Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13184
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2020
Autor(es): BARBOSA, Julian Junior dos Santos
ZOLIN-VESZ, Fernando
Título : O dispositivo pedagógico das revistas Contigo! e Rolling Stone em relação a Pabllo Vittar
Otros títulos : The pedagogical device of the magazines With You! and Rolling Stone in relation to Pabllo Vittar
Citación : BARBOSA, Julian Junior dos Santos; ZOLIN-VESZ, Fernando. O dispositivo pedagógico das revistas Contigo! e Rolling Stone em relação a Pabllo Vittar. Margens, online, v. 14, n. 22, p. 54-65, jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v14i22.9645. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13184. Acesso em:.
Resumen: Este artigo analisa as edições n. 2.192 e 137 das revistas Contigo! e Rolling Stone, publicadas respectivamente em setembro de 2017 e janeiro de 2018. Tais revistas apresentam práticas linguísticas em relação à cantora Pabllo Vittar que parecem desestabilizar o binômio masculino-feminino, constituinte do que se convencionou denominar língua portuguesa. A construção do corpus de análise pauta-se na pesquisa documental, sendo formado por quinze excertos retirados de ambas as revistas analisadas. Os resultados sugerem que as revistas funcionam como um dispositivo pedagógico que, por meio das práticas linguísticas relacionadas a Pabllo Vittar, nos ensinam modos outros de ser e estar no mundo social.
Resumen : This paper analyses the editions n. 2.192 and n. 137 of Contigo! and Rolling Stone magazines, which were published respectively in September, 2017 and January, 2018. Those magazines introduce linguistic practices related to the singer Pabllo Vittar that seem to desestablish the masculine-feminine binomial, which constitutes what is considered as the Portuguese language. Results suggest that the magazines function as a pedagogical device that, among the linguistic practices related to Pabllo Vittar, teach us other ways of being and living in the social world.
Palabras clave : Concepção de língua
Binômio masculino-feminino
Dispositivo pedagógico
Concept of language
Masculine-feminine binomial
Pedagogical devic
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9645
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/rmi.v14i22.9645
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_DispositivoPedagogicoRevistas.pdf622,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons