Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13783
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Jul-2016 |
Autor(es): | LIMA, Marcelino Carmo de |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALVES, José Jerônimo de Alencar |
Título: | A institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará: dos “sacamuelas” aos cientificistas (1911- 1920) |
Agência de fomento: | FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas |
Citar como: | LIMA, Marcelino Carmo de. 1986: a institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará: dos “sacamuelas” aos cientificistas (1911-1920). Orientador: Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13783. Acesso em:. |
Resumo: | A Escola Livre de Odontologia do Pará foi criada em 1914, com objetivo de disseminar o ensino odontológico moderno. Ela foi fundada por cirurgiões dentistas, médicos e farmacêuticos, que ocupavam cargos relevantes na estrutura política e institucional do Estado. O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de institucionalização do ensino odontológico na Escola Livre de Odontologia do Pará. A pesquisa se situa entre 1911 e 1920, pois abrange um período em que mudanças foram introduzidas na regulamentação da prática odontológica, passando pela criação da Escola, até o momento em que ela se adéqua às normas nacionais previstas para as Faculdades, em que, a partir de então se tornou Faculdade Livre de Odontologia do Pará. Na pesquisa procuramos analisar: os antecedentes da criação da Escola; as relações na prática odontológica no Pará; as resistências no processo de introdução de novas práticas odontológicas. Para isso, foram analisados os currículos da escola, atas da Congregação e os discursos dos docentes e governantes, etc. A pesquisa mostrou que antes da criação da Escola havia cirurgiões dentistas e dentistas práticos, que atuavam no campo odontológico local. Esses grupos disputaram pelo monopólio da prática odontológica no Pará. Os cirurgiões dentistas buscavam ampliar os espaços da odontologia moderna em meio à sociedade. Defendiam que sua prática odontológica era científica. Utilizavam-se de discursos que desqualificavam aos dentistas práticos. Com a criação da Escola Livre de Odontologia promoveu-se o ensino odontológico na região, que visava expandir o número de profissionais da saúde formados na ordem do discurso moderno, ou seja, profissionais formados no discurso científico. A Escola buscou ampliar o espaço da odontologia moderna no meio da população local, criando a Clínica de assistência dentária, que se destinou a prestar serviços cirúrgicos dentários gratuitamente a soldados da Brigada Militar, desvalidos do Hospício de Alienados e alunos das escolas públicas de Belém. |
Abstract: | The Escola Livre de Odontologia do Pará (Free School of Dentistry of Pará) was created in 1914, with objective to disseminate modern dental education. It was founded by surgeonsdentists, doctors and pharmacists who occupied important positions in the political and institutional structure of the State. The objective of this research is analyze the conditions of dental education institutionalization in the Escola Livre de Odontologia do Pará. The research locates between 1911 and 1920, because it embraces a period in which changes were introduced in the regulation of the dental practice, through the creation of the School, until the moment she fits to national rules laid down for the Faculties, in which the since then became Faculdade Livre de Odontologia do Pará (Free College of Dentistry of Pará). In the research we tried to analyze: the antecedents of the creation of the School; the relationships in dental practice in Pará; the resistances in the process of introduction of new dental practices. For this, the school curricula were analyzed, the registers of the Congregation and discourse of teachers and rulers, etc. Research has shown that before the creation of the School had dentists and practical dentists, who worked at the local dental field. These groups competed for the monopoly of dental practice in Pará. The dentists sought to expand areas of modern dentistry in the midst of society. They argued that their dental practice was scientific. They did use speeches that disqualify the practical dentists. With the creation of the Escola Livre de Odontologia was promoted dental education in the region, aimed at expanding the number of health professionals trained in the order of modern discourse, ie, graduates in scientific discourse. The school sought to expand the space of modern dentistry in the middle of the local population, creating the clinic dental care, which intended to provide dental surgical services free the soldiers of the Military Brigade, interns of the Hospice for the Insane and students from public schools in Belém. |
Palavras-chave: | História Ciência Ensino Odontologia Pará History Science Teaching Dentistry Pará |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS |
CNPq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS :: CIÊNCIA >> ESTUDO E ENSINO CIÊNCIAS HUMANAS :: EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InstitucionalizacaoEnsinoOdontologico_Dissertacao.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.