Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13727
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Ago-2017
Autor(es): SOUZA, Ailton Corecha de
TAVARES, Héliton Ribeiro
GOMES, Sérgio Castro
Afiliação do(s) Autor(es): TAVARES, H. R. Universidade Federal do Pará
Título: Modelo de resposta gradual para estimação de habilidades com itens pré-ponderados: uma aplicação comparativa do indicador de competitividade agropecuária de propriedades rurais da região Sul e do Norte
Agência de fomento: 
Citar como: SOUZA, Ailton Corecha de; TAVARES, Héliton Ribeiro; GOMES, Sérgio Castro. Modelo de resposta gradual para estimação de habilidades com itens pré-ponderados: uma aplicação comparativa do indicador de competitividade agropecuária de propriedades rurais da região Sul e do Norte. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 8., 2017, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2017. p. 1-12. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13727. Acesso em:.
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor um Modelo de Resposta ao Item capaz de avaliar o grau de importância dos itens de um teste. Para tanto, considera-se que esses itens recebem uma pré-ponderação segundo algum critério técnico que seja especificado pelo pesquisador da área para estimar as habilidades individuais. A metodologia proposta baseia-se na introdução da variável peso ao Modelo de Resposta Gradual de Samejima em sua função de verossimilhança marginal, condicionado às habilidades e aos parâmetros dos itens e, por conveniência, utilizou-se o processo de estimação por Máxima Verossimilhança Marginal, onde as estimativas pontuais são substituídas pela Esperança a Posteriori. Foi desenvolvido um algoritmo e implementado na linguagem de programação matricial Ox, para a estimação das habilidades. Foram realizadas simulações no sentido de avaliar a qualidade do processo de estimação, além do comportamento do efeito-ponderação do modelo com e sem peso para os itens. Foi realizada uma aplicação para as respostas de 65 propriedades rurais, subdivididas em 36 da região Sul e 29 do Norte para a criação do Índice de Competitividade Agropecuária - ICA, utilizando-se um questionário com 31 itens relativos a 4 fatores, subdivididos em 10 subfatores (itens) de Tecnologia, 10 de Gestão, 4 de Relações de Mercado e 7 de Ambiente Institucional. Para cada conjunto de itens referente a um determinado fator, atribuíram-se pesos diferenciados pelo pesquisador da área segundo critérios específicos. Verificou-se que, a análise dos resultados para a criação deste índice forneceu conclusões bastante coerentes em relação aos desempenhos dessas propriedades rurais.
Palavras-chave: TRI
MRG
Habilidades
Peso
Itens
Título do Periódico: Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade
Tema: Gestão Organizacional e Desenvolvimento: do Global ao Local
Eixo Temático: Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia: Oportunidades e Desafios
ISSN: 2526-9518
País: Brasil
Instituição: Universidade da Amazônia
Sigla da Instituição: UNAMA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/725
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAEST/ICEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ModeloRespostaGradual.pdf804,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons