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Tipo: Tese
Data do documento: 22-Jan-2018
Autor(es): OLIVEIRA, Marcelo de Sousa
Afiliação do(s) Autor(es): UNIFESSPA
Primeiro(a) Orientador(a): SILVEIRA , Marisa Rosâni Abreu da
Título: A utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos : uma investigação à luz da filosofia de Wittgenstein
Citar como: OLIVEIRA, Marcelo de Sousa. A utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos : uma investigação à luz da filosofia de Wittgenstein. Orientadora: Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira. 2018. 142 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13799. Acesso em:.
Resumo: Nesta pesquisa procuro investigar a utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos. As justificativas sustentam-se na possibilidade de gerar subsídios para uma compreensão sobre a apresentação e a compreensão desses conceitos, mediante as discussões em torno da constituição de sentido nesse domínio específico do conhecimento. A pesquisa se caracteriza como teórica, porém, em função do referencial teórico, utilizo exemplos de situações de ensino extraídos de documentos oficiais de orientações curriculares, de livros didáticos ou simplesmente situações formuladas para ilustrar a discussão, com a finalidade de clarificar a região de inquérito delimitada, o que se constitui como uma metodologia que tem inspiração na terapia filosófica wittgensteiniana. A análise foi fundamentada na filosofia de Ludwig Wittgenstein, para a qual, o gesto ostensivo é um instrumento linguístico que nos permite estabelecer uma ligação interna entre uma palavra e o objeto para o qual apontamos. Minha análise aponta que o gesto ostensivo pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos, na medida em que, se configura como um meio de apresentação de convenções linguísticas, porém, pode também causar mal entendidos quando é apresentado de maneira ambígua, o que dificulta um treinamento adequado para os alunos dominarem a técnica associada à constituição do sentido do conceito em questão.
Abstract: In this research I investigate the use of ostensive gestures in the teaching of mathematical concepts. The justifications are based on the possibility of generating subsidies for an understanding of the explanation and understanding of these concepts, through discussions on the construction of the sense in this specific field of knowledge. The search is characterized as theoretical, but, in function of the theoretical reference, I use examples of teaching situations extracted from official curriculum guidelines, textbooks or simply situations formulated to illustrate the discussion, in order to clarify the region of investigation, which constitutes a methodology that has inspiration in Wittgensteinian philosophical therapy. The analysis was based on the philosophy of Ludwig Wittgenstein, for which ostensive gesture is a linguistic instrument that allows us to establish an internal connection between a word and the object to which we point. My analysis points out that the ostensive gesture can favor the understanding of mathematical concepts, insofar as it is configured as a means of presenting linguistic conventions, however, it can also cause misunderstandings when presented in an ambiguous way, which makes it difficult to have an adequate training for the students to master the technique associated with the constitution of the meaning of the concept in question.
Palavras-chave: Definição ostensiva
Jogos de linguagem
Semelhanças de família
Treinamento
Ostensive definition
Language games
Family resemblances
Training
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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