Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13857
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 19-ago-2019
Autor(es): AZEVEDO, Josiane Dias de
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba
Primer Orientador: LIMA, Alcides Fernandes de
Título : O Ponto e a vírgula nas produções escritas e na orientação da leitura de alunos do Fundamental Maior
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : AZEVEDO, Josiane Dias de. O ponto e a vírgula nas produções escritas e na orientação da leitura de alunos do fundamental maior. Orientador: Alcides Fernandes de Lima. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13857. Acesso em: .
Resumen: Este trabalho analisa, por meio de atividades orais e escritas, as principais dificuldades de compreensão e de uso da vírgula e do ponto por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Abaetetuba-PA. Para sua realização, após observar as dificuldades presentes nos textos dos alunos, analisou-se o peso dos fatores sociolinguísticos no condicionamento dessas dificuldades e, em seguida, elaborou-se uma proposta de intervenção didático-pedagógica para auxiliar os professores no trabalho com os sinais de pontuação e estimular os alunos a refletirem sobre esse tema. Os pressupostos teóricos deste estudo trazem a contribuição de autores como: Kail (2013), sobre a aquisição da linguagem; Fayol (2014), em relação ao processo de aquisição da escrita; Marcuschi (2008), acerca da oralidade, relacionando-a ao letramento e às práticas sociais; e Antunes (2003), em torno da importância de se abordar a pontuação de forma reflexiva e vinculada à oralidade. Para a efetivação desta pesquisa, cuja metodologia é de natureza descritiva e quantitativa, foram analisados textos dos gêneros fábula, relato de experiência vivida e texto de opinião, além de um teste de percepção e uma atividade oral, conforme os pressupostos da Sociolinguística Educacional. Por meio das análises realizadas e dos estudos da literatura referentes ao tema em questão, observou-se que, no gênero fábula, os alunos não apresentaram muita dificuldade quanto ao uso dos sinais gráficos indicadores de diálogo (dois pontos e travessão), entretanto a vírgula e o ponto, em muitos momentos, não foram utilizados ou o foram de forma problemática, fato que se repetiu em todos os gêneros trabalhados, com maior incidência no gênero relato de experiência e menor incidência no gênero texto de opinião. Constatou-se também que os meninos têm mais dificuldades que as meninas em usar a vírgula e o ponto e em perceber os sentidos que a alteração na pontuação do texto pode proporcionar. Considera-se que tais dificuldades se devam, em parte, porque a pontuação ainda é trabalhada de forma prescritiva e descontextualizada, desvinculada de atividades de leitura e produção de texto. Dessa forma, avalia-se que trabalhar os sinais de pontuação tendo o texto como unidade de ensino e desenvolvendo atividades orais e escritas, por meio de diferentes contextos, possibilita que os alunos percebam o quanto a pontuação é importante para a construção de sentidos e a manutenção da coerência textual e, por isso, ferramenta essencial para a produção e compreensão de texto.
Resumen : This research examines, with the support of oral and written activities, the main problems on comprehension and usage of comma and full stop punctuation marks with students from Grade 7 of a public school in the city of Abaetetuba - Pará. For this purpose, it was analysed the relevance of sociolinguistics factors in these activities. Having examined the students‟s text problems, it was created an educational intervention proposal at pedagogical level to support professionals with punctuation marks teaching, as well as to motivate students to reflect on it. Theoretical framework comprises: Kail (2013) and the language acquisition; Fayol (2014) and the writing acquisition process; Marcuschi (2008), whose approach lies on oral expression and its relation with literacy and social practices; and Antunes (2003), who refers to the importance of studying punctuation marks by reflecting about it and bounding it to spoken language. In order to accomplish this research work, which methodology is descriptive and qualitative, it was analysed fable, experience reports, and opinion essays, together with a cognitive test and an oral activity, both according to Educational Sociolinguistics principles. Through the analysis and the current literature on this issue, it was possible to notice that in the genre fable the students did not have difficulties in the usage of speech marks (colon and quotation marks). However, comma and full stop were not employed or misapplied. It happened throughout all worked genres, showing a peak in the experience reports, but having such a lower incidence in the opinion essays. It was possible to observe that boys presented more problems with not only the comma and the full stop use than the girls did, but also to understand how these changes might interfere in the texts. These difficulties are considered to be due to punctuation has been still taught in a prescriptive and out of context approach, that is to say, not connected to reading and writing activities. Therefore, this work provides insights on learning punctuation marks with the text as a teaching unit, likewise developing oral and written activities through different contexts, enabling students to realize how important punctuation is for the meaning construction, and how it remains textual coherence. Hence, it is such an essential tool for the production and comprehension of texts.
Palabras clave : Uso da pontuação
Punctuation marks
Oralidade e escrita
Oral expression and writing
Ensino de gramática
Grammar teaching
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_PontoVirgulaProducoes.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons