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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13865
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Autor(es): | RODRIGUES, Marta Goreti do Nascimento |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos |
Título: | A constituição dos sentidos a partir do gênero multimodal tira |
Citar como: | RODRIGUES, Marta Goreti do Nascimento. A Constituição dos sentidos a partir do gênero multimodal tira. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13865. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposta de pesquisa teórica e prática sobre a leitura de texto multimodal tira. Foi aplicado na turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da periferia de Belém. Justifica-se por conta da dificuldade que os alunos apresentavam na leitura desses textos com os quais têm contato nos mais diversos suportes a que têm acesso. Dentre os textos multimodais, utilizamos o gênero discursivo tira muito presente no livro didático deles e que exige, para uma leitura mais completa, além da compreensão do texto verbal, consideração dos elementos não verbais, a fim de contribuir para uma leitura crítica, autônoma, uma vez que a imagem é dotada de sentido e pode dialogar com os leitores da mesma forma que um texto verbal. Partimos da hipótese de que o trabalho com o gênero multimodal tira pode contribuir para a formação do leitor, podendo ampliar o nível de compreensão leitora dos sujeitos. Assim, desenvolvemos um projeto de intervenção (PI) abordando a leitura de texto multimodal, gênero tira, tendo as tecnologias como suporte de aprendizagem, a fim de averiguar se, por meio dele, houve avanço na forma de os alunos lerem esses textos, contribuindo, assim, para a construção da competência leitora. Tal proposta foi formulada a partir do que foi observado na diagnose da turma, realizada com a finalidade de analisar como os alunos estavam lendo o referido gênero. Nossa investigação teve como objetivo geral analisar as possibilidades de contribuições do gênero tira para a formação de leitores, usando as tecnologias como suporte potencializador da aprendizagem. Como categorias de análise, buscamos verificar o nível de compreensão leitora dos alunos, consideramos, especificamente, a etapa de compreensão e seus níveis: literal, inferencial e interpretativo; e as formas de apropriação do gênero multimodal, as quais consideramos: linguagem visual (imagens), linguagem quadrinística (balão, legenda, onomatopeia, pontuação). Fizemos uma pesquisa na área de Linguística Aplicada (LA) com a finalidade de contribuir para o referencial teórico e prático no que se refere ao ensino da leitura, bem como nortear nosso trabalho proposto aqui. Assim, apoiamo-nos em Kleiman (2012), Koch (2006), Menegassi (2010) e Menegassi e Ângelo (2005) e Solé (1998) que apresentam estudos voltados para o ensino e aprendizagem da leitura, enfocando as etapas do processo de leitura e as estratégias de leitura; em Ramos (2017; 2009) e Vergueiro (2016), quanto ao letramento visual e aspectos relacionados ao gênero tira. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa-ação, qualitativa de cunho etnográfico, de caráter interventivo. O projeto de intervenção seguiu o modelo de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2011), com adaptações. Após a aplicação, foi possível responder às inquietações da pesquisa, decorrentes das dificuldades apresentadas pelos alunos em leitura. Dessa forma, como resultado, observamos que, após a participação nas etapas do projeto, os alunos demonstraram avanço na leitura de tiras, ainda que de forma parcial, uma vez que leram e analisaram de forma mais significativa, as tiras, cujos assuntos foram abordados em classe e contextualizados, chegando à compreensão de nível inferencial naquelas que produziram mediante as atividades em sala de aula; quanto à apropriação da linguagem dos quadrinhos, também foi parcial, uma vez que apenas fizeram uso de alguns elementos tais como balões e pontuação, deixando de lado outros também mencionados no projeto de intervenção, importantes para a leitura como legendas e onomatopeias. |
Resumen: | Este trabajo consiste en una propuesta de investigación teórica y práctica sobre el estudio con la lectura de texto multimodal tira en una clase del 7º año de la enseñanza fundamental en una escuela estadual de la periferia de Belém. Se justifica por cuenta de la dificultad que los alumnos presentaban en la lectura de esos textos con los cuales ellos tienen contacto en los más diversos soportes a los que tienen acceso. De los textos multimodales, utilizamos el género discursivo tira mucho presente en el libro didáctico de ellos y que exige, para una lectura más completa, además de la comprensión del texto verbal, consideración de los elementos no verbales, a fin de contribuir a una lectura crítica, autónoma, una vez que la imagen está dotada de sentido y puede dialogar con los lectores de la misma forma que un texto verbal. Partimos de la hipótesis de que el trabajo con el género multimodal tira puede contribuir a la formación del lector, pudiendo ampliar el nivel de comprensión lectora de los sujetos. Así, desarrollamos un proyecto de intervención (PI) abordando la lectura de texto multimodal, género tira, teniendo las tecnologías como soporte de aprendizaje, con la meta de averiguar si por medio de él hubo avance en la forma de los alumnos leer estos textos, contribuyendo así a la construcción de la competencia lectora. Esta propuesta fue formulada a partir de lo que fue observado en el diagnóstico de la clase, realizada con la finalidad de analizar cómo los alumnos estaban leyendo el referido género. Nuestra investigación tuvo como objetivo general analizar las posibilidades de aportaciones del género tira para la formación de lectores, usando las tecnologías como soporte potencializador del aprendizaje. Como categorías de análisis, buscamos analizar el nivel de comprensión lectora de los alumnos, considerando específicamente, la etapa de comprensión y sus niveles: literal, inferencial e interpretativo; y las formas de apropiación del género multimodal, las cuales consideramos: lenguaje visual (imágenes), lenguaje cuadrinístico (globo, leyenda, onomatopea, puntuación). Hemos hecho una investigación en el área de Lingüística Aplicada (LA) con el fin de contribuir con el referencial teórico y práctico en lo que se refiere a la enseñanza de la lectura, así como orientar nuestro trabajo propuesto aquí. Por lo tanto, nos apoyamos en Kleiman (2012), Koch (2006), Menegassi (2010) y Menegassi y Ângelo (2005) y Solé (1998) que presentan estudios orientados a la enseñanza y aprendizaje de la lectura, enfocando las etapas del proceso de lectura y las estrategias de lectura; en Ramos (2017; 2009) y Vergueiro (2016) en cuanto al letramento visual y aspectos relacionados al género tira. Cuanto a la metodología, consiste en una investigación-acción, cualitativa de cuño etnográfico, de cárater interventivo. El proyecto de intervención siguió el modelo de lectura y escritura de Lopes-Rossi (2011), con adaptaciones. Después de la aplicación, fue posible responder a las inquietudes de la investigación, derivadas de las dificultades presentadas por los alumnos en lectura. De esta forma, como resultado, observamos que, después de la participación en las etapas del proyecto, los alumnos demostraron avance en la lectura de tiras, aunque de forma parcial, una vez que leyeron y analizaron de forma más significativa, las tiras, cuyos asuntos fueron abordados en clase y contextualizados, llegando la comprensión de nivel inferencial en aquellas que produjeron mediante las actividades en el aula; en cuanto a la apropiación del lenguaje de los cómics, también fue parcial, ya que sólo hicieron uso de algunos elementos tales como globos y puntuación, dejando de lado otros también mencionados en el PI, importantes para la lectura como leyendas y onomatopeas. |
Palavras-chave: | Leitura Lectura Gênero discursivo Género discursivo Tira Tecnología Ensino fundamental Enseñanza fundamental |
Área de Concentração: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
Linha de Pesquisa: | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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