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Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Ago-2021
Autor(es): SILVA, Adeline Oliveira da
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): SEIXAS, Netília Silva dos Anjos
Primeiro(a) coorientador(a): GONÇALVES, Arlete Marinho
Título: INTENSITEA Protocolo de exercício físico para funções executivas de universitários(as) com TEA
Citar como: SILVA, Adeline Oliveira da. INTENSITEA Protocolo de exercício físico para funções executivas de Universitários(as) com TEA. Orientadora: Netília Silva dos Anjos Seixas; Coorientadora: Arlete Marinho Gonçalves. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13682. Acesso em:.
Resumo: Ao se tratar de alunos com TEA no ensino superior, os desafios tendem a aumentar devido (a) a característica heterogênea desse grupo, em que cada um se revela dentro de um espectro, apresentando características distintas; e (b) ao pouco acesso às informações científicas por parte dos professores. Assim, esta pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória tem o objetivo de elaborar e validar um protocolo de exercícios físicos que estimulem funções executivas de atenção, inibição e memória de trabalho em discentes com TEA, a ser utilizado por profissionais que atendam esse público no ensino superior. A amostra do estudo foi constituída de quatro participantes, do sexo masculino, com idades entre 19 e 23 anos, discentes de graduação na Universidade Federal do Pará, campus Belém, que apresentam o diagnóstico de TEA ou de TEA com outras comorbidades associadas. Cada discente foi convidado a participar de três sessões de intervenções on-line por meio da plataforma Google Meet, sendo a 1ª sessão destinada à explicação dos procedimentos da pesquisa a ele e seu responsável, a 2ª consistiu na sessão controle, a qual foram realizados os testes cognitivos e a visualização de um vídeo informativo de 25 minutos. A 3ª sessão aconteceu sete dias após a 2ª sessão e nela foram realizados os testes cognitivos e 25 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada. Cada sessão teve duração média de 60 minutos. As atividades validadas pelos discentes com TEA contribuíram para a criação do produto final da pesquisa, um protocolo de exercício físico que é apresentado em dois formatos: documento em PDF e videoaula em MP4. Estes dois formatos também foram validados pelo painel de especialistas composto por sete profissionais, entre eles pedagogos(as), terapeuta ocupacional, professores de educação física e profissionais do design, publicidade, social mídia e marketing. Sendo assim, o produto Intensitea poderá servir de base instrucional didática para profissionais que podem fazer uso do protocolo com alunos com TEA, no ensino superior para melhorar o desempenho em tarefas que demandem bom funcionamento das funções executivas de atenção, inibição e memória de trabalho.
Abstract: When we talking about students with ASD in higher education, the challenges tend to increase to (a) the heterogeneous characteristic of this group, in which each one reveals itself within a spectrum, with distinct characteristics and (b) little access to scientific information by teachers. This qualitative, applied and exploratory research aims to develop and validate a physical exercise protocol that stimulates executive functions of attention, inhibition and working memory in students with ASD, to be used by professionals who serve this public in higher education. The study consisted of four male participants, aged between 19 and 23 years, undergraduate students at the Federal University of Pará, Belém campus, who had a diagnosis of ASD or ASD with other associated comorbidities. Each student was invited to participate in three sessions of on line interventions through the Google Meet platform, the 1st session being aimed at explaining the research procedures to him and his guardian, the 2nd one consisted of the control session, in which the cognitive tests and viewing a 25-minute informative video. The 3rd session took place seven days after the 2nd session and the cognitive tests and 25 minutes of moderate-intensity physical exercises were performed. Each session lasted an average of 60 minutes. The activities validated by students with ASD contributed to the creation of the final research product, a physical exercise protocol that is presented in two formats: PDF document and MP4 video class. These two formats were also validated by a panel of experts composed of seven professionals, including pedagogues, occupational therapists, physical education and design, advertising, social media and marketing teachers. The Intensitea product is a didactic instructional basis for professionals who can use the protocol with students with ASD in higher education to improve performance in tasks that demand good functioning of attention, inhibition and working memory.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista-TEA
Ensino superior
Funções executivas
Exercício físico agudo
Autistic Spectrum Disorder-ASD
University education
Executive functions
Acute physical exercise
Área de Concentração: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Linha de Pesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
Programa: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

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