Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13839
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Ago-1995 |
Autor(es): | PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos |
Primeiro(a) coorientador(a): | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Título: | Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto |
Citar como: | PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia. Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto. Orientador: Profa. Dra. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13839. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como proposta trazer o processo de construção de um estudo de caso de ensino baseado em narrativas reais no contexto amazônico sobre o boto, resultando na elaboração de um produto educacional. O cenário para a construção do caso foi o município de Mocajuba, onde foi realizada a metodologia, que envolveu a coleta das narrativas da comunidade. Essas narrativas subsidiaram as falas para a construção do caso. Os botos são animais que habitam os rios da Amazônia e atualmente estão classificados em ameaçados de extinção. As principais ameaças relacionadas ao grupo estão ligadas ao uso dos seus órgãos e tecidos para fins medicinais e mágico-religiosos, bem como à retaliação por parte dos pescadores e caça do animal. O resultado deste trabalho confirmou o que já vem sendo descrito na literatura acerca dos conflitos entre a relação humano-animal, bem como a relação de apreço quando o animal é visto a partir de uma ótica de exploração. Dessa forma, houve a construção do estudo de caso “o julgamento do boto” como ferramenta para levantar discussões sobre as problemáticas que envolvem esses animais. |
Abstract: | The present research aims to bring the construction process of an educational case study based on real narratives in the Amazonian context about the river dolphin, resulting in the elaboration of an educational product. The scenario for the construction of the case was the municipality of Mocajuba, where the methodology was carried out, which involved the collection of narratives from the community. These narratives provided the input for the construction of the case. The dolphins are animals that inhabit the rivers of the Amazon and are currently classified as endangered. The main threats related to the group are linked to the use of their organs and tissues for medicinal and mythical-religious purposes, as well as retaliation by fishermen and hunting of the animal. The result of this work confirmed what has already been described in the literature about the conflicts arising from the human-animal relationship, as well as the appreciation relationship when the animal is seen from an exploitative point of view. Thus, the case study "the judgment of the dolphin" was constructed as a tool to raise discussions about the problems involving these animals. |
Palavras-chave: | Metodologia ativa Estudo de caso Boto Active methodology Case study River dolphin |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_MetodologiaAtivaEnsino.pdf | 20,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_MetodologiaAtivaEstudo.pdf | 8,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons