Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13556
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Issue Date: Nov-2019
metadata.dc.creator: MOREIRA, Maria Luiza Rodrigues
MATTOS, Carlos André Corrêa de
SOUZA, Matheus Rodrigues Melo de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: O engajamento no trabalho na administração pública estadual: uma pesquisa com servidores no estado do Pará, Brasil
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: MOREIRA, Maria Luiza Rodrigues; MATTOS, Carlos André Corrêa de; SOUZA, Matheus rodrigues Melo de. O engajamento no trabalho na administração pública estadual: uma pesquisa com servidores no estado do Pará, Brasil. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 10., 2019, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13556. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O engajamento é um tema emergente na psicologia organizacional e exprime um comportamento fisicamente envolvido, cognitivamente vigilante e emocionalmente conectado com a atividade laboral. Este construto é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Os profissionais engajados mostram maior iniciativa e entusiasmo para superar os desafios que as tarefas exigem. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as características e a intensidade do engajamento no trabalho entre servidores públicos em um instituto no estado do Pará. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey, com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17). A amostra foi formada por 100 servidores, selecionados em amostragem não probabilística por julgamento. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva, correlacional e multivariada. Os resultados mostraram elevada consistência interna e engajamento com intensidade intermediária em todas as dimensões do construto. A análise de agrupamentos revelou três grupos denominados, conforme a intensidade no engajamento, em baixo (15%), médio (49%) e alto engajamento (15%). As conclusões recomendam investimentos em estratégias de gestão de pessoas, especialmente para equilibrar as demandas do trabalho aos recursos pessoais e organizacionais, que é uma forma de aumentar o engajamento e evitar o adoecimento laboral.
Keywords: Engajamento no trabalho
UWES-17
Administração pública
Gestão de pessoas
Comportamento organizacional
Series/Report no.: Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade
ISSN: 2526-9518
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade da Amazônia
metadata.dc.publisher.initials: UNAMA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/1697
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAAD/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EngajamentoTrabalhoAdministracao.pdf795,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons