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Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Jun-2021
Autor(es): GODINHO, Rejane Célia de Souza
Primeiro(a) Orientador(a): PONTES, Fernando Augusto Ramos
Título: Redes sociais via estrutura social cognitiva em adolescentes de uma turma do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Social networks via cognitive social structure in adolescents from a high school classroom. masters dissertation
Citar como: GODINHO, Rejane Célia de Souza. Redes sociais via estrutura social cognitiva em adolescentes de uma turma do ensino médio. Orientador: Fernando Augusto Ramos Pontes. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13792. Acesso em:
Resumo: A estrutura social cognitiva mapeia as relações sociais percebidas pelos atores. Este estudo caracteriza o padrão de rede de uma sala de aula do ensino médio e verifica a percepção e a precisão das relações nesse ambiente. Para este fim, foram realizados dois estudos interconectados: 1) revisão baseada em análise de estrutura social cognitiva que objetivou investigar e sistematizar a literatura referente ao design de Estrutura Social Cognitiva na análise de rede social em ambiente escolar para identificar vazios, contribuições, limitações e aprimoramento desta técnica. 2) Estudo descritivo e exploratório para caracterizar o posicionamento diferencial de adolescentes na topologia da rede social, de acordo com a estrutura social cognitiva, quanto aos padrões de rede (maior ou menor densidade). Os resultados do primeiro estudo indicam estratégias que mensuram a precisão das percepções individuais e em grupo dos relacionamentos estabelecidos em dada rede social. Com base nesses dados, o estudo dois caracterizou o posicionamento diferencial de adolescentes na topologia da rede social e descobriu que os sujeitos com maior precisão na identificação das relações reais são os sujeitos que percebem o grupo de modo menos denso, e com separações claras entre subgrupos. Nossos resultados diferem da pouca literatura na área quanto a maior precisão em sujeitos com menor centralidade de grau e intermediação.
Abstract: Cognitive social structure maps social relationships perceived by the actors. This study characterizes network pattern of a high school classroom and verifies relationship perception and accuracy in this environment. To this end, two interconnected studies were carried out: 1) A review based on cognitive social structure analysis that aimed to investigate and systematize literature regarding the design of Cognitive Social Structure in social network analysis in a school environment to identify gaps, contributions, limitations, and improvement of this technique. 2) Descriptive and exploratory study to characterize differential positioning of adolescents in the social network topology, according to cognitive social structure, in terms of network patterns (greater or lesser density). The results of the first study indicate strategies that measure individual accuracy and group perceptions of the relationships established in each social network. Based on these data, study two characterized the differential positioning of adolescents in the social network topology and found that the subjects with greater precision in identifying real relationships are subjects who perceive the group less densely, and with clear separations between subgroups. Our results differ from little literature in the area regarding greater precision in subjects with less centrality of degree and intermediation.
Palavras-chave: Estrutura social cognitiva
Análise de redes sociais
Contexto escolar
Adolescentes
Precisão
Percepção
Social cognitive structure
Social network Analysis
School context
Adolescents
Accuracy
Perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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