Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13790
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Fev-2021 |
Autor(es): | OBALSKI FILHO, Sérgio |
Primeiro(a) Orientador(a): | MENEZES, Aline Beckmann de Castro |
Título: | Distúrbio do processamento auditivo na escola: construção de cartilha educativa para professores. |
Título(s) alternativo(s): | Auditory processing disorder in school: construction of educational booklet for teachers. |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | OBALSKI FILHO, Sérgio. Distúrbio do processamento auditivo na escola: construção de cartilha educativa para professores. Orientadora: Aline Beckmann de Castro Menezes. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13790. Acesso em: |
Resumo: | O distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) caracteriza-se como uma dificuldade em discriminar adequadamente os estímulos sonoros. Pesquisas têm demonstrado que muitos estudantes com DPAC apresentam baixo rendimento escolar e grandes dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, fato que aparentemente está correlacionado à baixa consciência fonológica. O presente trabalho busca, através de uma pesquisa metodológica, construir e validar uma tecnologia educacional para auxiliar professores de alunos com DPAC. Trata-se de um estudo exploratório-metodológico, realizado em três fases: 1) estudo exploratório, 2) revisão da literatura e 3) construção da tecnologia educacional. Participaram do estudo três professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de uma escola de ensino regular do Rio de Janeiro, juntamente com seus respectivos alunos diagnosticados com distúrbio do processamento auditivo central (cinco participantes). Foram realizadas entrevistas com os participantes e partindo da análise dos dados das entrevistas houve a construção da tecnologia educacional em formato de cartilha. |
Abstract: | Central auditory processing disorder (CAPD) is characterized as a difficulty in properly discriminating sound stimuli. Research has shown that many students with CAPD have low school performance and great difficulties in learning to read and write, a fact that is apparently correlated with low phonological awareness. This work seeks, methodological research, to build and validate an educational technology to assist teachers of students with CAPD. This research is an exploratory-methodological study, carried out in three phases: 1) exploratory study, 2) literature review and 3) construction of educational technology. Participated three teachers from the 1st to the 3rd years of elementary school at a regular school in Rio de Janeiro, along with their respective students diagnosed with central auditory processing disorder. |
Palavras-chave: | Distúrbio do processamento auditivo central Construção de tecnologia educacional Análise do comportamento Central auditory processing disorder Construction of educational technology Behavior analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://ppgtpc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes/3675-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_DisturbioProcessoAuditivo.pdf | 8,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons