Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13871
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 10-Abr-2018 |
Autor(es): | ESPÍRITO SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do |
Primeiro(a) Orientador(a): | GUERRA, Renato Borges |
Título: | O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda |
Citar como: | ESPÍRITO SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do. O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13871. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho trata do papel dos saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos. É usado o Modelo Praxeológico Estendido com base na Teoria Antropológica do Didático para análise do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física. Resultados preliminares obtidos apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação. |
Abstract: | This paper deals with the role of non-mathematical knowledge in the use of mathematical models on problems in concrete contexts. For this, a praxeological model based on the anthropological theory of the didactic is used. From the model used for the calculation of Personal Income Tax, we obtained preliminary results that point out the indispensability of non-mathematical knowledge of the situation for the pertinent use of mathematical models. |
Palavras-chave: | Modelagem matemática Teoria antropológica do didático Modelo praxeológico estendido Imposto de renda pessoa física Mathematical modeling Anthropological theory of didactics Extended praxeological model Individual income tax |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PapelSaberesMatematicos_Dissertacao.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons