Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Lucélia Valda de Matos-
dc.date.accessioned2021-06-15T01:57:02Z-
dc.date.available2021-06-15T01:57:02Z-
dc.date.issued2017-04-26-
dc.identifier.citationCardoso, Lucélia Valda de Matos. O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro Sales. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13227-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the use of manipulative material (built together with the student) as a resource to the teaching-learning process in Basics of Analytical Geometry to a student with acquired blindness. A part of the research (application of the activities) took place in 4 months and consisted of a period of observation, application of interviews and verification of the content worked. The research had the qualitative approach and used as a methodology the case study, in each developed activity, we propose problems that were solved with the aid of the manipulable material, in order to understand what the contributions of this resource to the process of teaching and learning the Basics of Analytical Geometry to students with blindness. In this sense, the research is being developed in a public school established in Mosqueiro (district of Belém / PA) in the neighborhood of Carananduba, involving only a blind student of the third year of high school, night shift. The results obtained by the research demonstrated that the use of the manipulative material contributed to the learning and understanding of the mathematical concepts of the Basics of Analytical Geometry after familiarization with the manipulable material. Thus, the analysis of the data showed that there was a significant contribution in the understanding of the mathematical concepts, which was provided by the strengthening of the interaction and the construction of the manipulable material.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-06-15T01:56:45Z No. of bitstreams: 1 MaterialManipulavelEnsino_Dissertacao.pdf: 2350366 bytes, checksum: a25e6579ef132e525221868d89c8495b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-06-15T01:57:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MaterialManipulavelEnsino_Dissertacao.pdf: 2350366 bytes, checksum: a25e6579ef132e525221868d89c8495b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T01:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MaterialManipulavelEnsino_Dissertacao.pdf: 2350366 bytes, checksum: a25e6579ef132e525221868d89c8495b (MD5) Previous issue date: 2017-04-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectMateriais manipulativospt_BR
dc.subjectEducação matemática e educação de cegopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.subjectAnalytical geometrypt_BR
dc.subjectManipulative materialspt_BR
dc.subjectMathematical education and education of the blindpt_BR
dc.subjectTeaching and learning mathematicspt_BR
dc.titleO material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqMATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Elielson Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5467537517169068pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808749149690236pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar o uso do material manipulativo (construído junto com o aluno) como recurso ao processo de ensinoaprendizagem em Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. Uma parte da pesquisa (aplicação das atividades) se efetivou em 4 meses e constou de um período de observação, aplicação de entrevistas e de verificação do conteúdo trabalhado. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e utilizou como metodologia o estudo de caso, em cada atividade desenvolvida, propomos problemas que foram resolvidos com o auxílio do material manipulável, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica ao discente com cegueira. Nesse sentido, a pesquisa está sendo desenvolvida numa escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/ PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno cego do terceiro ano do Ensino Médio, do turno da noite. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que o uso do material manipulável contribuiu para o aprendizado e compreensão dos conceitos matemáticos das Noções básicas de Geometria Analítica após a familiarização com o material manipulável. Assim, a análise dos dados demonstrou que houve contribuição significativa na compreensão dos conceitos matemáticos, que foi proporcionado pelo fortalecimento da interação e pela construção do material manipulável.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationUniversidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6242-582Xpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaterialManipulavelEnsino_Dissertacao.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.