Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13611
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2021
Autor(es): ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira
PEIXOTO, Elenilce Reis Farias
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : A constituição da identidade linguística surda: a narrativização avaliativa surda sobre Língua Portuguesa e Libras
Otros títulos : The constitution of deaf linguistic identity: the deaf evaluative narrativization about Portuguese Language and Libras
Citación : ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; PEIXOTO, Elenilce Reis Farias; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. A constituição da identidade linguística surda: a narrativização avaliativa surda sobre Língua Portuguesa e Libras. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 9, n. 2, p. 209-223, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v9i2.10679. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13611. Acesso em:.
Resumen: Este trabalho é um recorte de pesquisa cuja base teórica abarca a Análise de Discurso Crítica (ADC) e os Estudos Surdos. Objetiva-se, de modo geral, analisar como são avaliados alguns aspectos do mundo (relação com a Língua Portuguesa e a Libras) por uma aluna surda. Especificamente, busca-se identificar como a estudante surda narrativiza sua experiência e, por conseguinte, compreender as implicações dessas avaliações para seu processo de identificação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica. O objeto são respostas obtidas a partir de uma entrevista com uma estudante surda sobre a sua experiência com a Língua Portuguesa. A análise de dados foi conduzida a partir da ADC e da Linguística Sistêmico Funcional (LSF). A função discursiva pontuada aqui é a identificacional, a partir da análise da categoria avaliação. Os resultados apontam para uma construção negativa sobre a Língua Portuguesa e seu ensino e positiva sobre a Libras, constituindo uma identidade que se afasta da perspectiva ouvintista sobre a surdez assim como da relação entre o surdo e o ensino da Língua Portuguesa como sua segunda língua.
Resumen : This article intends to discuss and bring up ideas for the development of a historical-critical materialist pedagogy within the Portuguese language classes, emphasizing questions and activities to be developed in Elementary School, but which can be applied with variations in other grades too. The texts chosen for analysis and development of the didactic sequence were A Festa no Céu (The party in the Sky), a traditional Brazilian tale narrated by Luís Câmara Cascudo andThe fox and the grapes, one of Aesop's fables. Thus we intend to contribute to the teaching of Portuguese language in Brazil and with the literature`s teaching in Latin American`s Elementary School, reflecting the voices of a pedagogy focused on humanization, critical thinking and reflection on the reality that surrounds us. For this study, we used the theoretical contributions of Labov (1997), Barthes (1976) e Fiorin (2008).
Palabras clave : Identidade surda
Discurso
Língua Portuguesa
Libras
Deaf Identity
Discourse
Portuguese Language
Libras
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN : 2318-1346
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10679
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/nra.v9i2.10679
Aparece en las colecciones: Artigos - NRA/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ConstituicaoIdentidadeLinguistica.pdf243,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons