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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13285
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 7-Mar-2019 |
Autor(es): | ROCHA, Carlos José Trindade da |
Afiliação do(s) Autor(es): | Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | MALHEIRO, João Manoel da Silva |
Título: | Desenvolvimento profissional docente de mestrandos em perspectivas do ensino por investigação em um clube de ciências da UFPA |
Citar como: | ROCHA, Carlos José Trindade da. Desenvolvimento profissional docente de mestrandos em perspectivas do ensino por investigação em um clube de ciências da UFPA. Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13285. Acesso em:. |
Resumo: | Nesta pesquisa, buscamos investigar o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em perspectiva do ensino por investigação de professores mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) que realizaram pesquisas no Clube de Ciências Professor Dr. Cristovam Wanderlei Picanço Diniz, da UFPA/Campus Castanhal. Para isso, objetivamos analisar suas experiências formativas com associação as suas mediações com seus objetos de pesquisas. Metodologicamente, com abordagem qualitativa e características de pesquisa participante, buscamos responder de que forma, a partir da construção de pesquisa em perspectiva do ensino por investigação, verifica-se aspectos de protagonismo, reflexões e intervenções para o DPD. O campo empírico, caracterizado pelas comunidades de práticas foram o PPGECM/UFPA e o Clube de Ciências Professor Dr. Cristovam Wanderlei Picanço Diniz, tendo dois professores mestrandos (PMe1 e PMe2) selecionados para investigação. Para a constituição das informações, foram utilizadas a observação participante, questionário, entrevista e checklist. Nesse contexto, exploramos aportes teóricos sobre formação de professores e DPD em Vaillant e Marcelo (2012), construindo uma topografia socioepistêmica, baseada em Fleck (1994), sobre o ensino por investigação, no período dos séculos XX e XXI no Brasil, tendo como base de sustentação da tese a Teoria da Atividade, concebida por Leontiev (2004) e Engeström (2001). Das análises do conteúdo, emergiram cinco categorias e treze subcategorias de análises, nas quais evidenciamos um DPD com aprendizagens significativas ocorrido pelo engajamento dos professores mestrandos, marcados por fatores motivacionais, intervenções como sujeitos investigativos e do óbice e parcimônia durante o processo de construção de pesquisas, com reflexões e intervenção da realidade, concebendo o PPGECM e Clube de Ciências como comunidades de práticas investigativas e de autoformação, articulada com o processo de formação do Fazer e Ser investigativo. As dificuldades, necessidades e perspectivas futuras dos PMe1 e PMe2, que buscaram DPD através da maestria, podem ser qualificadas no processo de transformação docente de professores especialistas adaptativos, referida a necessidade de disposição para mudar suas aprendizagens, com programação de ações investigativas, maior reforço de apoio à escrita científica e à disseminação de resultados que venham à tona oportunidades de viver, por dentro, a experiência acadêmica vivenciadas na construção de pesquisa aprofundadas e articuladas entre ensino por investigação e as práticas profissionais, provocadas pelo desejo de se desenvolver com profissionalização, profissionalidade e profissionalismo. |
Abstract: | In this research, we sought to investigate the Teacher Professional Development (TPD) from a inquiry perspective by Master's professors of the Graduate Program in Education in Sciences and Mathematics (PPGECM) from the Federal University of Pará (UFPA) who carried out several researches at the Professor Dr. Cristovam Wanderlei Picanço Diniz Science Club, of UFPA/Campus Castanhal.To do so, we seek to analyze their formation experiences in association with their intermediation with their research objects. Methodologically, from a qualitative approach and participant research characteristics, we sought to answer in which way, from the construction of research from the teaching by investigation perspective, the aspects of protagonism, reflections and interventions for the TPD are verified. The empirical field, characterized by the practice communities were the PPGECM/UFPA and the Professor Dr. Cristovam Wanderlei Picanço Diniz Science Club, having two master professors (PMe1 and PMe2) selected for investigation. In order to build up the information, participant observation, questionnaire, interview and checklist were used. In this context, we explore theoretical contributions on teachers' training and TPD in Vaillant and Marcelo (2012), building a socioepistemic topography, based on Fleck (1994), about teaching by investigation throughout the 20th and 21st centuries in Brazil, based on the Theory of Activity thesis, conceived by Leontiev (2004) and Engeström (2001). From the contents analysis, five categories and thirteen subcategories of analysis emerged, in which we evidenced a TPD with significant learning occurred by Master's teachers' engagement, marked by motivational factors, interventions as investigative subjects and the impediment and parsimony during the research construction process, with reflections and reality intervention, conceiving the PPGECM and the Science Club as investigative practice communities and of self-education, linked with the training process of Doing and Being investigative. The difficulties, needs and future perspectives of PMe1 and PMe2, who sought TPD through mastery, may be qualified in the process of transforming teachers into adaptive specialist instructors, referred to the need for willingness to change their learning, with investigative actions planning, more support to scientific writing and the dissemination of results that come to the fore opportunities to experience, from the inside, the academic experience to be lived in deep and articulated research between teaching by investigation and the professional practices, provoked by the desire to develop with professionalization, professionality and professionalism. |
Palavras-chave: | Formação de professores Ensino por investigação Comunidade de prática Motivação Profissionalidade Teacher training Inquiry Practice community Motivation Professionality |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE |
CNPq: | CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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