Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13731
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Ago-2017
Autor(es): CARVALHO, Tarcísio Lemos Monteiro
BASTOS, Rodolpho Zahluth
ROCHA, Gilberto de Miranda
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Urbanização e computação urbana – um dispositivo de desenvolvimento da participação social na cidade de Paragominas - PA
Agência de fomento: 
Citar como: CARVALHO, Tarcísio Lemos Monteiro; BASTOS, Rodolpho Zahluth; ROCHA, Gilberto de Miranda. Urbanização e computação urbana – um dispositivo de desenvolvimento da participação social na cidade de Paragominas - PA. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 8., 2017, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13731. Acesso em:.
Resumo: A população urbana tem aumentado gradativamente nas últimas quarenta décadas, demandando soluções para os diversos problemas de disponibilidade limitada de recursos, que afetam as vidas de bilhões de pessoas na Amazônia, no Brasil e no Mundo. A computação urbana melhora a participação social e pode ajudar a melhorar os serviços na cidade, consequentemente a qualidade de vida das pessoas. A participação social no âmbito nacional é estabelecida na Constituição Federal do Brasil de 1988 e pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 10 de julho de 2001), já na esfera global, mais recentemente, em 2015, a Agenda 2030, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é requisito para o desenvolvimento, que é caracterizado por múltiplas facetas, nas dimensões social, ambiental, politica, econômica, tecnológica. Desta forma, este trabalho parte do princípio de que a participação social é uma dimensão do desenvolvimento e busca utilizar o aplicativo móvel Colab.re como dispositivo de inovação para fortalecer os processos de decisão com a promoção das smart cities. A computação urbana e a disponibilidade de aplicativos móveis que criam redes de relacionamento podem inovar a participação social na maneira como são tomadas as decisões na gestão da cidade. Utilizar do desenvolvimento tecnológico em prol da participação social é substancial na execução desta pesquisa. Para isso, foi necessário criar uma “rede social cidadã” entre a Prefeitura de Paragominas e a sociedade, estimulando a participação social. O resultado é um canal de comunicação entre Prefeitura e cidadãos. Assim, a computação urbana utiliza de dispositivos móveis na certeza de gerar um entendimento “maior” de como impactos pontuais refletem em uma cidade inteira e pode ajudar a vigorar relações entre os vizinhos. O desafio-chave é na mobilização em persuadir as pessoas da utilidade de se conectar uns aos outros e do trabalho em conjunto. Evidenciando como os aplicativos móveis podem ser úteis como dispositivos de inovação na intensificação da experiência vivida por um indivíduo, na construção de uma análise partilhada sobre os desafios coletivos urbanos na cidade de Paragominas-PA. O resultado como produto é um plano de execução para as secretarias de como tratar as informações postadas no Colab.re.
Palavras-chave: Urbanização
Computação urbana
Participação social
Gestão da cidade
Título do Periódico: Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade
Tema: Gestão Organizacional e Desenvolvimento: do Global ao Local
Eixo Temático: Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia: Oportunidades e Desafios
ISSN: 2526-9518
País: Brasil
Instituição: Universidade da Amazônia
Sigla da Instituição: UNAMA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/750
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - NUMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_UrbanizacaoComputacaoUrbana.pdf11,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons