Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas

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2016-08-26

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COELHO, Antonia Ediele de Freitas. Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas. Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13784. Acesso em:.

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O presente estudo trata das Habilidades Cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um Curso de Férias, ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual se utiliza de metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa de seus cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas principalmente na Aprendizagem Baseada em Problemas. Dessa forma, objetivou-se analisar quais os níveis de Habilidades Cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas e também nos momentos de socialização de suas descobertas. Procura-se ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as Habilidades manifestadas pelo grupo de professores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de recursos como diários de campo, vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. Para estabelecimento das categorias de análise utilizou-se as ideias de Zoller, o qual propõe que as Habilidades Cognitivas podem ser evidenciadas de acordo com o baixo ou alto nível de cognição, alcançadas por meio da resolução de um problema, sendo denominadas de Algorítmicas, Habilidades Cognitivas de baixa ordem e Habilidades Cognitivas de alta ordem, essas categorias são aqui identificadas em cinco níveis propostos de acordo com sua caracterização. As perguntas elaboradas pelos monitores também são classificadas em quatro níveis categorizados, de acordo com a proposta de Suart. Deste modo, as análises compõem-se em duas situações problemáticas que foram selecionadas segundo os dados coletados com a pesquisa. Durante as análises realizadas em cada um dos episódios considerados mais proeminentes, foi possível identificar que as Habilidades Cognitivas desenvolvidas pelos professores relacionam-se diretamente ao vínculo identificado na relação monitor-cursista e também cursista-cursista, já que a cooperação presente durante os momentos de realização das atividades propostas no curso contribuem significativamente para que se alcancem os mais altos níveis de cognição, bem como altos níveis de formulação de perguntas, haja vista que em diversas situações os professores se utilizam de discursos existentes em discussões anteriores realizadas pela equipe ou procura auxiliar-se por meio das indagações constantes realizadas pelos monitores. Com base nessa pesquisa, é possível identificar que a utilização de atividades experimentais investigativas contribui consideravelmente para o desenvolvimento e manifestação de Habilidades Cognitivas de alta ordem. As atividades desenvolvidas neste Curso de Férias aproximam-se dos objetivos apresentados pela Aprendizagem Baseada em Problemas e é perceptível em diversos momentos a manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos professores participantes.

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COELHO, Antonia Ediele de Freitas. Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas. Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13784. Acesso em:.