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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13803
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 7-Jul-2021 |
Autor(es): | REIS, João Victor Medeiros da Silva |
Primeiro(a) Orientador(a): | CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves |
Título: | Metas parentais de socialização da emoção em Vilas agrícolas e pesqueiro extrativistas no norte do brasil. |
Título(s) alternativo(s): | Parental goals for the socialization of emotion in agricultural and fishing-extractivist villages from northern brazil |
Citar como: | REIS, João Victor Medeiros da Silva. Metas parentais de socialização da emoção em vilas agrícolas e pesqueiro extrativistas no norte do brasil. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13803. Acesso em: |
Resumo: | A partir do conceito de socialização como processo de transmissão cultural que envolve o compartilhamento de regras, valores e crenças parentais, a presente dissertação, embasada no Modelo Ecocultural do Desenvolvimento Humano, objetivou analisar e comparar as metas e estratégias parentais de socialização da emoção de mães e pais em vilas agrícolas e pesqueiroextrativista. Assim, investigaram-se os objetivos desses cuidadores em relação ao desenvolvimento emocional que inicia na infância e como estes acreditam que podem alcançá- los. Participaram desta pesquisa 66 cuidadores, entre mães e pais residentes em vilas pesqueiroextrativistas do município de Bragança-PA, na Mesorregião do Nordeste Paraense, e também de vilas agrícolas do município de Castanhal-PA, na Mesorregião Metropolitana de Belém. Os dados foram coletados a partir do Formulário de Identificação dos Participantes (FIP), do Formulário de Dados Sociodemográficos (FDSD) e do Questionário de Metas de Socialização da Emoção (QMSE). Primeiramente foram relatados os resultados referentes às vilas pesqueiroextrativistas, contexto inédito em investigações como esta, e logo após foram descritos e comparados os dados coletados em vilas pesqueiro-extrativistas de Bragança e vilas agrícolas de Castanhal. Verificou-se inicialmente que nas metas de socialização da emoção de cuidadores das vilas pesqueiro-extrativistas predominaram evocações da categoria ‘automaximização’ (63,64%), seguidas da categoria ‘emotividade’ (19,83%). Quanto às condições para o desenvolvimento das crianças, os cuidadores responderam em sua maioria com evocações referentes à categoria ‘centradas no cuidador’ (37,70%), já em relação às estratégias que os cuidadores acreditavam ser possível realizar para que as crianças desenvolvessem as características almejadas, prevaleceram evocações da categoria ‘educar/orientar’ (56,92%). Na comparação entre os dois contextos de pesquisa, predominaram, em ambos, metas de socialização da emoção da categoria ‘automaximização’ e a aplicação do Teste Qui-quadrado de Independência apontou associação significativa (p = 0,0021) entre esta categoria e os contextos pesquisados. O teste indicou ainda que os cuidadores das vilas pesqueiro-extrativistas de Bragança que apresentaram frequência de respostas, nesta categoria, maior que a obtida nas vilas agrícolas de Castanhal. Também predominaram nos dois contextos de pesquisa respostas representadas pela categoria ‘centradas no cuidador’, mas sem diferença significativa das categorias centrais na comparação entre os dois contextos, como sugere o resultado obtido pelo Teste Qui-quadrado de Independência e Teste Exato de Fisher. Quanto às ações dos próprios pais para que as crianças tenham as características objetivadas, os cuidadores dos dois contextos apresentaram respostas em sua maioria referentes à categoria ‘educar/orientar’, porém sem associação significativa entre tal categoria e os contextos pesquisados, segundo o Qui-quadrado de Independência e Exato de Fisher. Tais resultados sugerem que os cuidadores socializam seus filhos a partir da construção de um self autônomo-relacional, com tendência à valorização da autonomia na expressão das emoções e na tomada de decisões relacionadas a estas. Além disso, também se espera que a criança priorize expressões emocionais que contribuam para a harmonia das relações interpessoais e para interdependência emocional em relação a família, o que a literatura tem demonstrado ser uma característica geralmente presente em contextos que experimentam um processo de transição do rural para o urbano, com modernização de suas estruturas econômicas e sociais. |
Abstract: | Based on the concept of socialization as a process of cultural transmission that involves the sharing of rules, values and parental beliefs, the present dissertation, based on the Ecocultural Model of Human Development, aimed to analyse and compare the participants’ emotion socialization goals and socialization strategies of emotion. 66 caregivers (mothers and fathers) participated of this research. They were from fishing-extractivist villages in the city of Bragança-PA, at the Mesoregion of the Northeast of Pará, and from agricultural villages in the city of Castanhal-PA, at the Metropolitan Mesoregion of Belém. Data were collected using the Participant Identification Form (PIF), the Sociodemographic Data Form (SDDF) and the Emotion Socialization Goals Questionnaire (ESGQ). Firstly, the results referring to the fishingextractivist villages, an unprecedented context of investigation, were described and soon after, the data related to the comparison between the fishing-extractivist villages of Bragança and the agricultural villages of Castanhal were described. Initially, it was found that in the emotion socialization goals of the caretakers in fishing villages predominated evocations of the category 'automaximization' (63.64%), followed by those referring to the category 'emotionality' (19.83%). About the conditions for children's development, caregivers responded mostly to evocations referring to the category 'caregiver-centered' (37.70%). In relation to what caregivers believed it was possible for them to do about the characteristics aimed, the emotion strategies, evocations of the category 'educating/guiding' predominated (56.92%). In the comparison between the two research contexts, emotion socialization goals in the ‘automaximization’ category predominated in both and in the the application of the Chi-square Test of Independence showed a significant association (p = 0.0021) between this category and the researched contexts, with emphasis on the caregivers from the fishing and extractive villages of Bragança that showed a higher frequency of responses in this category than those of the agricultural villages of Castanhal. Answers represented by the 'caregiver-centered' category also predominated in the two research contexts, but with no significant difference from the central categories in the comparison between the two contexts, as suggested by the results obtained by the Chi-square Test of Independence and Fisher's Exact Test. As for the actions of the parents themselves so that the children have the targeted characteristics, the caregivers in the two contexts presented responses mostly referring to the category 'educate/advise', but with no significant association between this category and the contexts surveyed, according to the Chisquare Independence Test and Fisher's exact Test. These results suggest that caregivers socialize their children based on the construction of an autonomous-relational self, with a tendency to value autonomy in expressing emotions and making decisions related to them. In addition, it is also expected that the child prioritizes emotional expressions that contribute to the harmony of interpersonal relationships and emotional interdependence in relation to the family, which the literature has shown to be a characteristic usually present in contexts that experience a process of transition from rural for the urban, with modernization of its economic and social structures. |
Palavras-chave: | Metas de socialização Desenvolvimento emocional Cuidadores Socialization goals Emotional development Caregivers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://ppgtpc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes/3675-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
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