Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13199
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSILVA, Dielly de Castro-
dc.creatorSOUSA, Jheime Matos de-
dc.creatorSILVA FILHO, Mílton Ribeiro da-
dc.date.accessioned2021-04-28T12:00:46Z-
dc.date.available2021-04-28T12:00:46Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSILVA, Dielly de Castro; SOUSA, Jheime Matos de; RIBEIRO, Mílton. Fabricações de gênero na Amazônia-Brasil: estudo de caso em uma escola pública de Manaus-AM. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 61-83, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9580. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13199. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13199-
dc.description.abstractThis article aims to find out which representations of gender, which means to be a boy or being a girl, presented by students of the first year of high school at the State Public School Márcio Nery in Manaus, seeking to fundamentally understand how it operates based social relations gender and see how these students experience gender roles. The survey was conducted through semi-structured interview, based on the screening of a short film entitled "Gender at school" in a sociology class. From the analysis of the interviews it was found that gender issues guide the social areas of student, family and school. These, as social institutions play roles to play and reiterate gender norms. Students also reproduce what is meant, culturally, to be boy or girl, resulting in unequal system which exalts those who obey the social standards and follow the construction of what is to be boy or girl and reject those who misrepresent binary male / female system or practice actions defined as not consistent with the genre it belongs to.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-27T15:35:46Z No. of bitstreams: 1 9580-32265-1-PB.pdf: 591226 bytes, checksum: 17d23cd667bc36f727fdc1b9780fbea7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-28T12:00:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9580-32265-1-PB.pdf: 591226 bytes, checksum: 17d23cd667bc36f727fdc1b9780fbea7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-28T12:00:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9580-32265-1-PB.pdf: 591226 bytes, checksum: 17d23cd667bc36f727fdc1b9780fbea7 (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9580pt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectFamilyen
dc.titleFabricações de gênero na Amazônia-Brasil: estudo de caso em uma escola pública de Manaus-AMpt_BR
dc.title.alternativeGender manufactures in Amazon-Brazil: a case study at a public school in Manaus-AMen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269230164637637pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802516375093575pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7787902584485116pt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.citation.spage61pt_BR
dcterms.citation.epage83pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v14i23.9580pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender quais as representações de gêneros, o que significa ser menino ou ser menina, apresentadas por alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Pública Estadual Márcio Nery, em Manaus, buscando fundamentalmente compreender como se opera as relações sociais baseadas no gênero, bem como observar como estes alunos vivenciam os papéis de gênero. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, partindo da exibição de um filme curta-metragem intitulado “Gênero na escola”, em uma aula de sociologia. A partir da análise das entrevistas observou-se que as questões de gênero norteiam os espaços de sociabilidade dos alunos, família e escola. Estas, enquanto instituições sociais, desempenham funções de reproduzir e reiterar as normas de gênero. Os alunos também reproduzem o que se entende, culturalmente, por ser menino ou menina, resultando em um sistema de desigualdades o qual enaltece aos que obedecem aos padrões sociais e seguem as construções sobre o que é ser menino ou menina e rechaçam os que se desvirtuam do sistema binário homem/mulher ou praticam ações definidas como não condizentes com o gênero a que pertence.pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7275-7614pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_FabricacoesGeneroAmazonia.pdf577,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons