Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Taize Borges-
dc.date.accessioned2021-06-14T18:53:20Z-
dc.date.available2021-06-14T18:53:20Z-
dc.date.issued2017-05-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Taize Borges. Técnicas argumentativas através da aprendizagem baseada em problema em um curso de férias. Orientador: .Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13219-
dc.description.abstractThis research aims to identify the argumentative techniques manifested by a group of graduates participating in a Holiday Course, when searching for solutions to a real problem with the use of investigative experimental strategies through Problem Based Learning and to analyze how the construction of schemes occurs Arguments in this non-formal teaching environment. In order to embark on this study, we searched for a theoretical reference in Chaim Perelman and Lucy Olbrechts-Tyteca with the Argumentation Treaty and in the dissertation by João Malheiro that characterizes a Holiday Course as an adaptation of Problem-Based Learning, among others that supported the understanding of this research. We characterized this study as qualitative exploratory descriptive type, with emphasis on discourse analysis, being the data constituted from the discourse of six licensees participating in this research; Observations of activities with audio and video recordings, which were later transcribed; And a record of observations. The results evidenced that the most present argumentative techniques during a socialization in the Holiday Course are causal link and identification, and that their use is associated with the needs that the students have to explain and justify the experiments and the conclusions of these. Thus, the ABP in a Holiday Course has epistemic potential, leading to believe that the construction of knowledge is related to the development of argumentative techniques, which are necessary to disseminate it. Taking the argument as a discursive process with specific characteristics according to the adopted framework, we believe that the more active learning methodologies such as the ABP will allow the argumentation, the more knowledge construction will be maximized.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-06-14T18:52:11Z No. of bitstreams: 1 TecnicasArgumentativasAaprendizagem_Dissertacao.PDF: 1842975 bytes, checksum: 40e99b8630715f9551098714c8040f00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-06-14T18:53:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TecnicasArgumentativasAaprendizagem_Dissertacao.PDF: 1842975 bytes, checksum: 40e99b8630715f9551098714c8040f00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T18:53:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TecnicasArgumentativasAaprendizagem_Dissertacao.PDF: 1842975 bytes, checksum: 40e99b8630715f9551098714c8040f00 (MD5) Previous issue date: 2017-05-11en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTécnicas Argumentativaspt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectCurso de Fériaspt_BR
dc.subjectArgumentative Techniquespt_BR
dc.subjectVacation Coursept_BR
dc.titleTécnicas argumentativas através da aprendizagem baseada em problema em um curso de fériaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.contributor.advisor1MALHEIRO, João Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7502225344402729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0020141301819176pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar as técnicas argumentativas manifestadas por um grupo de licenciandos participantes de um Curso de Férias, ao buscar soluções para um problema real com a utilização de estratégias experimentais investigativas através da Aprendizagem Baseada em Problemas e analisar como ocorre a construção de esquemas argumentativos neste ambiente não formal de ensino. Para enveredar neste estudo, buscamos referencial teórico em Chaim Perelman e Lucy Olbrechts-Tyteca com o Tratado da Argumentação e na dissertação de João Malheiro que caracteriza um Curso de Férias como uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas, dentre outros que subsidiaram a compreensão desta pesquisa. Caracterizamos este estudo como qualitativo do tipo descritivo exploratório, com ênfase na análise do discurso, sendo os dados constituidos a partir do discurso de seis licenciandos participantes desta pesquisa; observações de atividades com realização de gravações em áudio e vídeo, que posteriormente foram transcritos; e um registro de observações. Os resultados evidenciaram que as técnicas argumentativas mais presentes durante uma socialização no Curso de Férias são vínculo causal e identificação, e que seu uso está associado às necessidades que os cursistas têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões destes. Assim, a ABP em um Curso de Férias possui potencial epistêmico, levando a crer que a construção do conhecimento está relacionada com o desenvolvimento de técnicas argumentativas, que são necessárias para disseminá-lo. Tomando a argumentação como um processo discursivo com características específicas segundo o referencial adotado, acreditamos que quanto mais as metodologias ativas de aprendizagem como a ABP possibilitarem a argumentação, mais a construção de conhecimento será maximizada.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPráticas Docentes e Diversidadept_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4957-2539pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2495-7806pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnicasArgumentativasAaprendizagem_Dissertacao.PDF1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.