Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2334

O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2000 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de Mandos para Autistas: Revisão Sistemática e Análise da Relação com Nomeação Bidirecional e Incidental após Ensino Intensivo de Tato
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) MARTINS, Jade Cristine Trindade; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    A Análise do Comportamento Aplicada tem buscado promover tecnologia de ensino de comportamento verbal, sendo o mando o operante mais estudado. O comportamento verbal pode estar ausente ou pouco desenvolvido no repertório de pessoas autistas, especialmente quando considerada a aprendizagem em ambiente natural. O treino de mando promove a comunicação funcional e reduz comportamentos interferentes, conforme as crescentes pesquisas sobre o tema. Apesar de pouco estudada, a emergência de mando generalizado pode estar relacionada ao estabelecimento da integração dos repertórios de ouvinte e falante, caracterizada como a relação comportamental bidirecional de nomeação. Considerando algumas lacunas nas revisões de ensino de mando e nas investigações sobre a emergência de mandos e sua relação com a integração ouvinte-falante, dois estudos independentes foram delineados. O Estudo 1 contém uma revisão sistemática de 176 pesquisas sobre ensino de mando para pessoas autistas, publicadas até 2020, buscando categorizar e relacionar perfis de participantes, componentes das intervenções e resultados. A maioria dos estudos foi conduzida em escolas, continha participantes até 10 anos e com repertório verbal pré-existente. As variáveis independentes (VIs) mais utilizadas foram reforçamento diferencial e ajuda para emissão da resposta, manipulação da operação motivadora, e treino de comunicação funcional. A variável dependente mais frequente foi mando por item. Estudos sobre a emergência de mandos sem treino direto foram escassos. Foram catalogados os tipos de procedimento de indução de mando, sendo a apresentação do reforçador o mais utilizado. A maioria dos estudos foi, pelo menos, parcialmente eficaz para aquisição dos mandos. Sugere-se análise mais detalhada da relação dos perfis de participantes e a efetividade das VIs. O Estudo 2 investigou os efeitos do ensino intensivo de tato (Intensive Tact Instruction – ITI) sobre a indução de mandos, nomeação bidirecional (NB- o ensino de resposta de ouvinte resulta na emergência de respostas de falante, e vice-versa) e nomeação bidirecional incidental (NBI – a exposição incidental aos nomes de objetos/eventos resulta na emergência de respostas de ouvinte e tato para os mesmos), buscando analisar possíveis relações entre esses repertórios. O ITI envolveu 100 tentativas de ensino por sessão, para três conjuntos de estímulos de cinco categorias, incluindo também imagens de itens de preferência. Os mandos e repertórios de NB e NBI foram testados antes e após o ensino ITI com cada conjunto. Todos os participantes apresentaram mandos, dois participantes apresentaram NB e NBI, e um apresentou NB e o componente de ouvinte da NBI. Discute-se a relação entre esses repertórios e a necessidade de estudos mais minuciosos sobre o tema.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de um sistema on-line de instrução personalizado na aprendizagem conceitual e procedimental de professores da educação especial
    (Universidade Federal do Pará, 2025-01-30) COSTA, Malena Russelakis Carneiro; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    Procedimentos analítico-comportamentais têm sido apontados como efetivos para a capacitação de professores que atuam na educação especial. A maioria, no entanto, é implementada de forma presencial e individual, o que implica pior custo-benefício quando comparado a treinamentos on-line. O presente estudo avaliou a eficácia de um Sistema On-line de Instrução Personalizado (SOIP) para ensinar conhecimentos declarativos sobre diagnóstico do autismo, conceitos básicos de Análise do Comportamento, e implementação de três procedimentos analíticocomportamentais (Avaliação de Preferências Múltipla sem Reposição, Análise Funcional Sintética e Treino de Comunicação Funcional) para trinta e cinco professores da educação especial. Todos os professores completaram os módulos do SOIP, organizados de forma sequencial e individualizada, incluindo vídeo-instrução, material escrito e feedback escrito e computadorizado. A progressão entre os módulos dependia do cumprimento de critérios mínimos de desempenho em pós-testes de aprendizagem. Nove participantes foram submetidos a testes de generalização para verificar a aplicação prática dos conhecimentos procedimentais em ensaios simulados com confederados. Esses testes envolveram a implementação dos três procedimentos analítico-comportamentais aprendidos, avaliando a precisão de respostas corretas. Os resultados indicaram que o SOIP foi efetivo para o ensino de conhecimentos declarativos. No entanto, no teste de generalização, nenhum participante atingiu critério para implementar os procedimentos de forma independente, exigindo treinamento adicional com feedback. Este estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias eficientes e acessíveis de capacitação de professores, destacando a importância de combinar sistemas de ensino on-line com estratégias presenciais para maximizar a aprendizagem e a aplicação prática de repertórios analítico-comportamentais na educação especial.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Treinamento de pessoas no desenvolvimento de habilidades de intervenção analítico-comportamental ao TEA
    (Universidade Federal do Pará, 2024-12-16) CASTRO, Ravi Moreira Lima de; MARTINS, Tatiana Evandro Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7616890300950792; https://orcid.org/0000-0002-5270-1912; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384X
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes de comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses ou atividades. O refinamento das ferramentas de diagnóstico para TEA tem gerado um consequente aumento da prevalência dos casos. Isso tem gerado uma crescente necessidade de mão de obra qualificada para atender esse público. Todavia, a demanda vem excedendo o número de profissionais qualificados no mercado e, consequentemente, deixando pessoas sem assistência de qualidade. É necessário estudar a eficiência de métodos (presenciais ou remotos) de treinamento de profissionais e familiares para atender pessoas com TEA. Um primeiro passo é identificar a diversidade de formatos de treino que vêm sendo utilizados. Em seguida, é necessário identificar a eficiência desses procedimentos de treino e mapear os repertórios ensinados. A presente tese de doutorado visou mapear a variedade de procedimentos de treinamento que vêm sendo pesquisados (e, portanto, para os quais há evidências empíricas de eficácia) para formação de profissionais e pais na atuação em intervenções baseadas em ABA para pessoas com diagnóstico de TEA (Estudo 1). Além disso, um estudo experimental foi realizado para avaliar a eficiência de um modelo de ensino remoto, o Interactive Computer Training (ICT), investigando uma competência ainda pouco explorada por esse tipo de ensino, a realização de Avaliação Funcional Descritiva (Estudo 2). O Estudo 1 compilou e analisou a literatura voltada para treinamento de profissionais e pais e/ou cuidadores para aplicarem intervenções analíticocomportamentais aplicadas ao TEA. Os achados apontaram que todas as modalidades analisadas (e.g., presencial, híbrido, remoto e manuais) têm sido eficazes para o ensino de procedimentos com evidências baseadas em ABA. Todavia, o ensino na modalidade remota e via manuais tem obtido os melhores resultados. Já o ensino através de tecnologias remotas tem alcançado os melhor eficiência. O Estudo 1 apontou que, assim como o ensino por manuais, o ICT ainda carece de mais investigações sobre repertórios relevantes para a clínica analítico-comportamental aplicada ao TEA. Assim, o Estudo 2 voltou-se para expandir a análise do ICT como método de treinamento para o repertório de Avaliação Funcional Descritiva. Participaram do estudo quatro estudantes de graduação em psicologia e uma profissional da odontologia. De modo geral, os dados apontaram a eficácia do ICT no ensino do repertório-alvo, tendo todas as participantes atingido o critério de aprendizado ao final do estudo. Duas das quatro participantes necessitaram de feedback adicional para alcançar esse critério. Esse dado reforça os achados de estudos anteriores, apontando que o ensino via ICT é eficiente, mas que esse método não retira a necessidade da supervisão do analista do comportamento no treinamento, visto que a supervisão de profissional é fundamental para avaliar o repertório aprendido na formação, além de fornecer suporte no treinamento do aprendiz quando necessário.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES COM E SEM INDICADORES DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
    (Universidade Federal do Pará, 2023-02-06) TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634; CASADO, Carla de Cássia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7836418506338392
    O desenvolvimento humano é um processo dinâmico marcado por avanços, estabilidades e retrocessos, um continuum na evolução do indivíduo. A adolescência é uma das etapas deste ciclo vital, permeada por muitas mudanças que transcendem aspectos cronológicos e biológicos e relaciona-se com aspectos sociais, culturais, históricos e psicológicos que podem se constituir como fatores de risco a saúde mental, sobretudo, de adolescentes que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Neste sentido, investigar variáveis que possam atuar como fatores de proteção e de risco pode auxiliar no processo de desenvolvimento e preservar sua saúde emocional. O objetivo geral desta tese é avaliar os níveis de estresse, de autopercepção e de expectativas de futuro de adolescentes, com e sem indicadores de TDAH, estudantes do ensino médio de uma escola pública e o impacto dessas variáveis sobre a saúde mental na adolescência. Realizou-se quatro estudos metodologicamente diferenciados, contudo complementares. O primeiro estudo teve como objetivo caracterizar os instrumentos utilizados para aferir o construto da autopercepção em pesquisas junto ao público adolescente, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL. A revisão apontou uma diversidade de instrumentos direcionados a avaliar o construto da autopercepção, sendo a Self Perception Profile of Adolescent (SPPA) a de maior ocorrência nos estudos investigados. Dos 29 (vinte e nove) instrumentos presentes nesta RSL, 14 (quatorze) eram validados, no entanto, nenhum foi validado em estudos realizados no Brasil. O segundo estudo comparou o perfil de inteligência e padrões atencionais de 322 adolescentes com e sem indicadores do TDAH, de uma escola pública, de ensino médio. Observou-se que os estudantes com e sem características do transtorno apresentaram semelhanças no perfil de inteligência, sendo classificados com inteligência inferior à média, com padrões de atenção oscilando entre médio e deficitário. O que ressalta a necessidade de investigações que permitam compreender os fatores que atuam no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Com a mesma amostra, o terceiro estudo comparou a associação entre o perfil comportamental (indicadores do TDAH) e os níveis de estresse, autopercepção e expectativas de futuro de adolescentes de uma escola pública de ensino médio. Foi apontado a associação das variáveis, numa relação de que a autopercepção negativa de sujeitos com indicadores do TDAH é congruente com os altos níveis de estresse revelados nesta amostra. O estudo também revelou que as demandas sociais e acadêmicas estabelecidas ao adolescente que não dispõe de recursos para atendê-las gera sofrimento mental que se expressa em altos níveis de estresse e insegurança quanto ao futuro. O quarto estudo examinou a saúde mental de adolescentes do ensino médio com e sem indicadores do TDAH e sua relação com variáveis comportamentais (indicadores do TDAH) e sociodemográficas, a partir de um índice de saúde mental (ISM). Os dados revelaram associação entre níveis baixos de saúde mental em adolescentes com indicadores do TDAH. Adicionalmente, observou-se que adolescentes com indicadores do TDAH, que estavam matriculados no ensino médio regular e técnico apresentaram baixos níveis de saúde mental.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Ensino intensivo de tato e a indução de comportamento verbal em crianças com Transtorno do Espectro Autista
    (Universidade Federal do Pará, 2023-12-04) KEUFFER, Sara Ingrid Cruz; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    A presente tese é composta por: 1) uma revisão sistemática de literatura que analisou estudos experimentais que avaliaram o efeito do ensino intensivo de tato (intensive tact instruction – ITI) na indução ou aumento de repertórios verbais, e 2) um estudo experimental que investigou o efeito do ITI na indução de nomeação completa (NC - emergência de respostas de falante e ouvinte para objetos/eventos após a mera exposição incidental aos seus nomes) e nomeação bidirecional (NB- respostas de falante para objetos/eventos são ensinadas e respostas de ouvinte para esses objetos/eventos emergem, e vice-versa) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na revisão sistemática foram analisados 10 estudos, sendo descrito o perfil dos participantes, ambiente e delineamento experimental, parâmetros de implementação da variável independente (VI), resultados, tamanho do efeito da VI (TauU) e a qualidade metodológica (QM) dos estudos. Verificou-se que a maioria dos estudos: a) foi realizado com crianças com TEA, em escolas com base analítico-comportamental, utilizando delineamento de sondas múltiplas entre participantes; b) implementou ITI com 100 tentativas diárias de tato (5 vezes por semana), com cinco conjuntos de estímulos; c) apresentou resultados positivos para a indução/ampliação de tatos (com Tau-U de moderado a forte), mistos para intraverbais (com Tau-U de fraco a moderado) e ausência de efeito para mandos (Tau-U pequeno); e d) apresentou QM adequada. Nenhum estudo avaliou adequadamente o efeito do ITI na indução de NC ou NB. Participaram do estudo experimental três crianças com TEA. Após a implementação do ITI com três conjuntos de estímulos, duas crianças apresentaram emergência e generalização de NB e NC (uma delas apresentou manutenção de ambos os repertórios e a outra de NB). A terceira criança apresentou emergência de NB e o componente de ouvinte nos testes de NC. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Construção e validação de um instrumento para avaliação de clima organizacional no contexto público sob uma perspectiva analítico-comportamental
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-25) BARTH, César Augusto; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384X; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932
    O clima organizacional é concebido como um conjunto de percepções, compartilhadas entre os colaboradores, sobre diferentes aspectos do ambiente organizacional. Tradicionalmente, as avaliações de clima organizacional são realizadas por meio de instrumentos compostos por perguntas que investigam diferentes fatores da organização. Embora esses instrumentos tenham a proposta de investigar a percepção compartilhada dos colaboradores acerca das características do ambiente organizacional, usualmente avaliam tanto características pessoais do colaborador como características da organização, além de opiniões e relatos de comportamentos emitidos pelo colaborador. Apesar de a avaliação de clima apresentar indicadores valiosos, podendo subsidiar decisões sobre investimentos em aspectos-chave da organização, existem problemas relacionados à maneira de captar e tratar os dados em avaliações de clima organizacional. Dessa forma, são necessárias pesquisas para aprimoramento dos métodos e instrumentos utilizados para realização das avaliações. No campo da administração pública, a inadequação dos instrumentos é ainda maior, considerando que os instrumentos são, em geral, desenvolvidos para organizações privadas. Nesse contexto, o presente estudo objetivou elaborar e validar um instrumento de avaliação de clima organizacional voltado para a administração pública. Para isso, foi realizada uma revisão das ferramentas de avaliação de clima organizacional que foram aplicadas ou desenvolvidas na última década, compilando todos os itens que compuseram esses instrumentos. Posteriormente, foi desenvolvido um instrumento para avaliação de clima organizacional para o setor público. Para isso, a construção do instrumento foi implementada por meio da formulação de itens sob uma perspectiva comportamental. Por fim, foram realizadas aplicações piloto do instrumento e os resultados foram submetidos a análises para validação do instrumento. O instrumento resultante da pesquisa foi constituído por cinco fatores, compostos por 39 indicadores. Novas pesquisas poderão aplicar o instrumento em mais organizações públicas, podendo confirmar a estabilidade da estrutura da ferramenta em organizações com diferentes características.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise de procedimentos para a indução de nomeação bidirecional
    (Universidade Federal do Pará, 2020-10-06) SANTOS, Edson Luiz Nascimento dos; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    A presente tese é composta por uma revisão de literatura e um estudo experimental com o objetivo de analisar procedimentos que comumente são utilizados para a indução de Nomeação bidirecional (BiN). O estudo teórico realizou uma revisão sistemática de estudos experimentais sobre BiN com o objetivo de identificar e analisar, considerando a nova classificação proposta por Hawkins, Gautreaux e Chiesa (2018), o perfil dos participantes, os subtipos de BiN que os estudos buscaram avaliar e os procedimentos de ensino utilizados, os procedimentos utilizados para testar a emergência da BiN, e a BiN efetivamente avaliada. Observou-se que 16 estudos foram realizados com participantes com desenvolvimento atípico, e que a maioria utilizou (1) ensino de emparelhamento ao modelo por identidade com tato do estímulo modelo pelo experimentador (IDMTS+tato) e testes de tato e ouvinte na avaliação de Nomeação unidirecional de falante; e (2) ‘ensino por múltiplos exemplares’ (MEI) como procedimentos de indução de Nomeação unidirecional de falante. Já o estudo experimental teve o objetivo de verificar a efetividade de um procedimento de MEI para a indução de BiN e avaliar se apresentar Nomeação bidirecional conjunta é suficiente para a demonstração de Nomeação incidental bidirecional conjunta com quatro crianças com TEA. Um participante demonstrou Nomeação bidirecional conjunta após MEI e Nomeação incidental bidirecional conjunta com novos estímulos. O segundo participante passou nos testes de Nomeação unidirecional de ouvinte após MEI e outros dois, que apresentaram Nomeação bidirecional conjunta no pré-teste, também apresentaram Nomeação incidental bidirecional conjunta. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Efeito de três procedimentos de intervenção sobre adesão ao tratamento em adultos com diabetes
    (Universidade Federal do Pará, 2011-05-19) CASSEB, Mariene da Silva; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723; https://orcid.org/0000-0001-9778-9295
    Em função da alta prevalência do diabetes, estudos têm sido realizados na tentativa de produzir conhecimentos consistentes para minimizar esta problemática e investigar as variáveis que interferem na aquisição de comportamentos de adesão ao tratamento. Entretanto, ainda não está claro quais estratégias educativas são mais eficazes, ou se a eficácia está relacionada a um conjunto destas estratégias. Como objetivo deste estudo, pretendeu-se analisar o efeito de três procedimentos de intervenção baseados em tecnologias comportamentais para promover o seguimento de regras nutricionais e de atividade física, por adultos com diagnóstico de diabetes Tipo 2. Tais procedimentos referem-se a: (1) fornecimento de informações sobre diabetes; (2) fornecimento de informações combinado ao feedback para comportamentos relacionados ao tratamento do diabetes, e (3) fornecimento de informações combinado ao treino de automonitoração de comportamentos relacionados ao tratamento do diabetes. Os aspectos do tratamento investigados neste estudo foram a dieta e a prática regular de atividade física. Participaram 12 adultos com diagnóstico de diabetes Tipo 2, selecionados no Programa Hiperdia de dois serviços de saúde, na cidade de Belém-Pa. Os participantes foram distribuídos em três condições: Condição Informação, Condição Informação e Feedback, Condição Informação e Automonitoração. Os dados foram coletados em ambiente domiciliar dos participantes, por meio de roteiros de entrevista, teste de conhecimento sobre tratamento do diabetes, protocolo de feedback, manual de orientações sobre diabetes e protocolos de automonitoração da alimentação e da atividade física. Os resultados encontrados apontam que durante o estudo houve melhora no nível de conhecimento sobre o tratamento do diabetes após o uso do manual de orientação, mas não foi suficiente para garantir a adesão dos participantes da Condição Informação e da Condição Informação e Feedback. Entretanto, nas três condições os participantes apresentaram mudanças positivas em aspectos que não eram foco do estudo, como uso do medicamento e cuidado com os pés. O fornecimento de informações combinado ao treino de automonitoração exerceu maior efeito sobre o aumento da qualidade do relato de comportamentos e sobre a construção e ampliação de comportamentos de adesão A classe de comportamento relatada como a de menor adesão foi a execução de atividade física, se comparada ao comportamento alimentar.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares
    (Universidade Federal do Pará, 2013-08-30) MICCIONE, Mariana Morais; CARMO, João dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1263046410329694; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223; https://orcid.org/0000-0002-6548-2544
    O paradigma das relações ordinais provê ferramentas de interpretação que subsidiam a análise da aquisição de comportamentos ordinais acadêmicos envolvidos na alfabetização matemática. Estudos investigaram os efeitos do controle condicional na modalidade visual sobre a produção de sequências utilizando-se o procedimento por sobreposição de estímulos. O uso de estímulos condicionais na modalidade auditiva e em combinação com esse procedimento configura-se como uma variável a ser investigada. O objetivo geral do trabalho foi investigar a produção de sequências com base na análise experimental de relações ordinais em pré-escolares sem limitações cognitivas por meio do procedimento de ensino por sobreposição de pares de estímulos. As sessões ocorreram em duas salas de um Centro Municipal de Educação Infantil. Um programa informatizado (PROLER - versões 6.3 e 6.4) foi usado para apresentação dos estímulos na tela do computador e registro das respostas dos participantes de apontar aos estímulos. Dois estudos foram programados com três experimentos cada. Experimento 1 analisou a formação de relações ordinais após o ensino de duas sequências (numerais de 1 a 6 e suas quantidades). O Experimento 2 verificou a emergência dessas relações ordinais sob controle condicional, na modalidade auditiva. O Experimento 3 investigou a extensão do controle condicional na modalidade auditiva para seis novos estímulos de numerosidades. No Estudo 1: a) todos os cinco participantes apresentaram escores acima do nível do acaso nos testes de transitividade e um acertou a menos de 50% das tentativas do teste de substituição no Experimento 1; b) dos três participantes, dois responderam parcialmente e um apresentou mais de 50% de acerto nos testes de transitividade e não houve formação de classes ordinais por nenhum participante no Experimento 2; c) de três participantes, um obteve 100% de acerto no pré-teste ao Experimento 3 e dois responderam de forma parcial aos testes de reversão funcional e transitividade. No Estudo 2: a) todos os cinco participantes apresentaram escores acima do nível do acaso nos testes de transitividade e substituição no Experimento 1; b) todos apresentaram mais de 50% de acerto nos testes de transitividade e não houve formação de classes ordinais no Experimento 2; c) todos alcançaram 100% de acerto no pré-teste ao Experimento 3. Os resultados foram discutidos em termos de uma maior compreensão das variáveis do responder ordinal sob controle condicional na modalidade auditiva em pré-escolares e documentam a extensão do controle condicional nessa modalidade, assegurando o princípio de que os efeitos de uma variável aplicada a estímulos de uma classe estendem-se a outros membros da mesma classe.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Intervenção ao autismo via ensino de cuidadores
    (Universidade Federal do Pará, 2014-07-16) BORBA, Marilu Michelly Cruz de; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384X
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento de grande prevalência na população mundial. A intervenção analítico-comportamental ao autismo vem sendo apontada internacionalmente com uma das formas mais efetivas de atendimento, desde que individualizada, intensiva, precoce e extensiva. Nessas condições, embora altamente efetiva, a intervenção analítico-comportamental é inacessível à maioria da população afetada no Brasil. Neste sentido, intervenções via cuidadores podem constituir uma alternativa eficiente e viável. Entretanto, pesquisas sobre a efetividade dessas formas de intervenção indireta são escassas, especialmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um programa de intervenção via cuidadores e avaliar sua eficácia para ensino de habilidades básicas (sentar, esperar, toque aqui, atender ao nome, rastreamento visual, imitação com e sem objeto). Participaram seis crianças, com até seis anos, diagnosticadas com TEA e seus respectivos cuidadores. Os cuidadores passaram por ensino conceitual e prático e eram supervisionados semanalmente. Os programas eram aplicados prioritariamente por tentativa discreta. Os resultados mostraram efetividade da intervenção via cuidadores, com amplo sucesso dos programas para desenvolver os desempenhos básicos acima mencionados. Também foi documentada a manutenção e generalidade dos repertórios aprendidos. Adicionalmente, o presente trabalho de tese inclui outros dois componentes que constituem relatos de pesquisa básica sobre a aquisição de tatos e mandos, as quais foram conduzidas no contexto do atendimento via cuidadores cujo estabelecimento foi relatado no primeiro componente. A viabilidade desses estudos subsequentes mostra que o ambiente de um serviço bem estruturado de intervenção comportamental ao autismo é também profícuo para o desenvolvimento de pesquisa básica sobre variáveis de procedimento para aquisição de repertórios específicos.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Interpersonal factors of human social networks
    (Universidade Federal do Pará, 2014-08-29) SILVA JÚNIOR, Mauro Dias; DUNBAR, Robin Ian MacDonald; BRITO, Regina Célia Souza; http://lattes.cnpq.br/5576436464955236
    Redes sociais, segundo a Hipótese do Cérebro Social (H.C.S.), respondem a um nível de análise do comportamento social, no qual o individuo em questão apresenta um conjunto de contatos sociais, com os quais interage de maneira regular e consistente, e com os quais troca informações pessoais. Embora, a H.C.S. e outras perspectivas teóricas se dediquem a investigar um conjunto semelhante de variáveis relacionadas às redes sociais, essa similaridade não permitiu um consenso sobre a definição deste termo. Em virtude dessa diversidade teórica e metodológica conduzimos três estudos com o intuito de elucidar o fenômeno investigado, uma vez que os instrumentos disponíveis podem não ser suficientemente precisos para definirmos tão fenômeno. Desta forma, discutimos e propomos que as variáveis envolvidas no estudo das redes sociais humanas, podem ser entendidas como fatores interpessoais de três tipos (fatores do Eu, do Contato e do Contexto). A maior presença/ausência de cada uma destas categorias produz uma configuração única nas redes sociais, que, no entanto, parece possuir um viés comum relativo ao modo particularmente humano de se vincular e de estabelecer relacionamentos interpessoais. Esta natureza subjacente é considerada a psicologia humana, ou o “Eu”, um agente inconsciente que ativamente escolhe seus contatos sociais e decide como investir seu tempo e emoção. Este “Eu” possui uma base neural, particularmente o neocórtex, cujo volume está correlacionado com o tamanho dos grupos sociais humanos e não humanos. Foi investigado também como o “Eu” demonstra uma preferência distinta pelos seusx parentes maternos sobre os demais tipos de parentes. Tal preferência demonstrou ser suscetível ao ciclo de vida das pessoas, por outro lado sendo menos sensível aos aspectos culturais. Finalmente, encontramos que a maior/menor frequência de parentes e amigos nas redes sociais depende da ordem com a qual a seção de cada grupo social é apresentada nos questionários. Além disso, a ordem na qual os respondentes listam seus contatos sociais depende da proximidade emocional com cada um deles. Concluímos que decisões metodológicas podem interferir no modo como definimos o tamanho e composição dessas redes, e que, portanto, aprimoramentos precisam ser realizados para definirmos o conceito de redes sociais de maneira mais precisa. O conjunto de resultados é interpretado segundo a H.C.S. e a Psicologia Evolucionista, que dão suporte para compreender esse agente psicológico como um produto da evolução, que interage com o ambiente atual, as características que foram selecionadas no passado evolutivo da nossa espécie.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    O primeiro ano escolar como transição ecológica no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças: qualidade do ambiente, envolvimento parental e de professores
    (Universidade Federal do Pará, 2020-06-30) ALVÃO, Maureanna Cardoso; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735; https://orcid.org/0000-0003-3154-0651
    O primeiro ano escolar é considerado uma importante transição ecológica na infância, porque nele são esperadas mudanças de ambiente, papel ou ambos, o que estimula alterações no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Por isso, investigações sobre esta transição tornam-se cada vez mais necessárias e atuais, particularmente quando se considera a possível influência neste processo de variáveis como a qualidade do ambiente da escola, o nível socioeconômico da família, o envolvimento parental e de professores. Esta pesquisa possui caráter descritivo-correlacional, com abordagem quantitativa dos dados e desenho transversal e longitudinal. Objetivou demonstrar se e como o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças no primeiro ano da vida escolar ocorre e como é influenciado pela qualidade do ambiente da escola, pelo nível socioeconômico de suas famílias, pelo envolvimento de pais e de professores no contexto pesquisado, entendendo este processo como uma transição ecológica. De modo específico, relacionou-se longitudinalmente o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças pesquisadas com seu nível socioeconômico familiar, a qualidade do ambiente escolar, o envolvimento de pais e de professores, nos primeiros e nos últimos meses de aula; relacionou-se o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças pesquisadas com o nível socioeconômico, a qualidade do ambiente escolar, o envolvimento de pais e de professores, em diferentes escolas, nos últimos meses de aula; e, ao final, correlacionaram-se as variáveis pesquisadas, longitudinalmente e transversalmente. Participaram 168 pessoas, sendo 80 crianças, de dois a cinco anos de idade, matriculadas em diferentes escolas, pública (1) e particular (2), e seus respectivos pais e/ou responsável familiar (80) e professores (8) vinculados às turmas do Maternal, Jardim I, e Jardim II, em Belém/PA. A pesquisa ocorreu nas dependências internas das escolas selecionadas para a coleta de dados, segundo a conveniência das crianças, pais e/ou responsável familiar e professores. Com as crianças, foi aplicado o Questionário de Caracterização Biopsicossocial da Criança – QCBC, o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II – TTDDII. Enquanto que com os pais e/ou responsável familiar foi aplicado o Questionário de Envolvimento Parental na Escola Secundária Versão para Pais, além do Critério de Classificação Econômica Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Família – IDF. Já entre os professores foi utilizado o Questionário de Envolvimento de Professores – Versão para professores. Também foi utilizado um instrumento para avaliar a qualidade do ambiente escolar – a Escala de Avaliação de Ambientes de Educação infantil (ECERS- Revised). A coleta de dados ocorreu nos primeiros e últimos meses do ano 2016. Foi realizada análise estatística dos dados. Os principais resultados do estudo longitudinal mostraram que houve avanço no DNPM ao longo do tempo, considerando-se os primeiros e os últimos meses de aula. Verificou-se associação estatística significativa entre os domínios do DNPM nos primeiros e nos últimos meses aula e variáveis pesquisadas, tais como, brincadeiras preferidas das crianças, envolvimento parental, envolvimento de professores e qualidade do ambiente escolar, com exceção do nível socioeconômico familiar, avaliado pelo Critério de Classificação Econômica Brasil. Já no que concerne ao estudo transversal, a maioria das crianças que foi considerada com desenvolvimento normal estudava em escola pública. No que se refere à escola pública e às privadas, três domínios do DNPM apresentaram associação estatística significativa com asseguintes variáveis: idade, nível socioeconômico familiar, envolvimento parental, envolvimento de professores e qualidade do ambiente escolar. No tocante ao estudo correlacional, dentre os principais resultados, nos primeiros e últimos meses de aula, as mais fortes correlações a 1 (positivas) envolveram as variáveis envolvimento de professores - ir às reuniões da direção, teve correlação com a afirmação fazer atividades que ajudam na aprendizagem dos alunos (as); qualidade do ambiente escolar - o item 2 móveis destinados aos cuidados de rotina, brincadeiras e aprendizagem, contou com maior quantidade de correlações fortes; e nível socioeconômico da família, avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Família (IDF) - renda familiar per capita superior à linha de extrema pobreza, teve correlação com renda familiar per capita superior à linha de pobreza. Já a variável envolvimento parental também teve correlações fortes, nos primeiros e últimos meses, no que se refere à Conversar com o filho acerca do que se passa na escola. Verificouse que a maior correlação para a variável Envolvimento Parental foi a 0,83 (positivas), nos últimos meses - Tenho por hábito verificar se o meu filho fez os trabalhos para casa, que teve correlação com a afirmação Converso com o meu filho acerca do que se passa na escola. Destaca-se correlações a -1 (negativas), nos últimos meses de aula, à variável envolvimento de professores - Tenho por hábito procurar informações junto do diretor de turma, apresentou correlação com Procuro participar na resolução de problemas da escola (ex. dando ideias para resolver problemas de indisciplina e/ou violência). Foi possível demonstrar que o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças no primeiro ano da vida escolar pode ser influenciado pela qualidade do ambiente da escola, pelo nível socioeconômico de sua família, pelo envolvimento parental e de professores, em alguns aspectos, dependendo de variáveis pessoais, contextuais, tempo, entendendo este processo como uma transição ecológica, na medida em que pressupõe a inserção em um ambiente ecológico com novas atividades, relações e papéis. Como a pesquisa discutiu os resultados obtidos na perspectiva deste conceito, oferece contribuições teóricas e metodológicas para a compreensão dessa importante transição inscrita na infância, mas que tem implicações para a vida futura da criança, sendo necessário pensar formas de apoio aos sujeitos envolvidos nesse processo desenvolvimental.
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    Simetria e assimetria entre reforçamento e punição
    (Universidade Federal do Pará, 2014-08-22) MAYER, Paulo César Morales; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; http://lattes.cnpq.br/7613198431695463
    Em análise do comportamento, considera-se central o papel das consequências na explicação do comportamento. Reforçamento e punição são as ferramentas conceituais utilizadas para se referir às relações comportamentais básicas entre o organismo e seu ambiente e seus possíveis efeitos sobre o responder. Apesar de consensual a noção de que certas consequências possam aumentar a probabilidade do responder (reforçamento) há um extenso debate quanto ao papel de consequências em suprimir o responder e o modo pelo qual isso ocorreria (punição). Duas perspectivas predominam nesse debate, uma denominada simétrica, que considera reforçamento e punição como diferindo essencialmente apenas na direção do efeito sobre a probabilidade do responder e outra denominada assimétrica que, sob diversos aspectos, considera punição e reforço como fenômenos essencialmente distintos e estabelece bases distintas para considerar cada um deles. O presente trabalho é uma investigação das bases experimentais da proposição assimétrica e uma proposta de redimensionamento do debate sobre a simetria entre reforçamento e punição. Três estudos empíricos foram realizados investigando proposições assimétricas. O Estudo 1 foi uma de replicação de um experimento de Thorndike (1932), buscando verificar se a magnitude de efeitos da punição sobre o responder seria proporcional a do reforçamento. Participaram do estudo 10 universitários em um procedimento de múltipla escolha no qual as respostas eram consequenciadas com os estímulos verbais “Certo” e “Errado”. Assim como no estudo original, constatou-se, que embora escolhas seguidas de “Certo” aumentaram de probabilidade, respostas seguidas de “Errado” continuaram a ocorrer em proporção próxima ao nível do acaso, sugerindo um efeito desigual entre os dois tipos de consequências. O Estudo 2 foi uma replicação de um experimento de Skinner (1938), avaliando a extensão dos efeitos supressivos da punição comparativamente aos da extinção. Seis ratos passaram por um treino de pressão à barra em FI e então foram submetidos a duas sessões de extinção. Metade dos sujeitos recebeu jatos de ar quente (punição em FR1) como consequência para o pressionar a barra nos 10 minutos iniciais da primeira sessão de extinção. Novamente os dados obtidos reproduziram o observado do estudo original: apesar de se observar uma supressão quase completa do responder dos sujeitos que passaram por punição, quando a punição foi descontinuada estes responderam em taxas mais elevadas e o número total médio de respostas dos sujeitos não diferiu tendo eles passado ou não por punição. O Estudo 3 foi uma replicação de Arbuckle e Lattal (1987) avaliando a relação entre a supressão comportamental produzida pela punição e o reforçamento negativo. Participaram do estudo sete ratos. Foi utilizada uma caixa de condicionamento operante com duas barras e equipamento de autoadministração de drogas. Após treino em VI, uma das barras produzia alimento (VI-120s) e infusões intravenosas de histamina (supressor comportamental) em diferentes VI’s, de no máximo 15s. Respostas na outra barra preveniam as infusões de histamina (esquiva). Constatou-se que a histamina foi eficaz em suprimir o responder. Entretanto, não se conseguiu estabelecer confiavelmente o responder de esquiva, mesmo quando em fase posterior do estudo foi realizado umv treino específico de esquiva não sinalizada. Ao se analisar conjuntamente os dados destes três estudos, verificou-se a dificuldade de discutir a questão da simetria entre reforçamento e punição sob apenas um enfoque. Cada um dos estudos, apesar de relacionados ao tema geral abordado, pautava-se em diferentes perguntas específicas de pesquisa. Diante desse cenário, uma seção adicional foi redigida com o objetivo de examinar o problema do ponto de vista conceitual. Foi proposta, então, uma categorização da literatura, redimensionando o debate.
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    As redes de apoio social e as relações de trabalho de mulheres em comunidades rurais do maranhão e ribeirinhas da região amazônica
    (Universidade Federal do Pará, 2013-09-23) PINTO, Neuzeli Maria de Almeida; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634; 0000-0003-0795-2998; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678; 0000-0001-9569-943X
    O objetivo deste estudo foi analisar as redes de relações sociais, o papel e o trabalho mantido pelas mulheres em comunidades rurais e ribeirinhas, incluindo as relações de gênero e as redes de apoio social, decorrentes nos contextos ecológicos da família, do trabalho da meliponicultura e do extrativismo do açaí e da comunidade. Destacando a estrutura do microssistema, no qual os processos proximais operam para produzir e sustentar o desenvolvimento das mesmas e nos possíveis impactos dessas mudanças entre outros componentes de sua rede de apoio social. Sua Corpora envolveu quatro estudos que foram organizados na forma de artigos, a saber: O primeiro, constituído por (1) revisão sistemática da produção cientifica, envolvendo artigos nas bases de dados do Portal Periódicos e (2) avaliação crítica dos artigos qualitativos com base no roteiro padronizado Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Os artigos selecionados segundo o CASP foram relacionados e analisados à hipótese levantada no estudo, em que o trabalho desenvolvido pelas mulheres aumenta o conjunto de atividades e papéis, consequentemente ocorre um fortalecimento e crescente aumento das redes de suporte social, diminuindo assim, o impacto da multiplicidade de papéis. O segundo estudo investigou a rede de apoio social mantida por mulheres que exercem a atividade da meliponicultura, tendo em vista sua participação na manutenção das redes de apoio que garantem o exercício da atividade, e, consequentemente, a ocupação e renda para a sobrevivência de famílias em comunidades rurais do Maranhão. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, Diário de campo e o Mapa dos cinco campos. Verifica-se que a existência desta rede permite às mulheres a circulação em vários contextos, bem como a interação entre as pessoas de outros microssistemas de modo adaptado proporcionando a possibilidade de terem sucesso na execução da atividade da meliponicultura. O terceiro investigou a percepção das rotinas das mulheres que vivem em comunidades ribeirinhas da Amazônia, identificando os papéis e atividades relacionadas ao trabalho doméstico, ao trabalho da coleta do açaí e à atuação em associações comunitárias. Participaram 03 mulheres de duas comunidades de Ilhas da Belém Insular, as Ilha do Combu e Ilha Grande. Foram utilizados como instrumentos o Inventário Sociodemográfico (ISD), o Inventário de Rotina (IR) e o Diário de Campo (DC) e, analisados pelo diagrama de atividades familiares (DAF). Todas as atividades são definidas em função do gênero. Apesar da atuação das mulheres ribeirinhas acompanharem os rígidos conceitos familiares de divisão sexual do trabalho, a atuação das mulheres ribeirinhas apresenta um aumento da participação feminina em atividades profissionais remuneradas, a coleta do açaí. O quarto estudo analisou em mulheres ribeirinhas, a estrutura e função das redes de apoio social. Destacando-se nessas participantes suas atividades no trabalho, em especial na coleta de açaí, suas funções de gênero no âmbito familiar e atuação nas associações comunitárias. As participantes foram mulheres de 12 famílias de comunidades de duas Ilhas de Belém Insular – Ilha do Combu e Ilha Grande. Foram utilizados como instrumentos o Inventário Sociodemográfico (ISD), entrevistas semiestruturadas e o Mapa dos Cinco Campos18 (MCC). Verifica-se que a existência desta rede permite às mulheres a circulação em vários contextos, bem como a interação entre as pessoas de outros microssistemas, proporcionando a possibilidade de terem sucesso na execução da atividade da coleta do açaí e na atuação em ações comunitárias.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e eficácia coletiva: percepções sobre a docência
    (Universidade Federal do Pará, 2015-05-12) RAMOS, Maély Ferreira Holanda; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678; https://orcid.org/0000-0001-9569-943X
    A presente pesquisa propõe-se a estudar a satisfação no trabalho a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho (MSCST) e suas relações com a eficácia coletiva. A satisfação e seus principais elementos influenciadores tem evidente importância no contexto escolar, pois podem afetar os estados motivacionais e o nível de desempenho do professor. A satisfação no trabalho se refere ao grau de relação afetiva que um empregado tem, associado à função que desempenha, evidenciando um estado emocional agradável ou positivo, resultante de uma avaliação das suas experiências. O Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho é uma proposta recente, que se apoia na Teoria Social Cognitiva, que propõem uma abordagem integrativa para investigar a satisfação no trabalho docente. Postula que a satisfação pode ser prevista e explicada por cinco classes de variáveis, a saber: (a) metas de apoio; (b) condições de trabalho; (c) progresso de objetivos; (d) afeto positivo; (e) autoeficácia docente. A eficácia coletiva docente, apesar de não pertencer ao Modelo, também tem reconhecida influência sobre os níveis de satisfação. Sendo assim, tem-se como objetivo geral testar o Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho Docente (MSCST) em amostra de professores da Educação Básica, investigando suas relações com a eficácia coletiva e analisando suas implicações no ambiente escolar. Para tanto, foram desenvolvido seis artigos organizados em duas subdivisões, sendo estas: (a) Revisões Sistemáticas; (b) Estudos Empíricos. Na primeira seção, composta por quatro artigos, construiu-se um estudo metodológico sobre a utilização de técnicas de análise e visualização de dados com grafos, bem como três revisões sistemáticas sobre: MSCST, satisfação no trabalho e a eficácia coletiva (respectivamente). Todas as revisões utilizaram grafos e suas representações geométricas. A segunda subdivisão, composta por dois artigos, referente aos estudos empíricos, aplicou-se à uma amostra de 495 professores da Educação Básica, de uma rede privada de ensino. O primeiro estudo desta seção foi quantitativo e o segundo utilizou técnicas mistas (quanti-quali). Os resultados indicaram que o MSCST não explicou suficientemente à satisfação no trabalho docente, contrariando os achados resultantes da revisão sistemática sobre o Modelo. Constatou-se ainda que não houve qualquer relação entre as crenças de eficácia (autoeficácia e eficácia coletiva) com os níveis de satisfação, embora pesquisas identificadas nas revisões sistemáticas, que não aplicaram o Modelo, apontaram estas duas variáveis como mais frequentemente associadas à satisfação no trabalho docente.
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Maus-tratos contra crianças e adolescentes: limites e possibilidades de atuação de profissionais de saúde
    (Universidade Federal do Pará, 2015-04-17) VELOSO, Milene Maria Xavier; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051; https://orcid.org/0000-0002-1279-179X
    A questão dos maus-tratos contra crianças e adolescentes se constitui em um sério problema de saúde pública, visto que pode produzir morbidades e/ou mortalidade, além de problemas para o seu desenvolvimento em todo ciclo de vida. Nesse sentido os profissionais de saúde tem um papel importante na identificação, notificação e atendimento dos casos. O presente trabalho objetivou investigar a percepção de profissionais de saúde sobre maus-tratos contra crianças e adolescentes, suas atitudes e dificuldades para o manejo desse fenômeno, bem como analisar o perfil das notificações de violência realizadas no município de Belém-PA para propor possibilidades de atuação. O estudo foi desenvolvido a partir de dois eixos: dados secundários coletados no Sistema de Notificação de agravos de Notificação (SINAN-Net), do município de Belém-PA, no período de 2009 a 2013, e dados primários, a partir da aplicação de dois questionários estruturados em 174 profissionais de saúde da atenção básica de um Distrito Administrativo do mesmo município. Os dados foram analisados a partir do programa BioEstat 5.3.Foram identificados 6.381 casos de violência contra crianças e adolescentes notificados no período. O tipo de violência mais prevalente foi a sexual, associada à violência física e/ou psicológica, com média anual de 89,55% para meninas, com maior prevalência na faixa etária de 11 a 14 anos (39,97%). Para os meninos a violência sexual também foi o tipo mais prevalente (74,48%), seguida da violência física, porém, mais frequentemente na faixa-etária de 6 a 10 anos (42,46%). A violência foi principalmente praticada por indivíduos identificados como amigos ou conhecidos, seguido do padrasto. O estudo, realizado com os profissionais da saúde, demonstrou que cerca de 30% referiu nunca ter percebido uma criança e ou adolescente vítima de algum tipo de violência em sua rotina de trabalho, com destaque para os agentes comunitário de saúde. A negligência foi percebida por 60,74% dos profissionais, todavia somente 19,05% desses relataram tê-la notificada. Por outro lado, a violência sexual foi a menos referida (24,14%), porém exibiu maior taxa de notificação (50,0%). A violência física foi notificada somente por 39,47% dos profissionais que a identificaram e a violência psicológica, por 34,88%. Entre os técnicos de nível superior 50,0% disseram não conhecer a ficha de notificação e 86,11% nunca a utilizaram. Além disso, 25,82% relataram ter sofrido algum tipo de violência na infância e/ou adolescência. Os dados demonstram a urgência de políticas públicas direcionadas às famílias e a comunidade para que os ciclos de violência contra crianças e adolescentes sejam interrompidos e para incentivar outras possibilidades de convivência comunitária sem violência. Aliado a isso, é indispensável uma política de educação permanente voltada aos profissionais de saúde, para que os dispositivos legais possam ser efetivados na prática cotidiana desses profissionais, garantindo a proteção integral às crianças e adolescentes a partir de ações intra e intersetoriais.
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    Bem-estar de macacos-prego no cativeiro: engenharia comportamental no enriquecimento ambiental e análise da dinâmica espacial.
    (Universidade Federal do Pará, 2014-03-25) LESSA, Miguel Angelo Monteiro; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075; https://orcid.org/0000-0001-9912-3833
    Diferentemente do que ocorre no ambiente natural dos macacos-prego (Sapajus ssp.), no ambiente de cativeiro há, naturalmente, poucas oportunidades para o desempenho de habilidades características desses macacos. Enquanto responsáveis pelo bem-estar dos macacos-prego que residem na Escola Experimental de Primatas procuramos descobrir que condições no cativeiro podem torná-lo mais saudável. Tentamos implantar no ambiente de cativeiro condições que tenham funcionalidades similares às do ambiente natural, usando as chamadas técnicas de enriquecimento ambiental. As técnicas são utilizadas em diversos seguimentos do enriquecimento ambiental: o enriquecimento físico, alimentar, cognitivo e social. Interessados em saber sobre as relações sociais no âmbito das interações espaciais propomos também descrever as relações das distâncias interindividuais (proximidade espacial) e as posições espaciais (alturas preferidas) em diferentes grupos de Sapajus spp. mantidos em cativeiro. Quatro grupos de três Instituições foram observados, totalizando catorze indivíduos. Todos os indivíduos foram observados em três contextos distintos: antes, durante e após a alimentação. As posições de cada indivíduo foram registradas por meio do método de amostragem por varreduras. Os resultados mostraram um padrão de distância interindividual entre diferentes díades de animais nos grupos observados. Os macacos observados no presente estudo ficaram mais próximos após a alimentação e mais distantes no momento anterior e no momento durante a alimentação. Diferenças entre locais preferidos também foram observadas. Os macacos dominantes permaneceram mais tempo em locais que apresentavam maior atratividade. Já os subordinados permaneceram mais tempo em locais opostos aos dominantes e que apresentavam menos atratividade. Concluiu-se que o padrão geral de espaçamento interindividual foi semelhante ao observado na natureza, os macacos-prego machos possuem uma característica de evitação e não aproximação.
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    Variáveis de procedimentos no ensino de discriminações condicionais monetárias para surdos
    (Universidade Federal do Pará, 2014-02-21) MAGALHÃES, Priscila Giselli Silva; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223
    No ensino de discriminações condicionais monetárias, os procedimentos de escolha com o modelo (MTS), exclusão e de escolha com o modelo com resposta construída (CRMTS) têm se mostrado eficientes pela economia do ensino e pela emergência de várias relações condicionais derivadas do ensino. Entretanto, faz-se necessário avaliar diferentes procedimentos para o ensino daqueles comportamentos. Outra variável a ser investigada acerca da aprendizagem de relações monetárias é pré-requisitos. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi comparar três procedimentos de ensino de discriminações condicionais monetárias para crianças surdas, verificando se houve emergência de novas relações sem qualquer ensino direto em crianças com e sem pré-requisitos aritméticos e monetários. A pesquisa foi conduzida numa Unidade de Ensino Especializada para surdos e utilizou-se um notebook com um software (PROLER 5.0 for Windows). Três experimentos foram programados. No Experimento 1, participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. Em geral, os participantes apresentaram emergência de relações de equivalência. O ensino via MTS em componentes envolveu relações entre preços e figuras de moedas (DB) e figuras de notas e figuras de moedas (DC), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Houve diferença no desempenho entre os participantes dos Grupos I e II. No experimento 2, participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em LIBRAS e preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos de sondas de exclusão com as mesmas relações para valores não-treinados e de testes de equivalência entre preços impressos e figuras de moedas (BC) e a relação inversa (CB). Nas sondas de exclusão, em ambos os grupos, houve emergência de relações condicionais entre os valores monetários. No experimento 3, participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via CRMTS entre valores em LIBRAS e preços (AB), figuras de moedas (AC), seguido de testes com as relações simétricas (BA e CA) e testes entre preços e figuras de moedas (BC), a relação inversa (CB), entre figuras de notas e preços (DB), entre figura de moedas (CC) e figuras de notas (DD). Nos testes, em ambos os grupos, houve emergência de relações condicionais entre numerais decimais e valores monetários em LIBRAS (BA) e entre figuras de moedas e valores monetários em LIBRAS (CA). Em geral, os estudos indicam que, independentemente do repertório inicial dos participantes, houve aprendizagem deste tipo de relação condicional monetária de forma consistente com o treino e que todos os três procedimentos de ensino se mostraram igualmente eficientes no ensino de relações condicionais monetárias.
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    Lúpus eritematoso sistêmico: estudo comparativo entre modelos de intervenção para adesão ao tratamento
    (Universidade Federal do Pará, 2015-04-10) NEDER, Patrícia Regina Bastos; CARNEIRO, José Ronaldo Matos; http://lattes.cnpq.br/0859417913316803; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723
    Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, autoimune e multissistêmica, caracterizada pela produção de autoanticorpos dirigidos principalmente contra antígenos nucleares resultando em lesões teciduais. Costuma evoluir com períodos de exacerbação intercalados com períodos de remissão e grande polimorfismo de manifestações clínicas. Ocorre preferencialmente no sexo feminino, no período compreendido entre a menarca e a menopausa. O tratamento é diversificado; as recomendações incluem uso de medicações, dieta hipossódica, uso de protetor solar e prática de atividades físicas, indicadas de acordo com as manifestações clínicas e gravidade. As regras para o tratamento são complexas, dificultando a adesão. A presente pesquisa estudou os efeitos de três condições de intervenção sobre comportamentos de adesão ao tratamento em mulheres com LES. Trata-se de um estudo longitudinal com intervenções em intervalos de 30, 60, 90 e 120 dias. Participaram quinze pacientes com diagnóstico de LES, segundo os critérios do Colégio Americano de Reumatologia, em seguimento no ambulatório de referência em doenças reumáticas de um hospital da rede pública de saúde, na cidade de Belém-PA. Foram utilizados como critérios de inclusão: ter diagnóstico de LES há pelo menos um ano; ter idade entre 18 e 45 anos; ter completado o Ensino Fundamental ou estar cursando o último ano; residir na área Metropolitana de Belém ou municípios próximos à capital; apresentar nível moderado de atividade da doença, de acordo com SLEDAI-2k. Foram utilizados: formulários de observação das consultas médicas; protocolos de análise de prontuários; roteiros de entrevistas; checklist; formulários de registro de automonitorização; escala analógica visual de dor; inventário Beck para depressão (BDI); questionário de avaliação de qualidade de vida SF-36 e o índice de atividade da doença SLEDAI-2K. As participantes foram distribuídas em três condições de intervenção. Na Condição A (n=5), as participantes foram expostas à rotina do ambulatório e à quatro entrevistas. Na Condição B (n=5), as participantes foram submetidas a oito entrevistas com uso de checklist, além da rotina do ambulatório. Na Condição C (n=5), as participantes foram expostas à rotina ambulatorial e à oito entrevistas com uso de checklist e de formulários de registro de automonitorização. Os dados obtidos foram analisados de forma quanti-qualitativa, comparando-se os resultados encontrados no início com os do término do estudo realizado em 120 dias com cada participante. Observou-se que todas as participantes, independentemente da condição de intervenção, apresentaram bom índice de adesão ao tratamento ao final do estudo e redução nos indicadores de atividade do LES. Entretanto, as participantes da Condição C mantiveram os ganhos obtidos mesmo após a retirada do procedimento de intervenção, sugerindo melhor índice de adesão (média de 95,71).
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    Estresse, características resilientes e sociodemográficas de alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA (Campus do Guamá)
    (Universidade Federal do Pará, 2017-04-05) PEREIRA, Rosamaria Reo; FACIOLA, Rosana Assef; http://lattes.cnpq.br/1881850972010705; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634
    A presente tese de doutorado teve como objetivo geral descrever a bioecologia de estudantes com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA, isto é, suas características bio sociodemográficas e acadêmicas, suas percepções sobre si e sobre o contexto acadêmico. Esta tese está organizada em quadro estudos, sendo constituída pelas sessões teórica (estudos 1) e empírica (estudos 2, 3 e 4). O primeiro estudo objetivou analisar criticamente a inclusão do estudante com deficiência no ensino superior, segundo seus aspectos acadêmicos, psicológicas e sociais por meio de revisão de literatura. A pesquisa foi conduzida em três bases de dados: Portal CAPES, SciELO e ERIC entre o período de 2003 a 2015. A busca resultou em 30 estudos avaliados e selecionados segundo os critérios de inclusão: estar completo e disponível, publicados no idioma inglês, terem sido revisados por pares e ter como foco a inclusão do estudante com deficiência no ensino superior. Os resultados foram organizados em seis categorias: contexto universitário, suporte, características do estudante com deficiência, dificuldades acadêmicas, metodologia e transição. Concluiu-se que apesar dos esforços das instituições de ensino superior, muito ainda precisa ser feito para oferecer aos estudantes com deficiência um ensino de qualidade. O segundo estudo objetivou descrever e analisar as características sociodemográficas e acadêmicas de alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos matriculados na UFPA, assim como identificar suas percepções no que tange as suas dificuldades em geral e suas sugestões de melhoramento das acessibilidades dentro do Campus do Guamá. Os dados foram coletados com 50 alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos que responderam o questionário sociodemográfico e acadêmico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico disponibilizado no momento da realização da prova do Enem e a não evasão e repetência foram dados que revelaram as ações facilitadoras que contribuíram para permanência desses alunos no Campus do Guamá. Por outro lado, a UFPA necessita investir mais nas atividades de pesquisa, monitoria e extensão, informar os estudantes acerca dos programas de apoio financeiro voltadas para suprir as necessidades físicas e materiais desse público e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Concluiu-se que este conhecimento pode favorecer no planejamento de políticas de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem estar desses discentes da UFPA e de outras instituições de ensino superior. O terceiro estudo visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os dados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. O quarto estudo objetivou descrever a percepção sobre estresse de estudantes com deficiência e com transtornos funcionais específicos da15 UFPA e teve como base teórica o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Utilizou-se a técnica estatística de análise descritiva para encontrar medidas de tendência central, assim como a técnica de análise de conteúdo para avaliar os dados qualitativos. Os resultados revelaram que alunos que apresentaram elevados níveis de estresse foram menos positivos e determinados, apresentaram menos recursos e sofreram mais com o preconceito. Perceberam os contextos com menos serenidade e avaliaram seu passado com mais relatos de conflitos emocionais. Em relação aos processos proximais, se mostraram mais estressados no envolvimento de atividades acadêmicas, sendo capazes de estabelecer menos relacionamentos e amizades do que os alunos com baixo nível de estresse. Finalmente, espera-se que a presente Tese incentive a elaboração de políticas de ações afirmativas de suporte ao atendimento ao aluno com deficiência e/ou transtornos, no sentido de eliminar as barreiras arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais e comunicacionais. Investir na formação dos professores e dos agentes administrativos a fim de garantir a permanência e promover a equiparação de oportunidades aos estudantes com deficiência e com transtornos do Campus do Guamá da Universidade Federal do Pará.