Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Denivaldo Pantoja da-
dc.date.accessioned2021-06-15T00:06:43Z-
dc.date.available2021-06-15T00:06:43Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Denivaldo Pantoja da. A invariável prática da regra de três na escola. Orientador: Renato Borges Guerra. 2017. 193 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225-
dc.description.abstractThis research deals with the reason for teachers' action invariability facing the situations of Rule of Three. A comprehension is built from the notion of social practices with mathematics that we call Praxeology with Mathematics, in the light of the anthropological theory of didactics in articulation with the notion of habitus. The results point to implications for teaching based on Mathematical Modelling, in the sense of Praxeological organizations that mobilize mathematical and extra mathematical knowledge structured in accordance with a didactic intention.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-06-15T00:06:30Z No. of bitstreams: 1 InvariavelPraticaRegra_Tese.pdf: 2867599 bytes, checksum: 917b3ba87a0be6d6ef1dbf605c8c7b11 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-06-15T00:06:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 InvariavelPraticaRegra_Tese.pdf: 2867599 bytes, checksum: 917b3ba87a0be6d6ef1dbf605c8c7b11 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T00:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 InvariavelPraticaRegra_Tese.pdf: 2867599 bytes, checksum: 917b3ba87a0be6d6ef1dbf605c8c7b11 (MD5) Previous issue date: 2017-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectRegra de Trêspt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectPraxeologia com Matemáticapt_BR
dc.subjectOrganização Praxeológicapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectRule of Threept_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectPraxeology with Mathematicspt_BR
dc.subjectPraxeological Organizationpt_BR
dc.subjectMathematical Modellingpt_BR
dc.titleA invariável prática da regra de três na escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.cnpqMATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767953869085054pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata do porquê da invariabilidade da ação dos professores frente às situações de Regra de Três. Uma compreensão é construida a partir da noção de práticas sociais com matemática que denominamos Praxeologia com Matemática, à luz da Teoria Antropológica do Didático em articulação com a noção de habitus.Os resultados apontam implicações para o ensino com base na Modelagem Matemática, no sentido das Organizações Praxeológicas que mobilizam saberes matemáticos e extra matemáticos estruturados segundo uma intenção didática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-9082-1018pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-9228-2337pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_InvariavelPraticaRegra.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons