Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13871
Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Abr-2018
Autor(es): ESPÍRITO SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do
Primeiro(a) Orientador(a): GUERRA, Renato Borges
Título: O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda
Citar como: ESPÍRITO SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do. O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13871. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho trata do papel dos saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos. É usado o Modelo Praxeológico Estendido com base na Teoria Antropológica do Didático para análise do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física. Resultados preliminares obtidos apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação.
Abstract: This paper deals with the role of non-mathematical knowledge in the use of mathematical models on problems in concrete contexts. For this, a praxeological model based on the anthropological theory of the didactic is used. From the model used for the calculation of Personal Income Tax, we obtained preliminary results that point out the indispensability of non-mathematical knowledge of the situation for the pertinent use of mathematical models.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Teoria antropológica do didático
Modelo praxeológico estendido
Imposto de renda pessoa física
Mathematical modeling
Anthropological theory of didactics
Extended praxeological model
Individual income tax
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PapelSaberesMatematicos_Dissertacao.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons