Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13349
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS, Diana Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2021-08-06T18:43:40Z-
dc.date.available2021-08-06T18:43:40Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Diana Gonçalves dos. Contos de tradição oral e educação ambiental: uma prática interdisciplinar em aulas de ciências. Orientadora: Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13349. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13349-
dc.description.abstractThis work was developed with students of 4th year of basic education school Monsignor Azevedo , where these are from the island of Combu. It is specifically didactic interdisciplinary and transdisciplinary character practices, whose claim was to rescue the local culture through tales of oral tradition as well as mobilizing reflexive attitudes about environmental context relating one of the most prominent problems in the medium environment that is lack of water in certain locations. The proposal led us to find several theoretical studies as it relates to the primitive people lived before the Portuguese colonization, amid their beliefs, myths and stories told as well, in studies related to the environment and water resources. It should be noted immersion in field with conversations wheels with the parents of the students to understand the oral narratives that children bring about their local culture in the activities. So the proposal has enabled us to understand that traditional knowledge empower the process of scientific literacy in the various areas of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-08-06T18:43:20Z No. of bitstreams: 1 ContosTradicaoEducacao.pdf: 1786308 bytes, checksum: 1c08d075ff99abfc08759d4ce7f061f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2021-08-06T18:43:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ContosTradicaoEducacao.pdf: 1786308 bytes, checksum: 1c08d075ff99abfc08759d4ce7f061f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-06T18:43:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ContosTradicaoEducacao.pdf: 1786308 bytes, checksum: 1c08d075ff99abfc08759d4ce7f061f9 (MD5) Previous issue date: 2017-02-15en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectContos de tradição oralpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade em ciênciapt_BR
dc.subjectTales of oral traditionpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity in sciencept_BR
dc.titleContos de tradição oral e educação ambiental: uma prática interdisciplinar em aulas de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, Maria dos Remédios de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896268801860211pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069191000550212pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com estudantes do 4° ano da educação básica da escola Regime de convênio Monsenhor Azevedo, oriundos da ilha do Combu. Trata-se especificamente de práticas didáticas de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, cuja pretensão foi resgatar a cultura local por meio dos contos de tradição oral, bem como mobilizar atitudes reflexivas sobre o contexto ambiental relacionando um dos problemas mais destacados no meio de comunicação: a falta de água em determinada localidades. A proposta nos motivou na busca de vários estudos teóricos no que se relaciona aos povos primitivos que viviam antes da colonização portuguesa, em meio suas crenças, mitos e histórias contadas, bem como, nos estudos relacionados ao meio ambiente e a recursos hídricos. Cabe destacar a imersão em campo com rodas de conversas com os genitores dos estudantes, para compreensão das narrativas orais que as crianças trazem sobre sua cultura local nas atividades. Assim a proposta nos possibilitou a compreensão de que os saberes tradicionais potencializam o processo de alfabetização científica nas diversas áreas de conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO EM CIÊNCIASpt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Pará, UFPA, Brasilpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0478-5285pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ContosTradicaoEducacao_Dissertacao.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.