Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13616
Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Set-2020
Autor(es): BASTOS, Riomar Martins
Primeiro(a) Orientador(a): MAGALHÃES, Edilson Marques
Título: A comunicação entre os setores de uma empresa como principal ferramenta da produção enxuta
Título(s) alternativo(s): Communication between the sectors of a company as a main quality tool of lean manufactury
Citar como: BASTOS, Riomar Martins. A comunicação entre os setores de uma empresa como principal ferramenta da qualidade na produção enxuta.Orientador: Edilson Marques Magalhães. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13616. Acesso em:
Resumo: A necessidade da melhoria no atendimento do cliente final e fornecedores em uma multinacional do Polo Industrial de Manaus, devido à baixa performance de seu KPI (key performance indicator traduzido chaves indicadoras de performance) principal OTD (on time delivery, traduzido: entrega no tempo certo) e que oscilava em 56% de índice de entrega. Desta forma, o objetivo deste trabalho é elevar este índice para 92%. A metodologia aplicada para essa abordagem é centrada na filosofia da produção enxuta e ferramentas da qualidade, e para tanto, foi aplicado em cada área ou setor da empresa um levantamento dos principais problemas que impactam negativamente o KPI principal, portanto, esta pesquisa sugere um método para implementação da produção enxuta baseada em uma visão macro de como funciona uma empresa com um micro controle dos KPI’s. Os resultados apontam a um problema comum principal, qual seja, a comunicação entre os setores da empresa, e vários outros menores que com o apoio da diretoria e aplicação da melhora continua nos processos foi possível elevar o KPI a 92%, e que, atualmente, a empresa possui um índice de entrega de 99%.
Abstract: The need to improve the service to end customers and suppliers at a multinational in the Industrial Pole of Manaus, due to the low performance of its main KPI (key performance indicator) OTD (on time delivery) and which fluctuated by 56% delivery. Thus, the objective of this work is to raise this index to 92%. The methodology applied for this approach is centered on the philosophy of lean production and quality tools, and for that, a survey of the main problems that negatively impact the main KPI will be carried out in each area or sector of the company, therefore, this research suggests a method for the implementation of lean production based on a macro view of how a company works with a micro control of KPI's. The results point to a main common problem, namely, the communication between the sectors of the company, and several smaller ones that with the support of the board and the application of continuous improvement in the processes, it was possible to raise the KPI to 92%, and which, currently, the company has a delivery rate of 99%.
Palavras-chave: Filosofias e ferramentas de qualidade
Comunicação
Chaves indicadoras de performance
Philosophies and quality tools
Communication
Performance indicator keys
Área de Concentração: ENGENHARIA DE PROCESSOS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia de Processos (Mestrado) - PPGEP/ITEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ComunicacaoEntreSetores.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons