Os operadores argumentativos no processo de leitura e de produção textual: uma proposta de ensino para alunos do 9º ano

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2021-04-12

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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SOUZA, Adriane Andrade Souza de. Os operadores argumentativos no processo de leitura e de produção textual: uma proposta de ensino para alunos do 9º. Orientadora: Iaci de Nazaré Silva Abdon. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13442. Acesso em: .

DOI

A presente pesquisa tem como tema o ensino dos operadores argumentativos em gêneros discursivos do domínio jornalístico no tocante ao processo de leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental. O interesse em desenvolvê-la surgiu na própria rotina de sala de aula, como professora de Língua Portuguesa, ao observar a dificuldade dos alunos em construir, com proficiência, adequados textos argumentativos, incluindo o domínio dos operadores linguísticos que sinalizam a relação construída entre argumentos. Como objetivo geral, elegemos elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual do município de Igarapé-Açu, Pará – Brasil, que amplie seu conhecimento acerca da construção da argumentação textual por meio de operadores argumentativos. Para cumprimento dos objetivos pretendidos, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em duas etapas distintas: a primeira referente à construção de informações acerca do conhecimento que os alunos detêm sobre os operadores argumentativos ao procederem à leitura e produção de textos por excelência argumentativos; a segunda concernente à elaboração de uma proposta de ensino pautada no modelo sugerido por Lopes-Rossi (2002). Para embasar a pesquisa, constituem-se como referência os estudos da semântica argumentativa, desenvolvidos por Ducrot (1987, 1989) e construções teóricas da linguística funcional em Halliday e Hasan (1976), Haiman e Thompson (1984), Lehman (1988) e Van Dijk (1981, 1992) e os estudos sistematizados por Koch (1995, 2003, 2009, 2015) no âmbito da linguística textual. A avaliação diagnóstica evidenciou resultados pertinentes à elaboração da proposta de ensino, que, resumidamente, apontam para o fato de que a maioria dos alunos usa operadores argumentativos, mas têm um domínio limitado das possibilidades existentes da língua, bem como revelou a utilização das relações discursivas de conjunção (aditiva) com o operador e com ampla frequência pelos redatores. Evidenciou-se também o desconhecimento da importância dos operadores argumentativos na sinalização das relações semântico-argumentativas no texto, o que justifica a relevância de elaborar-se uma proposta didática com vistas à promoção de mais conhecimento sobre a argumentação construída por recursos linguísticos.

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SOUZA, Adriane Andrade Souza de. Os operadores argumentativos no processo de leitura e de produção textual: uma proposta de ensino para alunos do 9º. Orientadora: Iaci de Nazaré Silva Abdon. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13442. Acesso em: .