A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA

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2020-06-25

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Universidade Federal do Pará

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SILVA, Wanessa Nogueira. A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA. Orientador: João Batista Santiago Ramos. 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13169. Acesso em:.

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Este trabalho objetiva compreender de que maneira a escola impacta na formação da identidade camponesa da comunidade de “São Luizinho”, analisando, assim, as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) da comunidade e verificando em que sentido incidem na formação e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo. O ponto de partida foi a seguinte questão: Qual tem sido o papel da escola na formação da identidade camponesa na comunidade “São Luizinho”, em Igarapé-Açu/Pa? Ressalta-se a necessidade da valorização e do incentivo da formação da identidade dos sujeitos do campo, considerando que o campo possui um passado de negação e silenciamento, sendo fortemente marcado pela luta contínua em prol da conquista e efetivação de seus direitos. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para o tratamento e a análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola multisseriada do meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa. Os resultados indicam a importância do professor na formação da identidade dos alunos e, igualmente, na valorização do campo e do seu modo de vida. Destaca-se que a proposta curricular das escolas do meio rural não difere das escolas urbanas. Portanto, observa-se que, seguindo uma via contrária às reivindicações dos movimentos camponeses, não existe uma Educação do Campo, mas apenas uma Educação no Campo, pois todo esforço em valorizar o campo e fomentar uma identidade camponesa parte dos profissionais envolvidos nesse processo, não havendo um projeto institucional.

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bibufpacastanhal@gmail.com

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SILVA, Wanessa Nogueira. A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA. Orientador: João Batista Santiago Ramos. 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13169. Acesso em:.