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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13784
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Ago-2016 |
Autor(es): | COELHO, Antonia Ediele de Freitas |
Primeiro(a) Orientador(a): | MALHEIRO, João Manoel da Silva |
Título: | Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas |
Citar como: | COELHO, Antonia Ediele de Freitas. Desenvolvimento de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a aprendizagem baseada em problemas. Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13784. Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo trata das Habilidades Cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um Curso de Férias, ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual se utiliza de metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa de seus cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas principalmente na Aprendizagem Baseada em Problemas. Dessa forma, objetivou-se analisar quais os níveis de Habilidades Cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas e também nos momentos de socialização de suas descobertas. Procura-se ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as Habilidades manifestadas pelo grupo de professores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de recursos como diários de campo, vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. Para estabelecimento das categorias de análise utilizou-se as ideias de Zoller, o qual propõe que as Habilidades Cognitivas podem ser evidenciadas de acordo com o baixo ou alto nível de cognição, alcançadas por meio da resolução de um problema, sendo denominadas de Algorítmicas, Habilidades Cognitivas de baixa ordem e Habilidades Cognitivas de alta ordem, essas categorias são aqui identificadas em cinco níveis propostos de acordo com sua caracterização. As perguntas elaboradas pelos monitores também são classificadas em quatro níveis categorizados, de acordo com a proposta de Suart. Deste modo, as análises compõem-se em duas situações problemáticas que foram selecionadas segundo os dados coletados com a pesquisa. Durante as análises realizadas em cada um dos episódios considerados mais proeminentes, foi possível identificar que as Habilidades Cognitivas desenvolvidas pelos professores relacionam-se diretamente ao vínculo identificado na relação monitor-cursista e também cursista-cursista, já que a cooperação presente durante os momentos de realização das atividades propostas no curso contribuem significativamente para que se alcancem os mais altos níveis de cognição, bem como altos níveis de formulação de perguntas, haja vista que em diversas situações os professores se utilizam de discursos existentes em discussões anteriores realizadas pela equipe ou procura auxiliar-se por meio das indagações constantes realizadas pelos monitores. Com base nessa pesquisa, é possível identificar que a utilização de atividades experimentais investigativas contribui consideravelmente para o desenvolvimento e manifestação de Habilidades Cognitivas de alta ordem. As atividades desenvolvidas neste Curso de Férias aproximam-se dos objetivos apresentados pela Aprendizagem Baseada em Problemas e é perceptível em diversos momentos a manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos professores participantes. |
Abstract: | The present study deals with on the Cognitive Skills manifested by a group of six teachers participants in a Vacation Course, occurred in the city of Belém (PA), which uses methodologies that seek to encourage more active participation of its course participants, by means of the realization of practical activities grounded mainly on Problem Based Learning. Thus, it was aimed to analyze which Cognitive Skills levels manifested by teachers to solve a real problem, while conducting investigative experimental activities and also in moments of socialization of their findings. Seeks to also ponder over the questions elaborated by the monitors and its intrinsic relationship with the Skills expressed by the teachers group. The research is characterized as qualitative, using features such as field diaries, video recordings, with subsequent transcription of participants' speech to its constitution. To establishment of the categories of analysis was used the Zoller ideas, which proposes that the Cognitive Skills can be evidenced according to the low or high level of cognition, achieved by means of the resolution of a problem, being denominated Algorithmics, Lower Order Cognitive Skills and Higher Order Cognitive Skills, these categories are identified here in five levels proposed according to their characterization. The questions elaborated by the monitors are also classified in four levels categorized according to the proposal for Suart. Thus, the analysis are composed of two problematic situations that were selected according to the data collected with the research. During the analysis performed in each of the episodes considered most prominent, it was possible to identify that the cognitive skills developed by teachers relate directly to the link identified in the monitor-course participant relationship and also course participant-course participant since cooperation present during moments of realization of the activities proposed in the course contribute significantly to achieving the highest levels of cognition, as well as high levels of formulating questions, given that in many situations the teachers make use of existing discourses in previous discussions by the team or seek help by means of the constant inquiries carried out by the monitors. Based on this research, can be identified that the use of investigative experimental activities contributes significantly to the development and manifestation of high-order Cognitive Skills. The activities developed in this Vacation Course approximate the objectives presented by Based Learning Problems and is perceptible at different moments the manifestation of N4 and N5 skills levels of cognition in the participating teachers. |
Palavras-chave: | Habilidades cognitivas Curso de férias Atividades experimentais investigativas Aprendizagem baseada em problemas Cognitive skills Vacation course Experimental activities investigative Problem based learning |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DOCÊNCIA E DIVERSIDADE |
CNPq: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS :: CIÊNCIA >> ESTUDO E ENSINO CIÊNCIAS HUMANAS :: EDUCAÇÃO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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