Desterritorialização produtiva e mudanças no Marajó: arrecadação, desemprego e violência na cidade de Breves (Pará-Brasil)

Contido em

Oikos: Família e Sociedade em Debate

Citar como

ALVES, Odair José Aragão et al. Desterritorialização produtiva e mudanças no Marajó: arrecadação, desemprego e violência na cidade de Breves (Pará-Brasil). Oikos: Família e Sociedade em Debate, online, v. 31, n. 2, p. 406-427, 2020. DOI: https://doi.org/10.31423/oikos.v31i2.8788. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13641. Acesso em:.

DOI

10.31423/oikos.v31i2.8788
Após o fechamento das grandes madeireiras no município de Breves, tornaram-se evidentes alterações no ciclo econômico e na distribuição populacional, além da maior concentração espacial da população no espaço urbano, acentuando, assim, a distinção entre campo e cidade, dado que problemas econômicos e sociais têm influenciado grandemente o desenvolvimento da região de Breves/Marajó-Pará. Este texto traz a caracterização de Breves, apresentando uma visão geral do município, de seus aspectos econômicos e sociais, bem como busca analisar as modificações socioterritoriais ocorridas nos últimos anos. Para que o debate aqui proposto fosse realizado, foram necessárias pesquisas bibliográficas e visitas a campo, além de pesquisas em órgãos públicos, que disponibilizam dados de população e de criminalidade do município em questão. Breves vem passando por modificações significativas, principalmente devido ao declínio da atividade madeireira e ao surgimento de “novos objetos” (inúmeros estabelecimentos comerciais e de serviços, penitenciária etc.), que vêm alterando a dinâmica urbana e refletindo, diretamente, no modo de vida da população.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal de Viçosa

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFV

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/8788