Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13221
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 13-Mar-2017 |
metadata.dc.creator: | PAIXÃO, Luciana Aguiar Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Parente, Andrela Garibaldi Loureiro |
Title: | A construção de saberes docentes no desenvolvimento de práticas investigativas |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | PAIXÃO, Luciana Aguiar Silva. A construção de saberes docentes no desenvolvimento de práticas investigativas. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13221. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar os saberes docentes de professores de ciências. Na perspectiva de responder a seguinte questão: Que saberes docentes são produzidos no desenvolvimento de uma prática investigativa? Assumo a pesquisa na perspectiva qualitativa, foram identificados quatro professores, que no seu fazer docente desenvolveram pratica investigativa, suas ações foram realizadas em diferentes localidades do Estado do Pará: Abaetetuba, Inhangapi e Região das Ilhas. Esses sujeitos foram entrevistados e explanaram como foi a experiência. Os dados produzidos a partir da entrevista foram analisados a luz da análise textual discursiva, desse modo pudemos identificar os saberes produzidos. Organizei o processo de análise em cinco eixos, para dar a conhecer os sujeitos em diferentes aspectos, em particular seus saberes. Os saberes construídos a partir da pratica investigativa, foram se constituindo por meio da relação com os estudantes, com a escola e a comunidade, porém, movidos por uma história particular de formação e história de vida, além do desejo de proporcionar aos estudantes aquilo que, na visão dos sujeitos, lhes foi negado em seu processo de escolarização. Assim, evidencio saberes docentes construídos a partir de experiências com as práticas investigativas vivenciadas no decurso da escolarização básica, enquanto estudantes, durante a formação inicial e no exercício da profissão. Estes saberes expressão a compreensões sobre a ciência, a formação do sujeito e o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa evidenciou que o desenvolvimento de práticas investigativas potencializa a construção de saberes, mostrando-se como importante instrumento de formação de professores de ciências. |
Abstract: | This research was to investigate the teaching knowledge of science teachers, with the objective of answer the following question: Which teaching knowledge are produced in the development of an investigative practice? I take the qualitative research. Four teachers were identified, who developed investigative practices in their teaching. Their actions were carried out in different locations in Brazil State of Para: Abaetetuba, Inhangapi and Islands Region. These subjects were interviewed and explained how the experience. The data produced were analyzed based on the guidelines of textual and discursive analysis. In this way, it was possible to identify the knowledge produced. I organized the analysis process into five axes, to know the subjects in different aspects, in particular their knowledge. The Knowledge produced, from investigative practice, was constituted through the relationship with the students, with school and community, however, moved by a particular history of formation and life history, besides the desire to provide to students that which, in the view of the subjects, was denied them in their schooling process. I demonstrate teacher knowledge built from experiences with the investigative practices experienced in the course of basic schooling, as students, during the initial formation and in the exercise of the profession. These knowledges express understandings about science, subject formation and the teaching and learning process. This study showed that the development of investigative practices potentiates the construction of knowledge, showing itself as an important tool for the training of science teachers. |
Keywords: | Saberes docentes Práticas investigativas Professores de ciências Formação de professores Teaching knowledge Investigative practices Science teachers Teacher training |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
metadata.dc.subject.cnpq: | EDUCAÇÃO CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConstrucaoSaberesDocentes_Dissertacao.pdf | 694,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.