Som em blocos: método para construção de conhecimento musical a partir de programação em MIDI

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-09-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

FERREIRA, Rodrigo Rafael Rodrigues da Silva. Som em blocos: método para construção de conhecimento musical a partir de programação em MIDI. Orientador: Márcio Lima do Nascimento. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13596. Acesso em:.

DOI

O presente trabalho de dissertação apresenta a concepção e o desenvolvimento de SOM EM BLOCOS: Método para construção de conhecimento musical a partir de programação em MIDI. A concepção deste método tem como essência a música, em consonância aos avanços tecnológicos no campo dos softwares e no ensino aprendizagem no âmbito musical através de programações, em específico, programação em MIDI. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral, desenvolver um método de auxílio à musicalização de graduandos de cursos como Produção Multimídia da Universidade Federal do Pará- UFPA, baseado em interface de softwares de produção musical (DAW) e como objetivos específicos: auxiliar que estudantes de graduação sem instrução musical formal no processo de criação de suas próprias composições musicais, para usá-las como trilhas sonoras, tendo como base composicional elementos de música eletrônica; fomentar processos de musicalização de alunos de graduação por meio de ferramentas digitais, sem a necessária presença de instrumentos musicais convencionais; qualificar e melhor embasar potenciais processos de autoaprendizagem de alunos de graduação e por último, apresentar formas iniciais e experimentais de aplicação do método para professores do Ensino Superior. Para a construção do referido método utilizamos como referência os textos de Keith Swanwick, Èmile-Jacques Dalcroze, Paulo Freire, Ausubel, Jean Piaget e Seymour Papert. Deste modo, o trabalho está estruturado da seguinte forma: Apresentação da trajetória de desenvolvimento do método, embasamento teórico, características de funcionamento do método e por fim, as primeiras experiências de sua aplicação. O método chama-se SOM EM BLOCOS, devido a seus princípios terem por base a visualização gráfica dos elementos musicais que as DAWs propiciam, levando o aprendente a manipular blocos de informações musicais como se fossem peças de um jogo de montar. O método beneficia-se da estrutura musical, estética e técnicas de produção da música eletrônica, pelas repetições, influência do minimalismo e ostinatos, que favorecem a composição musical a partir de células rítmicas e frases melódicas simples, ideal para o exercício do músico compositor iniciante. Conclui-se que o método apresenta uma boa eficácia como instrumento de musicalização, levando o aprendente a assimilar conceitos fundamentais da música, pela prática da composição, sem a presença de instrumentos convencionais ao ensino inicial de música.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

FERREIRA, Rodrigo Rafael Rodrigues da Silva. Som em blocos: método para construção de conhecimento musical a partir de programação em MIDI. Orientador: Márcio Lima do Nascimento. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13596. Acesso em:.