Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos-
dc.date.accessioned2021-04-28T12:01:10Z-
dc.date.available2021-04-28T12:01:10Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos. BNCC, flexibilização curricular e protagonismo juvenil: movimentos atuais de “construção” do ensino médio brasileiro, a partir da lei 13.415/2017. Margens: Revista Interdisciplinar do PPGCITI, Abaetetuba, v. 14, n. 23, p. 43-60, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9510. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13200. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13200-
dc.description.abstractThis paper investigates the National Common Curricular Base - BNCC, the flexibility of the curriculum, and the idea of youth protagonism, expressed through the High School Reform, implemented in the year 2017. The methodology used was the qualitative bibliographic research, having as reference the documents dealing with the reform. It bases its reflections on Dialectical and Historical Materialism, to comprehend historical and discursive elements that allow the understanding that the reform is aligned to a neoliberal discourse. The incursions pointed out that the process proposed by the reform makes the State not responsible for the extensive formation of youth and their schooling processes, assuming a discourse that youth protagonism is characterized as the conduction of young people over their life projects, their insertion in the labor market. work and for its citizen behavior, having the BNCC as an alignment instrument of this education policy.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-27T20:10:27Z No. of bitstreams: 1 9510-32264-1-PB.pdf: 557964 bytes, checksum: fa31daa2e81d72630a00e231cafc02f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-04-28T12:01:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9510-32264-1-PB.pdf: 557964 bytes, checksum: fa31daa2e81d72630a00e231cafc02f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-28T12:01:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9510-32264-1-PB.pdf: 557964 bytes, checksum: fa31daa2e81d72630a00e231cafc02f8 (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9510pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectFlexibilização curricularpt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectNational Common Curriculum Baseen
dc.subjectCurricular flexibilityen
dc.subjectYouth protagonismen
dc.titleBNCC, flexibilização curricular e protagonismo juvenil: movimentos atuais de “construção” do ensino médio brasileiro, a partir da lei 13.415/2017pt_BR
dc.title.alternativeBNCC, curricular flexibilization and youth protagonism: current movements of "construction" of brazilian high school, from law 13.415 / 2017pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413323530425831pt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.citation.spage43pt_BR
dcterms.citation.epage60pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v14i23.9510pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo investiga a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, a flexibilização do currículo e a ideia de protagonismo juvenil, expressa por meio da Reforma do Ensino Médio, implantada no ano de 2017. A Metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tendo como referenciais os documentos que tratam sobre a reforma. Baseia suas reflexões no Materialismo Histórico Dialético, para o entendimento de elementos históricos e discursivos que permitam a compreensão de que a reforma está alinhada a um discurso neoliberal. As incursões apontaram que o processo proposto pela reforma desresponsabiliza o Estado pela ampla formação da juventude e seus processos de escolarização, assumindo um discurso de que o protagonismo juvenil se caracteriza como a condução dos jovens sobre seus projetos de vida, sua inserção no mercado de trabalho e por sua conduta cidadã, tendo a BNCC como instrumento alinhador desta política de educação.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3700-5334pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_BNCCFlexibilizacaoCurricular.pdf544,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons