Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13432
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 23-Set-2020 |
Autor(es): | SANTIAGO, Maria do Carmo da Silva |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | CUNHA, Marcos André Dantas da |
Título: | Discurso e identidade regional: práticas de letramento sobre os rios, a chuva e os ritmos do Pará no 9º ano do Ensino Fundamental |
Citar como: | SANTIAGO, Maria do Carmo da Silva. Discurso e identidade: práticas de letramento sobre os rios, a chuva e os ritmos do Pará no 9º ano do Ensino Fundamenta. Orientador: Marcos André Dantas da Cunha . 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13432. Acesso em: . |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida na área de Linguagem e Letramento, tem por objeto de estudo os discursos dos sujeitos-alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Belém do Pará. Seu objetivo geral consiste em analisar e compreender como é representada e construída a identidade paraense que emerge nos discursos desses sujeitos, a partir de interações promovidas por práticas de letramento sobre os rios, a Chuva, e os ritmos musicais paraenses. Entre alguns dos objetivos específicos, o trabalho pretende promover a partir de uma abordagem discursivo-enunciativa, a participação efetiva dos sujeitos-alunos nas práticas de linguagem realizadas, legitimando seus saberes, vivências e identidades; identificar como os sujeitos-alunos se percebem em relação à identidade paraense; identificar que saberes da cultura e da Amazônia paraense são acionados nos discursos do sujeitos-alunos e se revelam mais recorrentes em situações concretas de interação. Para tanto, a pesquisa apoia-se no aparato teórico-metodológico da Análise Dialógica Discursiva do Círculo de Bakhtin, na perspectiva de pesquisa-ação, dentro de uma abordagem qualitativa e interpretativista, por meio da técnica da observação-participante. O arcabouço teórico-metodológico baseia-se principalmente na concepção dialógica bakhtiniana de linguagem, Bakhtin (1998; 2003; 2006; 2008), Fiorin (2018), Brait (1994; 2010); nos estudos de letramentos Rojo (2009), Soares (2204), Kleiman (2008); nos estudos sobre identidade e culturas Hall (2015; 2000), Canclini (2008), Bauman (2005), Woodward (2000); nos estudos sobre cultura amazônica (Loureiro (2001), Monteiro (2005), dentre outros. A proposta de intervenção foi realizada em sala de aula por meio de duas atividades, que serviram para promover uma primeira abordagem sobre a identidade paraense; e teve seu ponto meio de mediação em três oficinas temáticas intituladas: “No ritmo do Pará”; “Chove, Chuva” e “Esse rio é minha rua”. Com base numa perspectiva sócio-histórica, os dados analisados permitiram elencar singularidades e pluralidades concernentes à identidade dos sujeitos e sua relação com a cultura local. Os resultados demonstraram que em alguns casos, os sujeitos não se identificam com determinados aspectos dessa cultura, sendo esse sentimento de pertencimento ou afastamento, desvelado nos diferentes enunciados, verificando-se relações de maior ou menor resistência e/ou adesão a certas ordens colonizadoras vigentes. |
Abstract: | This dissertation, developed in the area of Language and Literacy, has the purpose to study the discourses of subjects students from the ninth grade of the elementary school in a public state institution of Belém do Pára. The main goal consists of analyze and understand how is represented and built the Paraense cultural identity that emerges in the discourse of these subjects is represented and constructed, from interactions promoted by literacy that deal with the themes; rivers, the Rain, and Paraenses musical rhythms. As specific objectives, the research intends to promote from a discourse-enunciative approach, the effective participation of students in language practices carried out, legitimizing their knowledge, experiences and identities; identify how students perceive themselves concerning Paraense identity; identify what knowledge of culture and Paraense Amazon are triggered in the discourse of the student and are more recurrent in their real situations of interaction. For this, the research is supported by the theoretical-methodological apparatus of the Discourse Dialogical Analysis of the Circle of Bakhtin, from the perspective of action-research, within a qualitative and interpretive approach, through the technique of participant-observation. The theoretical and methodological framework is mainly based on the Bakhtinian dialogical conception of language, Bakhtin (1998; 2003; 2006; 2008), Fiorin (2018), Brait (1994; 2010); in literacy studies Rojo (2009), Soares (2204), Kleiman (2008); in studies on identity and cultures Hall (2015; 2000), Canclini (2008), Bauman (2005), Woodward (2000); in studies on Amazonian culture (Loureiro (2001), Monteiro (2005), and others. The intervention proposal was implemented in the classroom through two activities, that served to promote an approach on Paraense identity; and had its point of mediation in three thematic workshops entitled: “No ritmo do Pará”; “Chove, Chuva” e “Esse rio é minha rua”. Based on a social-historical perspective, the analyzed data permitted to list singularities and pluralities related to the identity of the subjects and their relationship with the local culture. The results showed that in some cases, the subjects do not identify with certain aspects of culture, and this feeling of belonging or distance is revealed in different statements, verifying relations of greater or lesser resistance and/or adherence to certain current colonizing orders. |
Palavras-chave: | Discurso Letramento Cultura Identidade paraense Discourse Literacy Culture Paraense identity |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_DiscursoIdentidadeRegional.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons