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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2020
Autor(es): BARBOSA NETO, Manoel Vitor
Título: O ensino religioso na rede estadual de educação do Amazonas: primeiras observações em um campo novo
Título(s) alternativo(s): Religious teaching in the Amazonas state education network: first observations in a new field
Citar como: BARBOSA NETO, Manoel Vitor. O ensino religioso na rede estadual de educação do Amazonas: primeiras observações em um campo novo. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 103-118, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9658. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13194. Acesso em:.
Resumo: Este artigo, configura-se como um trabalho preliminar acerca da oferta do Ensino Religioso no Estado do Amazonas e debruçou-se sobre os aspectos legais da disciplina a nível nacional e estadual. Para a produção do mesmo consultei os documentos de caráter normativo ligados a esta disciplina a nível estadual, comparando-os a legislação nacional e outros documentos relacionados a fim de encontrar convergências e divergências entre eles. Nesse processo de aproximação, percebe-se que o Ensino Religioso no Amazonas retrocedeu na forma de admissão de professores em relação as discussões travadas a nível nacional e que ficou ainda mais discrepante com o recente parecer do Conselho Nacional de Educação que estabelece a Licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) como a formação do professor de Ensino Religioso no Brasil.
Abstract: This article is configured as a preliminary work on the provision of Religious Education in the State of Amazonas and focused on the legal aspects of the discipline at national and state level. For its production, I consulted the normative documents related to this discipline at the state level, comparing them to national legislation and other related documents in order to find convergences and divergences between them. In this process of approximation, it can be seen that Religious Education in Amazonas went back in the form of admission of teachers in relation to the discussions held at the national level and that it was even more inconsistent with the recent opinion of the National Council of Education establishing the Degree in Science (s) of Religion (s) as the formation of the teacher of Religious Education in Brazil.
Palavras-chave: Ensino religioso
Amazonas
Legislação
Religious education
Legislation
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9658
Identificador DOI: 10.18542/mri.v14i23.9658
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