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Tipo: Dissertação
Data do documento: 13-Ago-2018
Autor(es): TAVARES, Erivandro do Carmo
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Castanhal
Primeiro(a) Orientador(a): VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
Título: Argumentação no ensino de ciências: padrões argumentativos de estudantes do ensino médio sobre fisiologia animal
Citar como: TAVARES, Erivandro do Carmo. Argumentação no ensino de ciências: padrões argumentativos de estudantes do ensino médio sobre fisiologia animal. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13867. Acesso em:.
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar a construção argumentativa de estudantes de Ensino Médio durante um curso experimental de ciências sobre fisiologia animal. Selecionamos um evento organizado metodologicamente pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para análise das interações em grupo. Em nossas inspirações teóricas, metodológicas e de criação, constam a apropriação de elementos da perspectiva de Investigação Qualitativa em Educação e pressupostos da Teoria Interacionista da Argumentação. Com efeito, e de forma proposital, este trabalho traz um tipo de análise hibrida dos quadros de interação das proposições dos estudantes, pois optamos por combinar perspectivas teóricas para análise interpretação dos pontos de investigação. Os resultados indicam que os padrões argumentativos dos estudantes foram estabelecidos em torno de dois aspectos: o primeiro, identifica-se a constituição de argumentos básicos, de estrutura simples, compostos por número mínimo de elementos. O segundo, aponta que os estudantes estabeleceram a argumentação durante o curso, constatando-se o alcance de três fases do desenvolvimento argumentativo. Para isso, travamos um diálogo com outras pesquisas sobre argumentação em contexto de ensino de ciências e apontamos contribuições para a atividade docente e para pesquisa em educação.
Abstract: The objective of the present study is to analyze the argumentative construction of high school students during an experimental course of sciences on animal physiology. We selected an event organized methodologically by Problem Based Learning (PBL) to analyze group interactions. In our theoretical, methodological and creation inspirations, we find the appropriation of elements from the perspective of Qualitative Research in Education and assumptions of the Interactionist Argumentation Theory. In fact, and purposely, this work brings a kind of hybrid analysis of the interaction frames of the students' propositions, since we chose to combine theoretical perspectives for the analysis of the interpretation of the research points. The results indicate that the students' argumentative patterns were established around two aspects: the first one identifies the constitution of basic arguments, of simple structure, composed by minimum number of elements. The second, points out that the students established the argumentation during the course, being verified the reach of three phases of the argumentative development. To this end, we engaged in a dialogue with other research on argumentation in the context of science teaching and pointed out contributions to teaching activity and research in education.
Palavras-chave: Pesquisadores em educação matemática
Argumentação no ensino de ciências
Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Aula experimental de ciências
Fisiologia animal
Science / biology teaching
Argumentation in science teaching
Problem-based learning (PBL)
Experimental science class
Animal physiology
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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