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Tipo: Tese
Data do documento: 27-Jun-2016
Autor(es): MIRANDA, Werventon dos Santos
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Nova Ipixuna - Pará
Primeiro(a) Orientador(a): GUERRA, Renato Borges
Segundo(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Título: Estudando o obstáculo didático sob a ótica da teoria antropológica do didático
Citar como: MIRANDA, Werventon dos Santos. Estudando o obstáculo didático sob a ótica da teoria antropológica do didático. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2016. 115 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13798. Acesso em:.
Resumo: As estatísticas educacionais evidenciam dificuldades no aprendizado de Matemática. Assim, apesar de tais dificuldades estarem presentes ao longo de todo o Ensino Fundamental, contata-se que os índices de reprovação nas turmas iniciais do segundo segmento em relação às turmas finais do primeiro segmento são expressivamente maiores. Essa tendência sugere que se estabelecem lacunas na passagem dos alunos do primeiro para o segundo segmento. Com esse foco, temos como objetivo identificar elementos que compõem as epistemologias institucionais utilizadas no ensino de Matemática das turmas do primeiro e das turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental em relação ao ensino de fração. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O resultado da pesquisa realizada mostra que a atual estrutura do Ensino Fundamental brasileiro é fruto de acordos e pressões internacionais para haver a ampliação da escolaridade obrigatória. Tais fatos levaram o país a unir o antigo ensino primário com o ensino ginasial que era a primeira fase do ensino médio com a eliminação do ―exame de admissão‖ e formando o que hoje é o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Essa nova estrutura é supostamente contínua, mas que se revela como ―dois blocos distintos e justapostos‖ porque adquirem características que os distinguem e permitem que sejam vistos como duas instituições em termos de: (1) estrutura organizacional, (2) forma didática em que os conteúdos disciplinares são ensinados e (3) exigência mínima na formação dos profissionais habilitados a exercer a função docente em cada um desses blocos denominados de segmentos. Conforme a pesquisa, ficou evidenciada a existência de diferença na abordagem de ensino de fração entre os segmentos, denominada de Epistemologia Institucional, que se torna um obstáculo didático no aprendizado de fração entre os alunos que iniciam o segundo segmento do ensino fundamental. Consequentemente, é chamado de Obstáculo Didático Institucional.
Abstract: Statistics on education reveal difficulties in learning Mathematics. Thus, although such difficulties are present throughout Elementary School, it is important to note that expressively higher failure rates are observed among beginners of the second segment relative to concluding students of the first segment. This trend suggests that gaps are established as students are promoted from the first to the second segment. With this focus, we aim to identify elements that make-up the institutional epistemologies used in the teaching of Mathematics to students of the first and second segments of elementary education in relation to the teaching of fraction. In-order to achieve this goal, a qualitative literature review was undertaken. The results show that the current structure of Fundamental Education in Brazilian is the result of international agreements and pressures to expand compulsory schooling. These facts led the country to unite the old primary education with the junior high school, which was the first phase of high school with the elimination of the ―admission exam‖, and thus, forming the current nine (9) year Elementary Educational structure. This new structure is supposedly continuous, but is actually seen as ―two distinct and juxtaposed blocks‖ because they acquire characteristics that distinguish them and allow them to be seen as two institutions in terms: (1) the organizational structure, (2) the manner in which the content of each disciplinary is taught and (3) the minimum requirements of professionals qualified to teaching in each of these blocks that are also known as segments. Based on the research, each segment adopts a different approach to teach fractions. Such differential in Institutional Epistemology is seen as a didactic obstacle in the learning of fraction among students that initiate the second segment of elementary school. Hence, it is referred to as an Institutional Didactic Obstacle.
Palavras-chave: Fração
Currículo
Ensino fundamental
Formação docente
Obstáculo didático institucional
Fraction
Curriculum
Elementary school
Teacher training
Institutional didactic obstacle
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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