Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 4-Apr-2017
metadata.dc.creator: SILVA, Denivaldo Pantoja da
metadata.dc.contributor.advisor1: GUERRA, Renato Borges
Title: A invariável prática da regra de três na escola
Citation: SILVA, Denivaldo Pantoja da. A invariável prática da regra de três na escola. Orientador: Renato Borges Guerra. 2017. 193 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13225. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata do porquê da invariabilidade da ação dos professores frente às situações de Regra de Três. Uma compreensão é construida a partir da noção de práticas sociais com matemática que denominamos Praxeologia com Matemática, à luz da Teoria Antropológica do Didático em articulação com a noção de habitus.Os resultados apontam implicações para o ensino com base na Modelagem Matemática, no sentido das Organizações Praxeológicas que mobilizam saberes matemáticos e extra matemáticos estruturados segundo uma intenção didática.
Abstract: This research deals with the reason for teachers' action invariability facing the situations of Rule of Three. A comprehension is built from the notion of social practices with mathematics that we call Praxeology with Mathematics, in the light of the anthropological theory of didactics in articulation with the notion of habitus. The results point to implications for teaching based on Mathematical Modelling, in the sense of Praxeological organizations that mobilize mathematical and extra mathematical knowledge structured in accordance with a didactic intention.
Keywords: Regra de Três
Habitus
Praxeologia com Matemática
Organização Praxeológica
Modelagem Matemática
Rule of Three
Habitus
Praxeology with Mathematics
Praxeological Organization
Mathematical Modelling
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
metadata.dc.subject.cnpq: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_InvariavelPraticaRegra.pdf2,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons