bidirecional conjunta com quatro crianças com TEA. Um participante demonstrou Nomeação bidirecional conjunta após MEI e Nomeação incidental bidirecional conjunta com novos estímulos. O segundo participante passou nos testes de Nomeação unidirecional de ouvinte após MEI e outros dois, que apresentaram Nomeação bidirecional conjunta no pré-teste, também apresentaram Nomeação incidental bidirecional conjunta. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual.
Resumen : The present thesis consists of a literature review and an experimental study with the aim of analyzing procedures that are used to induction of bidirectional naming (BiN). The theoretical study carried out a systematic review of experimental studies on BiN in order to identify and analyze, considering the new classification proposed by Hawkins, Gautreaux and Chiesa (2018), the profile of the participants, the subtypes of BiN that the studies sought to assess and the teaching procedures used, the procedures used to test the emergency of BiN, and the BiN effectively evaluated. It was observed that 16 studies were realized with participants with atypical development, and that the majority used (1) identity matching-to-sample with the experimenter tacting the sample stimulus (IDMTS+tact) training and tact and listener tests in the evaluation of ‘speaker unidirectional naming’; and (2) ‘multiple exemplar instruction’ (MEI) as procedures to induce ‘speaker unidirectional naming’. The experimental study aimed to verify the effectiveness of a MEI procedure to induction of BiN and to assess whether presenting joint bidirectional naming is sufficient to demonstrate incidental bidirectional naming in four children with ASD. One participant demonstrated joint bidirectional naming after MEI and joint incidental bidirectional naming with new stimulus. The second participant passed the tests of listener unidirectional naming and other two, who had joint bidirectional naming at the pre-test, also had incidental bidirectional naming. The results are discussed in the light of the current literature.
Palabras clave : Psicologia- análise do comportamento
Ensino por múltiplos exemplares (MEI)
Nomeação bidirecional
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ECOETOLOGIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
CNPq: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://ppgtpc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/teses
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC

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