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Tipo: Dissertação
Data do documento: 16-Dez-2019
Autor(es): SANTOS, Batista Moraes dos
Primeiro(a) Orientador(a): MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Título: Práticas colaborativas de professores ribeirinhos: reflexões sobre a construção do conceito de número
Citar como: SANTOS, Batista de Moraes dos. Práticas colaborativas de professores ribeirinhos: reflexões sobre a construção do conceito de número. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13781. Acesso em:.
Resumo: A pesquisa tratou da formação do professor frente ao conceito de número no primeiro ano do Ensino Fundamental em escolas ribeirinhas, com referência nas ações colaborativas do pesquisador e de dois professores escolares. Teve como objetivo compreender processos cognitivos na construção do conceito de número de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em escolas ribeirinhas, por meio de práticas docentes colaborativas, com reflexões e intervenções no ensino e em aprendizagens matemáticas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter colaborativo da qual participaram o professor pesquisador, dois professores colaboradores, 20 alunos do 1˚ ano da Escola ‘A’ da rede municipal de ensino, e 24 alunos do 1º ano da Escola ‘B’ da rede estadual de ensino, ambas localizadas na Ilha de Cotijuba, área ribeirinha do município de Belém-PA. Durante o primeiro semestre letivo de 2018, foram realizadas observações participantes, momentos de estudos de textos e elaboração de atividades matemáticas, visando melhorar a formação pedagógica dos envolvidos para compreender e intervir nos processos de construção conceitual de número dos alunos. As bases teóricas e conceituais fundamentam-se nos estudos psicogenéticos de Jean Piaget e colaboradores, com ênfase no conceito de número e na construção dele pela criança. As análises e as ações colaborativas realizadas indicam que os alunos ao iniciarem o ensino fundamental apresentam noções de numeralização, visto que sabem o que é muito, o que é pouco, maior e menor e percebem o numeral como representante de quantidade. Todavia, ao final notamos ainda que poucos alunos apresentam a percepção relacional de número, pois ainda não realizam a igualdade e a conservação de quantidades descontínuas, embora tenham avançado com as atividades realizadas. Quanto ao contexto colaborativo, percebeu-se, ao longo da pesquisa, que o compartilhar de experiências e momentos de formação no ambiente de atuação geram possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e dos alunos desses professores. A colaboração alicerça o pensar e o agir; e o agir e refletir em um movimento espiralado que perpassa a observação crítica da própria prática frente às ações do outro e a sua própria ação, intervindo diretamente no fazer pedagógico dos professores e na aprendizagem de seus alunos.
Abstract: This research involves teacher training in face of the concept of number in the first year of elementary school in riverside schools in Belém, taking as a reference collaborative actions involving the researcher teacher and two schoolteachers. The research is characterized as qualitative, of collaborative character and had as general objective to understand cognitive processes in the construction of the concept of number of students of the first year of Elementary School in riverside schools, through collaborative teaching practices, seeking to reflect and intervene in these processes of mathematical teaching and learning. A research professor, two collaborating professors, 20 students from the 1st year of School 'A' from the municipal school system and 24 students from the 1st year of School 'B' from the state school participated in the research, both located on the island of Cotijuba in riverside area of the municipalityof Belém-PA. During the first academic semester of 2018, participant observations, moments of text studies and preparation of mathematical activities were carried out, aiming to improve the pedagogical training of those involved to understand and intervene in the processes of conceptual construction of the number of students. The theoretical and conceptual bases are based on the psychogenetic studies of Jean Piaget and his collaborators. Analyzes and collaborative actions carried out indicate that students, when starting elementary school, present notions of numeralization, since they know what a lot is, what is little, greater, and lesser and perceive the numeral as a representative of quantity. However, few have the relational perception of number, as they still do not achieve equality and the conservation of discontinuous quantities, meanwhile they have advanced in their understanding of number through the activities they participated in the research. As for the collaborative context, it was noticed, throughout the research, that the sharing of experiences and training moments in the working environment generate possibilities for personal and professional development of the teachers and students of these teachers. Collaboration underpins thinking and acting; and acting or reflecting in a spiraling movement that permeates the critical observation of one's own practice in the face of the actions of the other and his own action, intervening directly in the pedagogical practice of teachers and in the learning of students of these teachers.
Palavras-chave: Conceito de número
Reflexões docentes
Ação colaborativa
Escola ribeirinha
Number concept
Teaching reflections
Collaborative action
Riverside school
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

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