Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13839
Tipo: Dissertação
Data do documento: 4-Ago-1995
Autor(es): PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia
Afiliação do(s) Autor(es): Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
Primeiro(a) coorientador(a): FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
Título: Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto
Citar como: PARENTE, Layane Joyce Rosa Maia. Metodologia ativa de ensino em cenário amazônico: o estudo de caso do boto. Orientador: Profa. Dra. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13839. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta trazer o processo de construção de um estudo de caso de ensino baseado em narrativas reais no contexto amazônico sobre o boto, resultando na elaboração de um produto educacional. O cenário para a construção do caso foi o município de Mocajuba, onde foi realizada a metodologia, que envolveu a coleta das narrativas da comunidade. Essas narrativas subsidiaram as falas para a construção do caso. Os botos são animais que habitam os rios da Amazônia e atualmente estão classificados em ameaçados de extinção. As principais ameaças relacionadas ao grupo estão ligadas ao uso dos seus órgãos e tecidos para fins medicinais e mágico-religiosos, bem como à retaliação por parte dos pescadores e caça do animal. O resultado deste trabalho confirmou o que já vem sendo descrito na literatura acerca dos conflitos entre a relação humano-animal, bem como a relação de apreço quando o animal é visto a partir de uma ótica de exploração. Dessa forma, houve a construção do estudo de caso “o julgamento do boto” como ferramenta para levantar discussões sobre as problemáticas que envolvem esses animais.
Abstract: The present research aims to bring the construction process of an educational case study based on real narratives in the Amazonian context about the river dolphin, resulting in the elaboration of an educational product. The scenario for the construction of the case was the municipality of Mocajuba, where the methodology was carried out, which involved the collection of narratives from the community. These narratives provided the input for the construction of the case. The dolphins are animals that inhabit the rivers of the Amazon and are currently classified as endangered. The main threats related to the group are linked to the use of their organs and tissues for medicinal and mythical-religious purposes, as well as retaliation by fishermen and hunting of the animal. The result of this work confirmed what has already been described in the literature about the conflicts arising from the human-animal relationship, as well as the appreciation relationship when the animal is seen from an exploitative point of view. Thus, the case study "the judgment of the dolphin" was constructed as a tool to raise discussions about the problems involving these animals.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Estudo de caso
Boto
Active methodology
Case study
River dolphin
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MetodologiaAtivaEnsino.pdf20,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_MetodologiaAtivaEstudo.pdf8,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons