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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13861
Tipo: | Tese |
Fecha de publicación : | 22-jun-2017 |
Autor(es): | RAPOSO, Elinete Oliveira |
metadata.dc.description.affiliation: | Universidade Federal do Pará |
Primer Orientador: | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Título : | Coletivo de estudos, formação e práticas: itinerários de uma formação em educação para o desenvolvimento sustentável |
Citación : | RAPOSO, Elinete Oliveira. Coletivo de estudos, formação e práticas: itinerários de uma formação em educação para o desenvolvimento sustentável. Orientadora: a Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2017. 118 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13861. Acesso em:. |
Resumen: | Inúmeros eventos confirmam que estamos vivendo uma crise socioambiental, o que nos mobiliza a contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam frente às mudanças em curso. Nesse sentido, proporcionar aos professores uma formação continuada que busque privilegiar a “aprendizagem” de contextos que revelem processos de insustentabilidade, que subjaz ao atual modelo de desenvolvimento, materializado nos desafios socioambientais contemporâneos, colabora no trilhar dos caminhos para a formação de cidadãos mais preparados para a compreensão dos cenários vigentes no campo socioambiental. Assim, a pesquisa ora apresentada, alicerça-se nas possibilidades analíticas de uma experiência formativa (pesquisa com formação) no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, aqui compreendida como “Coletivo de estudos, formação e práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável”. Nesse processo de formação, foram abordados os desafios socioambientais contemporâneos, como uma forma de problematizar questões centrais à crise ambiental. Tais desafios foram representados pelos temas Cidades, Florestas, Mudança Climática, Lixo, Água e Energia. O objetivo foi apreender as contribuições de um processo de uma formação continuada de professores que se fundamenta numa proposta de aprendizagem vivencial e colaborativa na abordagem dos atuais desafios socioambientais, inclusive na intenção de ressignificação da prática docente, no sentido de considerar a abordagem das questões de (in)sustentabilidade. A reflexão é aqui reconhecida e estimulada como base estruturante do desenvolvimento profissional e de criação de novas relações entre o ensinar e o aprender. A investigação refere-se a uma abordagem qualitativa, orientada pela pesquisa-ação-participante. Na análise e na interpretação dos dados, utiliza-se a análise textual discursiva. Nesse processo de formação, destaco a disposição de escuta do outro, a autonomia, a objetivação dos conhecimentos específicos que no confronto com os conhecimentos do coletivo, assumiram perspectiva interdisciplinar na consideração dos objetos de estudo. Por sua vez, reconhece-se que o processo participativo se constituiu aspecto importante que pode reverberar na conformação de uma ambiência escolar favorável. Os professores exerceram papel de protagonista do processo de formação, esquivando-se do estatuto de objeto, construíram conhecimentos e “ensinaram uns aos outros” e “aprenderam uns com os outros”, colaborando para aprendizagens mútuas. Todo o processo de formação foi mediado por problematizações e por contribuições, no sentido de aprofundamento e de reflexões coletivas, trazendo ao coletivo, novas/outras interpretações/compreensões dos objetos de estudo. Configurou-se, um movimento colaborativo, cujo foco representou o compartilhamento de conhecimentos, experiências, práticas e ações. |
Resumen : | Countless events confirm that we are experiencing a socio-environmental crisis, which mobilizes us to contribute to face the challenges under the current chances. In this sense, providing continued education to teachers that aims to privilege a "learning" of contexts that reveal processes of unsustainability, which underlies the current development model, materialized in the contemporary socio-environmental challenges, collaborates to build paths for the formation of citizens for an understanding of present socio-environmental scenarios. Thus, this research is based on the analytical possibilities of a formative experience (research with formation) in the field of Education for Sustainable Development, understood here as "Collective studies, training and practices in Education for Sustainable Development". In this process of formation, they were approached by contemporary socio-environmental challenges, as a way of problematizing central issues to the environmental crisis. These challenges were represented by the themes Cities, Forests, Climate Change, Garbage, Water and Energy. The objective was to capture the contributions of a continuing teacher training process, focused on a proposal of experiential and collaborative learning in the approach to the current socio-environmental challenges, including the intention of re-signification of the teaching practice, in order to consider the approach to the questions of (in)sustainability. Reflection is here recognized and stimulated as a structuring basis for professional development and the creation of new relationships between teaching and learning. A research concerning a qualitative approach, guided by research-action-participant. In the analysis and interpretation of the data, use the discursive textual analysis. In this process of formation, I emphasize a willingness to listen to the other, autonomy and objectification of the specific knowledge that facing the knowledge of the collective took an interdisciplinary perspective with regard of the objects of study. In turn, the participatory process is recognized as an important aspect that can reverberate in the conformation of a favorable school environment. Teachers played a leading role in the formation process, avoiding object status, building knowledge and "teaching one another" and "learning from each other", collaborating on mutual learning. The whole process of formation was mediated by problematizations and contributions, in order of deepening and collective reflections, bringing to the collective new/other interpretations/understandings of the objects of study. It consisted a collaborative movement, which focus represented the sharing of knowledge, experiences, practices and actions. |
Palabras clave : | Educação para o desenvolvimento sustentável Desafios socioambientais contemporâneos Coletivo de estudos Formação continuada de professores Education for sustainable development Contemporary socioenvironmental challenges Collective studies Continuing teachers education. |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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